O Erro 404 ou retorno de cabeçalho 404 é uma forma com que os servidores que hospedam páginas têm de informar ao requisitante, no caso o seu navegador, que aquela URL requisitada não foi encontrada em seu sistema.

Qualquer site ou sistema está web está sujeito a um erro 404. No final das contas, você precisa entender que é algo a ser resolvido por quem disponibiliza a página em si.

Seguindo com um exemplo, é bem provavelmente que ao navegar na Internet você já tenha a experiência ruim de encontrar um página de erro 404: “Page Not Found” e, provavelmente, a maioria delas eram páginas do tipo:

Erro 404

Para pessoas mais leigas, este erro pode parecer algo muito grave, mas para quem administra um website, ele pode ou não ser algo importante.

Quando falamos de um usuário, ele provavelmente irá perder a confiança no seu site, tendo a sua experiência prejudicada e, dificilmente irá voltar, principalmente se for sua primeira visita.

Por outro lado, o Google e outras ferramentas de busca também podem encontrar uma URL (endereço) que por acaso resulte em um erro 404. Desta forma ao ler que ela não existe, eles entenderão que esta URL não deve ser exibida em seus resultados de busca, ou seja, não “indexando” esta página.

Entendendo um pouco mais do Erro 404

Infelizmente, páginas 404 estão presentes nos melhores sites. Principalmente porque podem ser causadas por erros de digitação do usuário, um espaço errado no final da URL ou ainda um sistema que tenha apresentado defeitos.

Isto é completamente normal e, se não aconteceu em seus projetos, ele provavelmente vai acontecer. Então não fique “paranóico” por conta de um erro como este, mas fique atendo para corrigi-lo.

Como Fazer o Erro 404 Trabalhar para Você?

Então você pensa, estou perdido? Na verdade, não. O melhor conselho que tenho a dar nesse caso é: faça esse erro trabalhar para você. Como? Em primeiro lugar, customize sua página 404. Retire a mensagem padrão de erro como eu mostrei na imagem do começo do artigo.

Coloque a identidade visual do seu site presente nesta página. Mostre ao usuário que ele continua no seu site, e que aquele erro pode ser corrigido, não deixe-o perder a confiança.

Coloque links de navegação para que ele possa voltar ao conteúdo do site e, se possível, um campo de busca para que possa procurar algo relacionado ao que não encontrou da primeira vez.

Sugira conteúdos do seu site relacionados ao que o usuário está buscando. Isto irá facilitar que ele encontre uma página mais próxima possível ao assunto que tentava encontrar.

Outra dica simples é colocar um pequeno texto no inicio dessas páginas, pedindo desculpas pelo erro que aconteceu. Isto realmente é comum e o primeiro passo é admitir.

Como Corrigir o Erro 404? O Procedimento Técnico…

Erro 404

O primeiro ponto a entender é que você só pode corrigir um erro 404 se você for o responsável pelo serviço/website. Caso você encontre o erro em um serviço que esteja utilizando, o ideal é buscar um telefone ou email de contato daquela plataforma/serviço/site para avisá-los do erro.

Agora, se você é o responsável pelo website, não importa qual for a estratégia adotada nas suas páginas 404, você pode receber mensagens avisando que um erro 404 ocorreu, de duas formas simples: em seu servidor ou em ferramentas de monitoramento.

No seu servidor, este erro irá aparecer no “log” do servidor. Assim, para identificar você precisa de uma ferramenta que leia estes logs ou fazer esta leitura manualmente.

Já do lado de ferramentas, a mais indicada é o Search Console do Google mesmo. Lá você encontra um relatório como este:

Google Search Console

Usando qualquer uma das duas frentes, você conseguirá identificar facilmente os erros mais freqüentes e corrigi-los.

Páginas de Erro 404 Super Criativas

A cada tempo, os designers e webmasters de todo o mundo buscam criar páginas de erro 404 com um visual ou interatividade diferenciada. Por isto, separei algumas para inspirar você:

Figma

Com um sistema de desenho da página 404, esta realmente é uma página criativa:
404 Figma

South West Trains

Para um empresa de trens, nada mais justo que uma página interativa mostrando uma estação:

404 Southwest

Lego

A Lego fez parte de uma geração no Brasil e no Mundo, assim como esperado, eles criaram uma página customizada:

404 Lego

Blue Fountain Media

Que tal jogar um Pacman em uma página de 404?

404 Blue

eHarmony

O que esperar de um site de relacionamento? Um coração quebrado…

404 eHarmony

Prefere aprender sobre Erro 404 em Vídeo?

Baseado nas dúvidas que recebemos, criamos um vídeo para explicar um pouco mais sobre o Erro 404:

Aprenda mais sobre SEO…

Com este conceito de Erro 404 bem explicado, que tal aprender um pouco mais sobre SEO? Para isto, recomendo que você assista aos vídeos desta playlist:

Um grande abraço e até a próxima!