Redes Sociais

Marketing de Mídias Sociais: Desafios e Expectativas de 2023

Por Raquel Pereira

Confira como os profissionais de marketing de mídias sociais estão enfrentando os desafios do setor para atender à audiência.

Raquel Pereira

O uso das redes sociais está crescendo em todo o mundo e os motivos que levam os usuários a seguir uma marca em sua rede social preferida já não são mais os mesmos.

Novas plataformas, ferramentas e estratégias estão surgindo, e os profissionais de marketing de mídias sociais precisam se atentar a essas mudanças para acompanhar o comportamento da sua audiência.

Além disso, os profissionais dessa área precisam superar seus próprios desafios diários que, a cada ano, tornam-se mais complexos. Confira neste artigo quais são os desafios do Marketing para Redes Sociais e as expectativas dos consumidores sobre a área:

O Marketing para as Redes Sociais

O que começou como uma forma de conectar as pessoas, acabou se tornando uma ferramenta indispensável para as empresas! Hoje, as redes sociais oferecem às empresas uma diversidade de recursos e oportunidades para alcançar a sua audiência e conectar-se intimamente com as pessoas interessadas no seu segmento de atuação.

Além de aumentar o alcance das empresas e gerar mais engajamento com os leads e clientes de um negócio, essas plataformas são essenciais para quem busca:

  • Estabelecer a autoridade da marca;
  • Direcionar tráfego para o site ou loja física;
  • Aumentar a lealdade e retenção do cliente;
  • Melhorar o atendimento ao cliente;
  • Aumentar as vendas e a receita.

Por isso, as estratégias de Marketing Digital para as redes sociais se tornaram mais do que uma simples tendência e passaram a fazer parte do dia a dia das empresas, com mais profissionais dedicados a este trabalho.

Mas, entender as necessidades e desejos do público, elaborar conteúdos estratégicos e ainda cultivar um relacionamento profundo com os seguidores são tarefas que exigem muita expertise e habilidade para superar os desafios.

Então, a Hootsuite realizou um estudo com mais de 3.800 profissionais do setor para entender quais são os desafios enfrentados por eles e como pretendem superá-los. E, ampliando o conhecimento desses profissionais sobre a sua audiência, a Sprout Social entrevistou mais de 1.800 consumidores para entender suas expectativas para o setor.

Confira os insights dessas pesquisas e como você pode aplicá-los no seu negócio:

Os Desafios do Marketing para as Redes Sociais

As evoluções constantes no ambiente digital são um dos principais desafios para todos os profissionais de Marketing, mas, segundo a Hootsuite, os profissionais de mídias sociais estão enfrentando desafios ainda mais complexos em 2023.

O relatório mostra que “não ter tempo suficiente” é o que mais desafia os gestores de redes sociais. Dentre os principais desafios, 66% deles afirmam ter responsabilidades demais, seguido por:

  • 2 em cada 3 afirmam trabalhar 40 horas por semana ou mais;
  • 56% afirmam que seus superiores “não entendem as redes sociais”;
  • Metade deles não possuem tempo ou orçamento suficiente para realizar seus trabalhos da melhor forma;
  • Metade também acredita que não são recompensados de forma justa.

Vamos aprofundar mais nesses tópicos:

Gestores de Redes Sociais Multitarefas

Segundo revelado pelos profissionais entrevistados, eles não são apenas responsáveis pelo conteúdo produzido, mas também são estrategistas, analistas, designers e, às vezes, videomakers.

Dentre as atividades realizadas, os profissionais afirmam que planejar e gerenciar o marketing de influenciadores digitais é a mais difícil:

Com tantas demandas, os profissionais sentem que não têm tempo o suficiente para tornar seus conteúdos excepcionais e oferecer experiências únicas para os consumidores.

Busca por Reconhecimento

56% dos profissionais afirmam que os seus superiores “não entendem” o trabalho nas redes sociais, algo que – segundo o estudo – está mudando, mas ainda é um desafio para os profissionais que buscam mostrar o valor do seu trabalho.

O estudo indica que isso pode ser causado por uma “subestimação do potencial das plataformas”.

Satisfação frente aos desafios

Apesar das adversidades, a maioria dos gestores de redes sociais ama o trabalho e 77% afirma que está feliz com sua função. No entanto, a divisão de suas responsabilidades entre diferentes áreas poderia aumentar sua satisfação com o trabalho.

Expectativas dos Consumidores sobre o Marketing de Redes Sociais

Enquanto os gestores de redes sociais buscam superar seus desafios, os consumidores mostram quais são as suas preferências sobre o conteúdo compartilhado.

Em meio às mudanças no comportamento do consumidor, muitas “redefinições” sobre o que é relevante ou não no ambiente social estão acontecendo e elevando as expectativas desses usuários quanto ao trabalho de marketing nas redes sociais.

A Sprout Social mostra que as redes sociais estão em ascensão dentre os consumidores, mas as expectativas deles quanto às marcas está mudando:

Em 2023, a principal razão para seguir uma marca em uma rede social é “manter-se informado sobre seus produtos e serviços” (68%), mas é preciso observar que “ter acesso exclusivo a acordos e promoções” é uma das principais razões para quase metade dos entrevistados (46%).

Além disso, ter um conteúdo “que entretém” também está no Top 3 das preferências dos usuários, com 45% dos entrevistados afirmando que esse é um elemento crucial.

Mais do que somente promoções!

Apesar da maioria dos consumidores seguir uma empresa por atualizações de seus produtos ou serviços, é preciso levar em consideração que 45% dos consumidores estão interessados em receber conteúdos de valor.

O estudo procurou entender quais são as informações mais importantes para os consumidores e que eles “não veem o suficiente” em seus feeds:

  • Conteúdo não promocional e autêntico;
  • Transparência sobre as práticas e valores da marca;
  • Informações sobre como seus produtos são feitos;
  • Conteúdo educacional sobre o setor;
  • Prova social ou “conteúdo gerado pelo usuário”.

Basicamente, a criação de conteúdo para as redes sociais deve considerar mais do que apenas os produtos e serviços comercializados para atender às expectativas dos usuários.

Relacionamento e engajamento

69% dos consumidores entrevistados afirmam que, ao enviar uma mensagem para uma empresa nas redes sociais, esperam uma resposta no mesmo dia (seja nos comentários ou na DM).

Com a digitalização dos processos, a humanização no relacionamento também passou a ser uma expectativa dos usuários. Os consumidores esperam que as marcas estejam atentas para responder às suas dúvidas e, em alguns casos, esperam falar com uma pessoa da sua empresa para manter o engajamento e confiança.

Equilíbrio entre IA e Humanização

Essa busca por equilíbrio no uso de IA não está somente nas interações dos usuários, mas também na criação de conteúdo e nos demais processos do negócio.

42% dos consumidores sentem-se apreensivos quanto ao uso de IA e a robotização das redes sociais, por isso, afastar-se um pouco do uso dessas tecnologias nas redes sociais e procurar um contato mais humanizado, enquanto prepara a sua audiência para o uso dessas tecnologias no futuro, pode ser uma ótima estratégia para manter o relacionamento mais próximo.

O Futuro do Marketing para as Redes Sociais

Mesmo com os desafios e algumas dificuldades para mostrar o seu potencial, as redes sociais são um espaço de ampla visibilidade para as empresas e, se o seu negócio ainda não investe nessa estratégia, saiba que a sua concorrência certamente está presente nos canais em que a sua audiência está!

O estudo da Hootsuite reforça a necessidade de valorizar os profissionais da área e oferecer oportunidades de crescimento é o caminho para uma estratégia de marketing digital mais eficiente e inovadora.

Mas, além da produção de conteúdo para as redes sociais, é importante que a sua empresa esteja ativamente ocupando os espaços publicitários dessas plataformas! Contar com uma estratégia de tráfego pago nos canais da Meta, TikTok Ads, LinkedIn Ads e outros canais pode ser crucial para elevar as vendas da sua empresa e alcançar ainda mais clientes.

Descubra como a Mídia Mestre pode te ajudar a expandir a sua visibilidade online anunciando nas principais redes sociais!

LEIA MAIS

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?