Marketing Digital

Descubra O Que a Maioria das Pessoas Faz Depois de Ver Uma Propaganda

Por Raquel Pereira

Qual a sua reação após ver ou ouvir um anúncio online? Geralmente, a ação varia de acordo com o tipo de publicidade ao qual se...

Raquel Pereira

Qual a sua reação após ver ou ouvir um anúncio online? Geralmente, a ação varia de acordo com o tipo de publicidade ao qual se é exposto.

Por isso, a Out of Home Advertising Association of America (OAAA) em parceria com a Comscore, realizou uma pesquisa focada nas diferentes reações de mais de 1.500 consumidores americanos com idades entre 16 e 64 anos.

O objetivo foi fazê-los lembrar quais ações eles teriam feito como resultado ao ver ou ouvir um anúncio nos últimos meses, considerando diferentes plataformas de mídia. As possíveis ações foram divididas em oito categorias:

  • mecanismos de busca: utilizar algum serviço de busca para encontrar informações sobre a empresa ou produto/serviço, após ser impactado por um anúncio;
  • pesquisa social: buscar por informações em mídias sociais, como Facebook, Twitter ou Instagram;
  • pesquisa em vídeo: utilizar uma plataforma de vídeos, como YouTube ou TikTok, para encontrar informações sobre algo;
  • post social: postar em redes sociais sobre algo que você viu ou ouviu em uma publicidade;
  • download de aplicativo: baixar um aplicativo relacionado a algo que você viu ou ouviu em um anúncio;
  • visitar um site: entrar em um site ou página que viu ou ouviu em um anúncio;
  • comprar online: realizar uma compra online de algo que viu ou ouviu em uma publicidade;
  • postar vídeo: postar em suas redes sociais de vídeo (como YouTube ou TikTok), sua opinião sobre algo que viu ou ouviu em um anúncio online.]

Veja quais foram os resultados que se destacaram:

4 em cada 10 consumidores pesquisam sobre sua marca depois de visualizar anúncios OOH ou na TV

Anúncios “Out of Home” ou “fora de casa”, são aqueles que impactam diretamente a audiência em diferentes momentos do dia a dia. Frequentemente, podemos ver esse tipo de publicidade em diferentes locais, como paradas de ônibus, estações de metrô ou outros tipos de outdoor espalhados pela cidade.

Quando questionados sobre suas ações nos últimos seis meses, 41% dos entrevistados disseram ter pesquisado sobre uma marca em algum mecanismo de busca, após ver algum tipo de anúncio OOH sobre ela.

Além disso, 45% dos entrevistados têm a mesma ação após visualizar um anúncio na televisão.

A importância de utilizar SEO e Ads em conjunto

Realizar algum tipo de pesquisa, seja nos mecanismos de busca ou nas redes sociais, é a principal ação tomada pelos consumidores americanos, independentemente do tipo de mídia utilizada no anúncio.

Especificamente falando de pesquisas em mecanismos de busca, ao total, o percentual de todas as mídias analisadas resulta em 188%. Fazendo a divisão entre as ações realizadas em cada plataforma pelas ações brutas em todas as plataformas, a publicidade OOH representa 22% das ações de pesquisa.

O relatório aponta para a importância de contar com uma boa estratégia de SEO atuando em conjunto com os esforços de tráfego pago. Os resultados indicam que, quanto mais pessoas são impactadas pelos seus esforços de publicidade, mais elas pesquisam sobre a sua marca.

Por isso, sua marca precisa estar presente nos principais mecanismos de busca, de forma que sua audiência consiga encontrá-la facilmente. Confira nosso material completo sobre SEO e Google Ads e aprenda a potencializar seus esforços de tráfego pago com tráfego orgânico.

Mídias tradicionais ainda têm poder de levar as pessoas para o seu site

De acordo com os entrevistados, as mídias consideradas mais tradicionais, como anúncios em televisão, rádio e meios impressos, continuam levando as pessoas a conhecer mais sobre uma marca, mas não através de pesquisa.

Somando os valores brutos, essas três mídias são responsáveis por 42% das ações de “visita ao site”. Já na análise por ação, 33% dos entrevistados disseram que visitaram um site após ver um anúncio na televisão, seguidos por 15% que ouviram um anúncio no rádio e 12% que leram um anúncio em jornais ou revistas.

O mais relevante dessa análise é a eficácia do uso de QR codes em ações de televisão e mídia impressa, visto que esse recurso encaminha o lead diretamente para o site ou uma LP da marca, sem necessidade de pesquisa nos mecanismos de busca.

Publicidade na televisão gera mais vendas

A mídia líder de vendas, na concepção dos consumidores americanos, é a televisão. De acordo com o relatório, 24% das ações de compra foram realizadas através de anúncios feitos na televisão, seguidos pela publicidade OOH (20%) e Vídeo Ads (16%).

Novamente, a utilização de QR Codes nesse tipo de publicidade, além da facilidade de comprar com um clique através de Vídeo Ads, podem explicar parte do sucesso dessas estratégias.

O crescimento das pesquisas em vídeo

Um ponto interessante e pouco explorado no relatório é a quantidade de entrevistados listando a Pesquisa em Vídeo como principal ação realizada após ser impactado por um anúncio.

30% disseram que realizam uma pesquisa em plataformas de vídeo após visualizar um anúncio do tipo OOH ou na televisão. Além disso, o percentual total de entrevistados que listaram essa ação em diferentes tipos de mídia é de 128%.

Apesar de estar longe de atingir os 188% de pesquisa em mecanismos de busca, as pesquisas em vídeo mostram uma excelente oportunidade de investimento para os anunciantes.

Mesmo com o YouTube sendo o maior buscador de vídeos do mundo, o TikTok vem mostrando ser um concorrente de peso para a plataforma, conseguindo inclusive superar o YouTube em termos de engajamento no último ano.

Outros estudos mostram que, atualmente, os vídeos do TikTok geram mais engajamento que outras redes sociais, como Twitter, Facebook e até mesmo o Instagram, além de representar 39% de influência de compra na geração Z.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Notícias relacionadas

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?