O Quanto As Pessoas Confiam Em Publicidade?
Marketing Digital

O Quanto As Pessoas Confiam Em Publicidade?

Por Raquel Pereira

“Publicidade” e “Feed das redes sociais” são os canais com menor índice de confiança das pessoas, entenda porquê isso acontece!

Raquel Pereira

A mais recente pesquisa anual de confiança e credibilidade, realizada pela Edelman Data & Intelligence (DxI), mostra que as pessoas continuam com baixa confiança em publicidade.

Em seu novo relatório anual, publicado em fevereiro, o Edelman Trust Barometer 2022, a  Edelman Data & Intelligence (DxI) realizou entrevistas online de 30 minutos, com mais de 36 mil pessoas, em 28 países – incluindo o Brasil. Estima-se que, em cada país, foram entrevistadas 1.150 pessoas, entre os dias 01 e 24 de novembro de 2021.

O relatório, realizado há mais de 20 anos, estuda a confiança da população nas empresas, ONGs, governos e canais de informação. Os resultados da última pesquisa revelam que um quinto (21%) dos entrevistados diz que nunca acreditará em uma informação, se a publicidade for o único lugar onde eles vêem isso.

Confiança Pública nas Fontes de Informação

Pergunta: Quando você vê uma nova informação ou uma notícia em cada uma das seguintes fontes de informação, quantas vezes você precisa vê-la ou ouvi-la novamente no mesmo tipo de fonte de informação antes de acreditar se é verdade ou não?

Apenas 8% dos entrevistados acreditam que uma informação publicitária é verdadeira logo que a veem, enquanto a maioria dos entrevistados (41%) precisa ver as informações da publicidade repetidas, pelo menos, uma ou duas vezes antes de acreditar

Informações nas redes sociais

Os feeds de notícias em mídias sociais sociais tiveram o menor índice de confiabilidade, menos de 1 em cada 10 (6%) entrevistados dizem acreditar automaticamente nas informações que veem em seu feed de mídia social. No entanto, 32% dos entrevistados dizem acreditar naquela informação se for vista mais de uma vez.

Em outro estudo, realizado pela Harris Poll e Ad Age no ano passado, 45% dos americanos que responderam à pesquisa ​​dizem conhecer alguém que foi influenciado por informações erradas nas mídias sociais.

O segundo estudo explica, parcialmente, o motivo pelo qual as pessoas estão cada vez menos confiantes nas informações que consomem nas redes sociais.

Como restaurar a confiança?

Apesar dos resultados indicarem um cenário pouco positivo, o relatório também mostra muitos pontos de melhoria que podem reestruturar a confiança nas marcas.

Dados do relatório apontam que 58% dos entrevistados compram ou defendem marcas que estão alinhadas com seus valores. Logo, alguns dos passos para conquistar novamente a confiança das pessoas são: compreender o papel social das marcas e demonstrar progresso através de boas práticas.

A importância de gerar informação de qualidade

76% dos entrevistados dizem estar preocupados com a utilização de informações falsas ou fake news. O ponto principal para restabelecer uma relação de confiança entre consumidor e marca está na qualidade das informações. 

No relatório, a Edelman afirma que “Toda instituição deve fornecer informações confiáveis, claras, consistentes e baseadas em fatos”, de acordo com os dados apresentados, essa é a melhor forma de quebrar o “ciclo da desconfiança”.

Receba as principais tendências e informações sobre marketing digital na sua caixa de entrada! Faça parte da nossa Lista VIP e tenha sempre dados como esse para utilizar em suas estratégias.

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Como Adicionar Botão de WhatsApp no meu Site

Como Adicionar Botão de WhatsApp no meu Site

Olá leitores do blog da Mestre, Uma das atividades mais comuns em empresas brasileiras é o uso do WhatsApp. O Brasil é o segundo maior…

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?