O Quanto As Pessoas Confiam Em Publicidade?

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

O Quanto As Pessoas Confiam Em Publicidade?

“Publicidade” e “Feed das redes sociais” são os canais com menor índice de confiança das pessoas, entenda porquê isso acontece!

Raquel Pereira

A mais recente pesquisa anual de confiança e credibilidade, realizada pela Edelman Data & Intelligence (DxI), mostra que as pessoas continuam com baixa confiança em publicidade.

Em seu novo relatório anual, publicado em fevereiro, o Edelman Trust Barometer 2022, a  Edelman Data & Intelligence (DxI) realizou entrevistas online de 30 minutos, com mais de 36 mil pessoas, em 28 países – incluindo o Brasil. Estima-se que, em cada país, foram entrevistadas 1.150 pessoas, entre os dias 01 e 24 de novembro de 2021.

O relatório, realizado há mais de 20 anos, estuda a confiança da população nas empresas, ONGs, governos e canais de informação. Os resultados da última pesquisa revelam que um quinto (21%) dos entrevistados diz que nunca acreditará em uma informação, se a publicidade for o único lugar onde eles vêem isso.

Confiança Pública nas Fontes de Informação

Pergunta: Quando você vê uma nova informação ou uma notícia em cada uma das seguintes fontes de informação, quantas vezes você precisa vê-la ou ouvi-la novamente no mesmo tipo de fonte de informação antes de acreditar se é verdade ou não?

Apenas 8% dos entrevistados acreditam que uma informação publicitária é verdadeira logo que a veem, enquanto a maioria dos entrevistados (41%) precisa ver as informações da publicidade repetidas, pelo menos, uma ou duas vezes antes de acreditar

Informações nas redes sociais

Os feeds de notícias em mídias sociais sociais tiveram o menor índice de confiabilidade, menos de 1 em cada 10 (6%) entrevistados dizem acreditar automaticamente nas informações que veem em seu feed de mídia social. No entanto, 32% dos entrevistados dizem acreditar naquela informação se for vista mais de uma vez.

Em outro estudo, realizado pela Harris Poll e Ad Age no ano passado, 45% dos americanos que responderam à pesquisa ​​dizem conhecer alguém que foi influenciado por informações erradas nas mídias sociais.

O segundo estudo explica, parcialmente, o motivo pelo qual as pessoas estão cada vez menos confiantes nas informações que consomem nas redes sociais.

Como restaurar a confiança?

Apesar dos resultados indicarem um cenário pouco positivo, o relatório também mostra muitos pontos de melhoria que podem reestruturar a confiança nas marcas.

Dados do relatório apontam que 58% dos entrevistados compram ou defendem marcas que estão alinhadas com seus valores. Logo, alguns dos passos para conquistar novamente a confiança das pessoas são: compreender o papel social das marcas e demonstrar progresso através de boas práticas.

A importância de gerar informação de qualidade

76% dos entrevistados dizem estar preocupados com a utilização de informações falsas ou fake news. O ponto principal para restabelecer uma relação de confiança entre consumidor e marca está na qualidade das informações. 

No relatório, a Edelman afirma que “Toda instituição deve fornecer informações confiáveis, claras, consistentes e baseadas em fatos”, de acordo com os dados apresentados, essa é a melhor forma de quebrar o “ciclo da desconfiança”.

Receba as principais tendências e informações sobre marketing digital na sua caixa de entrada! Faça parte da nossa Lista VIP e tenha sempre dados como esse para utilizar em suas estratégias.

LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?