Olá leitor do blog da Mestre! Bem-vindo ao Mestre TV especial de Natal! Neste post em clima de festa, o Ricotta vai tratar sobre marketing digital em 2020 e suas expectativas!

Confira a lista do que irá impactar o segmento em 2020 e fique por dentro destas tendências!

Marketing digital em 2020 — Ainda não será o ano da pesquisa por voz

Grandes especialistas do mercado disseram que o marketing digital em 2020 seria dominado em 40% por pesquisa de voz. Porém, o que se tem observado é que o hardware e as pessoas ainda não estão preparadas para fazerem buscas por meio só de comando de voz.

Há atualmente vários softwares para isso, como o Google Assistent, o Alexa, a Siri, porém a experiência ainda não é boa. Na opinião do Ricotta, a coisa mais chata de 2019, por exemplo, foi o Google abrindo durante um momento que não foi solicitado.

Os profissionais estavam muito preocupados sobre o assunto de como seria o marketing digital com a busca por voz, porém, ainda teremos um delay de três a quatro anos antes dela virar realmente algo que se usa no dia a dia. Por isso, de curto prazo não há muito o que mudar em termos de estratégia.

Update BERT

O que está se transformando de verdade são sistemas do Google, que cada vez mais utilizam o machine learning e a inteligência artificial para aprimorar seus algoritmos. Em 2019 foi a mudança mais drástica observada pelo Ricotta nos últimos anos da ferramenta, com a implementação do Update BERT.

Essa mudança veio basicamente para entender um pouco mais não só de palavras, mas sim de contexto de textos. Por exemplo, se a pessoa busca por “jaguar” ele vai procurar pelo contexto para saber se mostra resultados referentes ao animal ou à marca de carros.

E qual é a otimização para se preparar para o BERT? É você escrever para pessoas! Então se você pensa somente em densidade de palavras-chaves ao produzir um conteúdo terá um problema, pois o Google está cada vez mais mirando o usuário e tentando entender o comportamento dele para avaliar o que é um resultado bom ou não para ele.

Na visão do Fabio, o trabalho de SEO vai ficar cada vez mais complexo, pois atualmente é preciso ter um entendimento de sentimento, de contexto, em que é preciso trabalhar melhor o que você vai publicar.

Como agência de marketing também é necessário entender que veicular qualquer texto não é mais é aceitável. É preciso profundidade e qualidade na informação, do contrário, o próprio Google já vai entender que não é um conteúdo de boa qualidade.

Google Ads

Tratando de Google Ads e sua relação com as tendências em marketing digital para 2020, explorar essa ferramenta será uma grande oportunidade produtores de conteúdo. Em 2019 esta prática já foi de extrema intensidade.

Outra novidade, mais especificamente vindo do mercado americano, é a de geração de leads diretamente no resultado de busca. Digamos que você pesquise “como fazer sua empresa vender mais”, poderia colocar um anúncio direto com a captura, solicitando o nome e e-mail do usuário para o download de um e-book, por exemplo.

Se isso se aplicar no Brasil, isso pode ser utilizado na estratégia de Inbound Marketing de forma muito bem feita e inovadora.

Redes Sociais e aplicativos

Sobre redes sociais, o Ricotta percebe que cada vez mais é preciso analisar a audiência. Pois, o que se observa é que ainda há um certo público mais segmentado para a terceira idade no Facebook.

Enquanto isso, uma geração compradora, que é público realmente ativo que gasta dinheiro na internet está ativo no Instagram. Temos também neste cenário a próxima geração chegando, possivelmente de 16 aos 18 anos, utilizando o Tik Tok como uma rede de troca de mensagem, assim como o Snapchat.

Mas, como o Instagram clonou o modelo destas duas redes, o público ainda se concentra mais nesta plataforma, fazendo com que os usuários da nova geração não utilizem essas outras redes.

Por outro lado, para se comunicar com os amigos a ferramenta ainda mais consolidada é o WhatsApp, que é uma aplicação de troca de mensagem bem agressiva que se encontra em basicamente todos celulares.

No segundo semestre de 2019, o Ricotta percebeu também um grande crescimento do Telegram e acredita que para o marketing digital em 2020 o aplicativo ganhará ainda mais audiência.

Conteúdo

Quando o assunto é conteúdo, a tendência é que será voltado cada vez mais sobre pessoas e menos sobre o canal em que é divulgado. Mas, ainda assim, é importante entender que cada meio tem um formato de conteúdo, porém, é necessário saber a intenção do usuário em cada um desses lugares.

Então por exemplo, não é por que você fez um vídeo que deve divulgar o mesmo conteúdo no YouTube e no IGTV do Instagram, pois o formato de consumo nas duas plataformas é diferente.

Por isso, é preciso entender como posicionar o conteúdo para consumo e também explorar o formato textual. Isso não somente por meio de e-books, mas também artigos para reforçar o tráfego orgânico para blogs.

Podcasts

A grande aposta de marketing digital em 2020 são os podcasts. Esta mídia teve uma queda há uns anos por conta dos usuários terem se voltado mais aos vídeos, porém em 2019 se viu uma crescente em pessoas começando podcasts e também consumindo este conteúdo.

No entendimento do Fabio, será mais uma mídia para levar conteúdo e a informação para as pessoas. Nos Estados Unidos, 2019 já foi o ano do podcast e essa onda vai vir para o Brasil com toda força ano que vem!

Inteligência sobre dados

Por último, uma dica para o marketing digital em 2020 é que você precisa estudar de qualquer forma o tema inteligência sobre dados. É preciso aprimoração nesse quesito, tanto de agências digitais quanto consultores, freelancers e analistas marketing digital.

Então a recomendação é: estude mais, mas não somente sobre a ferramenta. Cuidado com isso, pois é preciso saber, acima de tudo, como tirar insights de dados e entender, interpretar e tomar uma decisão se baseando nisso.

Desejamos que o seu marketing digital em 2020 seja rico e próspero e que você esteja com a gente também no ano que vem!

Se gostou do conteúdo aproveite para se inscrever no canal do Mestre Academy e ativar o sininho para não perder nenhuma atualização!