A famosa trama sobre um assalto planejado à Casa da Moeda da Espanha vai além de episódios viciantes. As cenas de La Casa de Papel revelam truques que também podem ser aplicados na rotina de quem trabalha com Inbound Marketing.

A série de língua não-inglesa mais assistida da Netflix deve ter boas lições de estratégia para ensinar, não é mesmo? A produção tem virado um dos assuntos mais comentados na web nas últimas semanas e já conta com mais de 413 mil seguidores somente no perfil oficial do Twitter.

Se você quer se tornar um expert em prender a atenção do seu público-alvo e finalizar missões bem-sucedidas, vai gostar de conferir os insights da série!

Como La Casa de Papel pode inspirar sua estratégia de Inbound?

Um bom exercício de criatividade que você pode fazer sempre que assistir algo é se perguntar: além da mensagem literal, sobre o que mais se trata essa produção? Por exemplo: além do planejamento a um assalto e sua execução, o que mais La Casa de Papel transmite em suas cenas?

Estas são algumas das dicas que o Professor e sua equipe nos passam em cada episódio:

1. Tenha um objetivo claro e um planejamento para alcançá-lo

Não adianta querer bons resultados se você não tiver clareza sobre o seu objetivo principal. Depois de entender qual o seu alvo e reconhecê-lo como uma conquista importante a ser alcançada, o próximo passo é se planejar. Afinal, aprendemos com o Professor que trabalhos realmente relevantes exigem um planejamento claro.

Ele sabia tudo o que precisava ser feito, tinha domínio sobre todas as etapas e o que faltava para finalizar cada uma delas com sucesso. Da mesma forma, você que deseja captar leads qualificados para seu negócio, precisa criar um plano de ações e ter uma visão sistêmica dele.

2. Estude a fundo os seus concorrentes

Sergio Marquina (Professor) conhecia muito bem cada um dos seus inimigos. Adaptando para a realidade de uma estratégia de Inbound Marketing, é importante que você saiba quem são seus concorrentes e, mais do que isso, entenda quais são seus pontos fracos e fortes.

Somente assim você consegue se preparar para ganhar vantagem competitiva por meio das suas ações. Assim como o Sergio encontrou vulnerabilidades na vida dos policiais e na maneira com que trabalhavam, você precisa entender onde seus concorrentes deixam a desejar para você se fortalecer, bem como o que fazem de bom para você ser ainda melhor.

3. Trabalhe com uma equipe que tenha a mesma visão

O trabalho em equipe é uma das características mais marcantes desta série. Porém, os personagens não só trabalham juntos, como também estão posicionados corretamente e seguem uma visão clara.

Já falamos sobre a importância de um objetivo principal, certo? Agora, é necessário que você trabalhe ao lado de pessoas que estejam engajadas para alcançar o mesmo alvo.

Para que tudo saia como planejado, delegue atividades de acordo com o perfil dos seus colaboradores. Assim como o Professor agiu estrategicamente e alocou pessoas diferentes para cada função, você também precisa ter essa visão para elevar a performance da sua equipe.

4. Antecipe seu trabalho

Por mais que seu planejamento tenha algumas ações previstas para um período não tão próximo, você já pode antecipar seu trabalho. O Professor tinha os cenários perfeitos não somente idealizados, mas prontos para serem utilizados assim que necessários. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer ou se vamos precisar adiantar algo por conta de um imprevisto.

5. Desenvolva sua capacidade de improviso

Por mais planejado que você seja, eventualidades acontecem. Vimos o Professor improvisar algumas vezes durante a série, mas precisamos reconhecer que isso nada tem a ver com agir por impulso.

Na verdade, só é possível improvisar e se sair bem se você contar com:

  • um bom planejamento — afinal, saberá quais as próximas etapas a percorrer e o que atrapalharia chegar até elas;
  • amplo conhecimento sobre tudo o que envolve sua estratégia — caso os resultados fujam do previso, você precisará tomar decisões rapidamente;
  • uma equipe flexível — que não se abala por ter que modificar ideias e fazer diferente.

Com estas cinco dicas, você poderá desenvolver melhor sua equipe e todos os trabalhos de Inbound que estão por vir. E aí, o que achou? Aproveite para deixar nos comentários outras séries e filmes que inspiram você no dia a dia!