Você está começando agora, mas não sabe se deve investir em Inbound Marketing ou SEO? Acabe com sua dúvida. Neste vídeo, Fábio Ricotta te dá algumas dicas e te ajuda a decidir. Aperte o play!

SEO

Saiba como técnicas de SEO irão trazer resultados para você:

Visão de longo prazo

Os resultados com SEO passam a ser visíveis com um tempo, a partir do sexto, sétimo mês. É preciso trabalhar aspectos como conteúdo e uma visão técnica da própria plataforma do seu site, além da arquitetura, linkagem interna, criação de título e escolhas de novas páginas. Nem sempre a empresa possui um programador à disposição, logo a implementação de ações de SEO são realizadas aos poucos, por isso os resultados podem demorar um pouco mais.

Crescimento Contínuo

O crescimento de sua página aumenta quanto mais termos de SEO você aplica. Imaginando que o cenário dos concorrentes esteja estagnado, a cada melhoria que você realizar  irá trazer crescimento e melhor o ranqueamento do Google.

É gratuito

O clique vindo da busca orgânica é gratuito. O trabalho de consultoria não, assim como o trabalho de desenvolver conteúdos. Mas lembre-se que todo o trabalho realizado pertence ao seu site e o Google vai entender as melhorias, irá te posicionar bem e, consequentemente, você terá mais visitantes orgânicos.

Inbound Marketing

Confira algumas vantagens de investir em Inbound Marketing

Visão de médio prazo

Pelo fato de ser apoiado por estratégias de mídia, com o Inbound Marketing você pode obter resultados em menos tempo. Tudo vai depender do seu planejamento, quanto tempo você vai levar para desenvolver sua campanha e colocar landing pages no ar, por exemplo. Na Agência Mestre apontamos resultados a partir do terceiro mês de atividades.

Alinhamento com o time de vendas/comercial

Ao desenvolver um trabalho de Inbound para uma empresa é interessante que o time comercial esteja bem alinhado. A empresa irá receber oportunidades, leads qualificados, ou seja, pessoas que estão interessadas em realizar uma conversão. Portanto é essencial que exista uma estruturação adequada da equipe de comercial para atender esses leads.

Tração a longo prazo

Com Inbound a tração que você ganha a longo prazo é muito grande. Investir em mídia, gerar leads de forma consistente, estruturar o funil de vendas, o disparo de e-mails e toda parte de nutrição de leads, tudo vai de fato levar às pessoas para o seu comercial. Diante dessa organização, é possível ter uma previsão dos resultados. Algo que não necessariamente você vai obter com SEO.

Pontos negativos dos dois

Pensando em SEO, você vai atingir resultados a longo prazo, enquanto com Inbound os resultados aparecem em menos tempo. Com o investimento em SEO o custo por lead é menor que em um projeto de Inbound. E por fim, comparando Inbound Marketing ou SEO, observamos que o crescimento do primeiro por ser observado em degraus, acompanhando sua capacidade de investimento em mídia. Já com SEO, o crescimento do seu site poderá ser observado exponencialmente, diante de constantes implementações técnicas.

Inbound Marketing ou SEO: o que escolher?

O Inbound Marketing entrega leads qualificados, já SEO entrega tráfego orgânico. Em Inbound podemos gerar leads interessados, aqueles que têm o famoso MKL, que é a qualificação, ou seja, compreender que aquele lead precisa de um contato comercial. De acordo com Fábio Ricotta, sua escolha, caso fosse iniciante, seria Inbound Marketing. O CEO da Agência Mestre levanta que Inbound não demanda uma estrutura tamanha de investimento em mídia e em comercial, quando comparado ao SEO.

Gostou dessas dicas? Para mais, Fábio Ricotta recomenda o episódio 121 da Mestre TV, sobre a avaliação de qualidade de lead. Dê play e fique sempre ligado!