Tipos de Dados Utilizados em Estratégias Go-to-market B2B

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

Tipos de Dados Utilizados em Estratégias Go-to-market B2B

Confira quais são os principais dados utilizados pelos líderes de marketing e vendas B2B em suas estratégias de GTM.

Raquel Pereira

A Demand Gen Report, em parceria com a Demandbase, realizou um novo estudo que identificou como os líderes de vendas e marketing B2B estão utilizando dados de intenção em suas estratégias de Go-to-market.

A estratégia Go-to-market (GTM) tem foco em utilizar recursos externos para entregar valor aos potenciais clientes e obter vantagem competitiva. Para obter sucesso nessa estratégia, é necessário identificar novas oportunidades de vendas, algo que muitos profissionais de marketing estão fazendo por meio do uso de dados primários. Confira os insights do estudo!

Objetivos do estudo

A pesquisa foi realizada com 224 líderes de vendas e marketing B2B de alto nível, com cerca de dois terços (68%) liderando empresas que faturam ao menos 100 milhões de dólares em receita anual.

Dentre os principais pontos observados pelo relatório, o destaque é a avaliação sobre as estratégias que esses líderes indicam como fundamentais para impulsionar o crescimento de suas marcas e quais os desafios enfrentados.

Os resultados obtidos

De acordo com a pesquisa, os dados mais comuns nas estratégias de GTM são: histórico da conta e dados do contato, ambos com 57% das respostas. Além deles, temos destaque para os dados de atividade no site (38%), atividade das campanhas de marketing (37%), dados de intenção (35%) e insights das redes sociais (33%).

Embora outros tipos de dados estejam sendo utilizados, até em maior concentração, os dados de intenção estão ganhando força com grande parte dos líderes B2B.

Como os dados de intenção estão sendo utilizados?

Cerca de 1 em cada 3 líderes entrevistados estão utilizando os dados de intenção em sua estratégia de GTM, no entanto, apenas 26% estão empregando esses dados para ajudar a cronometrar o engajamento.

Especialistas explicam que essa ação pode representar uma grande oportunidade para as equipes de vendas capitalizarem (gerar vendas) e, portanto, melhorar seu ciclo de vendas, chegando até o momento de compra mais rapidamente.

Apesar disso, muitas empresas estão utilizando esses dados em outras estratégias, como para priorização de contas (59%), inteligência competitiva (55%) e mensagens personalizadas/divulgação (49%).

Como as estratégias GTM estão evoluindo?

Quase metade dos líderes entrevistados (40%) definem o GTM como “levar um novo produto ao mercado”, enquanto 32% consideram como o conjunto de atividades voltadas ao cliente, incluindo marketing, vendas, retenção e relacionamento.

Com essa definição em mente, os entrevistados disseram que melhorar o relacionamento entre marketing e vendas é um elemento crítico para o sucesso das ações de GTM no próximo ano, considerando os maiores desafios desses setores, que são: informações incompletas ou ausentes (59%) e qualidade de dados (56%).

Quando questionados sobre como sua estratégia de GTM está evoluindo para dar suporte às crescentes preferências dos compradores por “autoatendimento”, os entrevistados citaram primeiro os tours de produtos (46%), demonstrações interativas (45%) e calculadoras on-line (43%), seguidos por vídeos de demonstração (39%) e testes gratuitos (23%).

Os consumidores estão mudando, o meio digital oferece um espaço totalmente volátil para que as pessoas possam comprar das mais diversas formas e as empresas precisam acompanhar essas mudanças!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda mais sobre Marketing Digital

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?