Como Definir As Expectativas de Marketing de Conteúdo Para Seus Clientes

Por Mayara Kelly Paz


O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para atrair e reter leads qualificados. Além disso, ele aumenta a conversão e fidelização de clientes para as empresas, uma tática perfeita para quem tem um blog.

Claro que, para ser efetiva, as estratégias que envolvem o marketing de conteúdo precisam ser bem aplicadas, mantendo o blog abastecido com conteúdo relevante e interessante. Além disso, esses textos que serão publicados têm a obrigação de suprir as necessidades do seu potencial cliente e atender assim, às expectativas deles.

Neste artigo, você verá:

  • o que é marketing de conteúdo?;
  • como definir as expectativas de marketing de conteúdo?;
  • por que produzir conteúdo para o cliente?

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que tem como principal objetivo aumentar a rede de consumidores e potenciais clientes por meio da distribuição de conteúdo enriquecido com informações relevantes para esses públicos.

O que é Marketing de Conteúdo?

Por meio do conteúdo que supre as necessidades do cliente, é possível transformar e melhorar a experiência com a marca, atraindo, envolvendo e gerando maior valor.

O marketing de conteúdo pode ser visto da perspectiva de três vantagens:

 

  • autoridade e visibilidade: com a produção de conteúdos relevantes, e que se encontram com as necessidades dos clientes, é possível aumentar a relevância e visibilidade da sua marca para se tornar referência no mercado;
  • maior vantagem em relação aos concorrentes: um site com um blog que tem um conteúdo sanando a dúvida e possíveis dores dos clientes, torna-se prioridade. Sempre que o lead tiver uma dúvida, ele vai procurar por sua empresa, abrindo assim, vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes;
  • relacionamento com o cliente: com o marketing de conteúdo você tem a possibilidade de se aproximar do cliente, permitindo a aproximação e construção de um relacionamento interativo.

Como definir as expectativas de marketing de conteúdo?

O primeiro passo de como definir as expectativas de marketing de conteúdo com os seus clientes é entender que essa estratégia não é usada sozinha. 

É preciso unir esforços – por meio de estratégias de SEO e inbound marketing – e aplicar os métodos de maneira contínua produzindo conteúdos não com o foco em seu produto, mas sim, nas dores das suas personas.

Além disso, a produção de conteúdo é a forma orgânica de se trazer resultado que, apesar de mais demorada, é a que posiciona a marca sem a necessidade de um investimento em anúncios ou cliques – quando bem ranqueado no Google.

Com isso em mente, pergunte a si mesmo:

  • para quem estou escrevendo?;
  • qual o tipo de conteúdo que meus possíveis clientes consomem?;
  • esse conteúdo que estou produzindo está sendo divulgado nas plataformas que meus clientes acessam?;
  • esse conteúdo que estou produzindo inspira os clientes a realizarem uma ação?

Por que produzir conteúdo para o cliente?

Apesar de muitas pessoas acharem esse tipo de estratégia simples, o marketing de conteúdo exige bastante planejamento e segundo a Rock Content, no Content Trend, cerca de 70% das empresas do Brasil já utilizam essa metodologia como forma de fazer a atração e aquisição de novos clientes para os negócios.

Isso porque, como estamos falando de expectativas, supri-las é essencial para garantir sucesso com o cliente. Além disso, as principais vantagens desse método também estão relacionadas ao:

  • aumento de tráfego;
  • aumento de vendas;
  • educação do mercado;
  • ferramentas para gerar conteúdo relevante.

Veremos melhor abaixo cada uma dessas ferramentas para alinhar expectativas de conteúdo com o cliente.

Aumento de Tráfego

 O Google é a plataforma de busca mais utilizada do mundo e, tendo isso em mente, é preciso sempre considerá-lo em sua estratégia de conteúdo.

Textos construídos com otimização de SEO é uma das formas de fazer com que o seu site tenha um melhor desempenho, mantendo-se entre as primeiras páginas dos resultados de busca. Assim, você será mais facilmente encontrado pelos interessados em seu nicho.

Aumento de Vendas

Produzir conteúdo que esteja alinhado com as expectativas dos clientes gera mais vendas porque, nos dias de hoje, esse é um dos principais métodos para atrair consumidores novos e transformá-los em clientes fiéis.

Educação do Mercado

A criação do conteúdo focado em resolver os problemas do cliente acaba tendo um papel educativo na vida desses indivíduos e do próprio mercado, fazendo com que as futuras objeções sejam quebradas e aumente a satisfação do cliente com as respostas da empresa.

Ferramentas para gerar conteúdo relevante

Para que a estratégia seja bem definida e as expectativas atingidas, existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. Entre elas, estão:

  • blogs – talvez a maneira mais conhecida de se fazer conteúdo, os blogs são as plataformas em que todos os conteúdos são vinculados, podendo ser replicado em outros locais, como nas redes sociais, facilitando assim a sua perpetuação; 
  • landing pages – a landing page é a forma de apresentar de forma temporária o melhor do seu produto ou serviço;
  • e-book – os livros virtuais ou e-books são muito utilizados para o aprofundamento sobre algum tema específico, servindo como uma isca para capturar algum contato do futuro lead e iniciar a comunicação com ele.

Agora que você viu as informações mais relevantes sobre o marketing de conteúdo, confira também os formatos de conteúdo que você pode oferecer para sua audiência!

LEIA MAIS
4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?