A Rotina Ideal Para Seu Time Comercial Vender Mais!

Por Isabela Guiaro

Ferramentas

A Rotina Ideal Para Seu Time Comercial Vender Mais!

Leia este artigo agora para aprender um framework que vai fazer com que a equipe comercial atinja toda sua capacidade!

Isabela Guiaro

Você sabe a rotina ideal para times comerciais que querem vender mais? O Ricotta, que trabalha com gestão comercial há mais de 10 anos, tem a própria empresa e já trabalhou na equipe comercial, traz o framework ideal para ter mais sucesso de vendas.

Veja o vídeo abaixo e acompanhe, também, nosso post!

A rotina ideal para seu time comercial vender mais

Se você é um vendedor, um gestor comercial ou o dono da empresa, você precisa entender quais são as funções macro da equipe de vendas.

E, aqui, estamos falando de funções relacionadas a empresas que possuem vendas consultivas. Ou seja, quando o cliente precisa entrar em contato com alguém do seu time para tomar a decisão de compra e, por fim, fechar a venda.

Funções macro do comercial

Lembrando, também, que neste framework aparece o mínimo de funções que você precisa mapear. Ou seja: sua equipe pode acrescentar outras, mas é recomendável que não remova nenhuma da lista para que a área de vendas consiga entregar mais sucesso.

  1. Prospecção: isso pode ser feito de forma mais ativa ou não, pois depende do seu nível de investimento em marketing digital. Quanto melhor a sua estratégia, menor a sua necessidade de buscar ativamente novos clientes, pois eles vêm até você;
  2. Análise do prospect: validar o perfil, ou seja, o ICP (Ideal Customer Profile). Nem sempre a pessoa que chegou até você é o seu comprador ideal;
  3. Criar um pitch comercial: de qual forma os vendedores vão vender para o prospect? Vendedores que não preparam um discurso antes de entrar em contato tendem a vender menos, por ter menor poder de persuasão;
  4. Apresentação: de fato, apresentar a proposta para o prospect;
  5. Follow-up: depois da apresentação, é preciso manter contato com a pessoa para verificar se ela irá comprar ou não e suas objeções — que, preferencialmente, devem ser resolvidas para que ela feche a venda;
  6. Contrato: nem todos os tipos de empresas têm, mas se você precisa ter um contrato para formalizar a venda, é interessante que o vendedor acompanhe ou faça o contrato junto às equipes jurídica e financeira;
  7. Melhoria contínua: avaliar a rotina, o que está funcionando ou não e o que precisa ser ajustado no seu framework.

Qual a intensidade de tempo para cada função

Quanto investimento da agenda da sua equipe comercial é necessário para que esse framework funcione? Pensando em uma gestão de tempo eficiente, siga a seguinte rotina:

  • 30% em prospecção de clientes dentro do perfil ideal — principalmente se o seu marketing digital não estiver bem trabalhado, no caso contrário, é possível redistribuir seu tempo para as outras frentes;
  • 15% em análise desses perfis;
  • 30% em criação de pitch e apresentações;
  • 4% em follow-up (ligações, e-mail e mensagens no WhatsApp);
  • 1% em contrato;
  • 20% de melhoria contínua.

Como organizar o seu dia?

Para distribuir as suas atividades de maneira eficiente e implementar a rotina ideal para o time comercial vender mais, é preciso ter uma agenda com blocos bem definidos seguindo a estrutura diária do framework. Um dos maiores erros do time de vendas é fazer as atividades sem definir tempos e etapas que precisam ser cumpridas.

Então, considere os insights de agenda abaixo:

  • cada período (manhã e tarde), necessita de uma distribuição do framework. No bloco da manhã você coloca os 30%, 15%, 30%, etc, e o mesmo vale para a tarde. Não separe o framework inteiro entre a manhã e a tarde, pois é preciso ter essas etapas em ambos os períodos;
  • de preferência, invista a maior parte do tempo da melhoria contínua no período da manhã, analisando o que foi feito no dia anterior.

E quando entram as metas?

Quando o gestor do comercial estiver organizando o acompanhamento das metas da equipe, é ideal seguir o último tópico passado acima e fazer a verificação logo pela manhã.

Algumas ideias para fazer esse tipo de acompanhamento são:

  • dailys: reuniões diárias pra acompanhamento de metas, além de entender os maiores desafios do dia anterior e as prioridades para o próximo dia;
  • weeklys: verificação de metas semanais, quais foram os principais negócios desse períodos e quais as metas para a semana que vem.

Vender não é um dom, é um método. Se você segue o método e a rotina certo, certamente irá vender mais. Pessoas que não seguem o processo, tendem a ter menos sucesso na área de vendas. Beleza?

LEIA MAIS

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?