Ferramentas

Visualização de Dados de Rastreamento com Diagrama de Venn do Google Data Studio

Por Raquel Pereira

Utilize o Diagrama de Venn do Google Data Studio para visualizar os dados de rastreamento das suas URLs. Leia o artigo e veja como é fácil!

Raquel Pereira

Desde 2016, o Google Data Studio oferece uma solução para converter dados em dashboards e relatórios informativos personalizados.

O objetivo é reunir as informações necessárias para a tomada de decisão, de diversos aspectos da organização, em gráficos e relatórios de fácil entendimento, onde os dados podem ser rapidamente visualizados e compreendidos.

Quando se trata de dados de rastreamento, a visualização pode não ser tão simples dependendo do volume de informações, por isso, a ideia em usar um Diagrama de Venn é beneficiar-se com uma visualização específica para diagnosticar facilmente os dados de rastreamento.

O Diagrama de Venn e sua aplicação em SEO

Um diagrama de Venn é utilizado para ilustrar a relação entre conjuntos de dados finitos, ou seja, ele é utilizado para mostrar a relação lógica entre uma coleção finita de conjuntos diferentes. O nome faz menção ao matemático inglês John Venn, que popularizou o diagrama em 1880.

De acordo com a gerente de Growth Marketing, Alice Roussel, essa visualização da disposição dos dados é perfeita para obter as relações entre as fontes de rastreamento, de forma adequada e de fácil entendimento.

Dessa forma, é possível identificar a intersecção entre duas fontes de dados diferentes e visualizar as URLs que se sobressaem em ambos os grupos. Por exemplo, ao comparar as URLs entre uma ferramenta de rastreamento e um banco de dados externo.

Seguindo esse pensamento, as formas de interpretação são diversas, dependendo do caso em que o modelo de visualização será utilizado. Uma das utilizações pode ser identificar páginas antigas que você não deseja que sejam rastreadas, por exemplo.

Como utilizar o Diagrama de Venn no Data Studio

Antes de iniciar a criação do diagrama, é preciso coletar as informações de rastreamento, preferencialmente conectando fontes distintas, como o Google Analytics e o Google Search Console.

Os dados podem ser exportados e inseridos em um arquivo de planilha, diretamente no Google Planilhas. Esse documento será a fonte de dados para o Data Studio.

Para que o diagrama contenha apenas as origens dos dados, é necessário combinar as exportações para contar o número de URLs por origem. Para realizar esse passo, você poderá usar uma tabela dinâmica, e o resultado deve ser uma tabela de duas colunas:

Fonte: Blog Merci Larry

Inserindo as informações no Data Studio

Após adicionar a planilha como fonte de dados no relatório do Data Studio, siga os passos a seguir:

  • clique em “Visualizações e componentes da comunidade”;
  • clique na opção “Veja mais” e role até o final;
  • escolha a opção “Venn Diagram” desenvolvido pela First;
  • no campo “Dimensão”, utilize o parâmetro “Origem” (ou “Source”, como está no exemplo);
  • no campo “Métrica”, utilize o parâmetro “Número de URLs” (ou “Number of URLs”, como está no exemplo).


Os círculos se sobrepõem quando as Origens compartilham valores comuns, nesse caso podemos determinar que das 350 URLs rastreadas pela Crawler, 60 também foram rastreadas pelo Analytics e 180 pelo GSC.

Não perca nenhuma novidade sobre Marketing Digital! Faça parte da nossa Lista VIP e receba atualizações semanais direto na sua caixa de entrada.

Mais sobre o Ferramentas

LEIA MAIS

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?