Como Conectar o Google Data Studio com Planilhas

Por Isabela Guiaro

Blogs

Como Conectar o Google Data Studio com Planilhas

Quer criar relatórios otimizados, dinâmicos e organizados para apresentar aos clientes? Então veja só essas dicas de como conectar o Google Data Studio com planilhas!

Isabela Guiaro

Você sabia que é possível conectar o Google Data Studio com planilhas? Essa ferramenta consegue extrair os dados que você tem em tabelas e permite a criação de relatórios mais apresentáveis, dinâmicos e visuais.

Veja só as dicas que o Ricotta separou!

O que é Goolge Data Studio?

Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google que permite a criação de relatórios de forma dinâmica e prática. 

Em geral, o mapeamento de dados é feito por outros sistemas, como é o caso das planilhas ou o próprio Google Analytics, enquanto o Data Studio é responsável por criar a parte visual.

Algumas formas como usamos esses relatórios aqui na Mestre são para Inbound Marketing, Mídia Paga, entre outras coisas.

Como conectar o Google Data Studio com planilhas?

Ao abrir a página da ferramenta, você encontrará uma série de conectores. Para conectar o Google Data Studio com planilhas, basta clicar nessa opção. Vale ressaltar que não estamos falando das feitas no Excel, ok? São as criadas diretamente no Google Drive.

O Data Studio a integração é feita por páginas — ou abas, como chamávamos antes —, então toda vez que você queira conectar uma nova, é preciso informar a URL no sistema.

Para simplificar, siga o passo a passo:

  1. abra o Google Data Studio;
  2. selecione “Planilhas Google” entre os conectores de dados;
  3. vá em “URL” e adicione o link da página que você quer integrar;
  4. caso a primeira linha seja o cabeçalho, marque esta opção;
  5. caso queira incluir células ocultas e filtradas, marque esta opção;
  6. caso queira incluir algum intervalo específico, somente, preencha o campo que oferece essa opção.

Ao pressionar a tecla ok, você será direcionado para uma página que mostra a tabela que você criou!

Lá, você pode organizar de acordo com a forma que quiser — data crescente ou decrescente, por e-mail (caso haja), por valores, entre outros. É interessante ressaltar que se você atualizar a planilha, o Data Studio também pode ser atualizado automaticamente — basta apertar o botão de atualizar relatório.

Como criar gráficos no Google Data Studio?

Na barra superior, há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas no seu relatório. Ao clicar em “adicionar gráfico”, você escolhe se quer uma versão de barras ou de pizza. Assim, ele dá alguma sugestão de organização gráfica, mas você pode sempre mudar caso seja necessário.

Você também pode customizar de acordo com número de barras que você quer ter, cores, fonte, etc. Aliás, essa ferramenta também pode ser usada na tabela que você criou no tópico anterior, como tirar ou adicionar cabeçalhos, alternar cor das linhas, entre outras coisas.

Gostou de saber como conectar o Google data Studio com planilhas? Continue lendo os posts da Agência Mestre para aprender a usar mais ferramentas, como é o caso do Google Analytics!

LEIA MAIS

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?