Ferramentas

Como Conectar o Looker Studio ao Google Planilhas

Por Isabela Guiaro

Quer criar relatórios otimizados, dinâmicos e organizados para apresentar aos clientes? Então veja só essas dicas de como conectar o Google Data Studio com planilhas!

Isabela Guiaro

Você sabia que é possível conectar o Google Looker Studio com o Planilhas? Com as duas ferramentas trabalhando juntas, você consegue extrair os dados que hoje estão apenas em tabelas e torná-los em relatórios mais apresentáveis, dinâmicos e visuais.

Confira neste artigo:

  • o que é o Google Looker Studio?;
  • como conectar o Looker Studio com o Google Planilhas?;
  • o passo a passo para conectar o Looker Studio ao Google Planilhas;
  • como criar gráficos no Google Looker Studio?

O que é o Google Looker Studio?

Desde outubro de 2022, o Google Data Studio passou a se chamar Looker Studio. O Looker Studio é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google, agora fazendo parte do guarda-chuva Looker, que permite a criação de dashboards e relatórios de forma dinâmica e prática.

Em geral, o mapeamento de dados é feito por outros sistemas, como é o caso das planilhas ou o próprio Google Analytics, enquanto o Looker Studio é responsável por criar a parte visual.

Existem diversas formas de utilizar esses relatórios em sua empresa, por exemplo, aqui na Mestre nós temos dashboards para acompanhar as ações de Inbound Marketing, Mídia Paga, SEO, desempenho de palavras-chave, entre outros.

Como conectar o Looker Studio com o Google Planilhas?

Ao criar um novo relatório na página inicial do Looker Studio, será exibido uma tela com diversas opções de conectores (dentre eles, o Google Planilhas):

No Looker Studio, a integração é feita por páginas — ou abas —, então toda vez que você queira conectar uma nova, é preciso informar a URL no sistema.

Vale ressaltar que a integração conecta apenas documentos criados dentro do Google Planilhas, sendo assim, para inserir um conjunto de dados do Excel, por exemplo, é preciso exportá-lo previamente para um documento do Google Planilhas.

Confira o passo a passo para conectar o Looker Studio ao Google Planilhas

Nosso CEO, Fabio Ricotta, tem um vídeo completo no qual ele mostra todos os passos para inserir suas planilhas no Looker Studio. Confira as dicas:

Basicamente, para conectar suas planilhas ao Looker Studio, você deve:

  • abrir o Looker Studio;
  • clicar em alguma das opções para criar um novo relatório;
  • selecionar “Planilhas Google” entre os conectores de dados;
  • vá até “URL” e adicione o link da página que você quer integrar;
  • caso a primeira linha seja o cabeçalho, marque esta opção;
  • caso queira incluir células ocultas e filtradas, marque esta opção;
  • caso queira incluir algum intervalo específico somente, preencha o campo que oferece essa opção.

Ao pressionar a tecla ok, você será direcionado para uma página que mostra a tabela que você criou! Lá, você pode organizar de acordo com a forma que quiser — data crescente ou decrescente, por e-mail (caso haja), por valores, entre outros.

É interessante ressaltar que se você atualizar os dados da planilha, o Looker Studio também pode ser atualizado automaticamente — basta apertar o botão de atualizar relatório.

Como criar gráficos no Google Looker Studio?

O Looker Studio é uma ferramenta completa, que conta com diversos recursos (disponíveis na aba superior), para tornar seus dashboards e relatórios mais dinâmicos e visualmente interessantes. Os mais utilizados são os gráficos.

Ao clicar em “adicionar gráfico”, você escolhe se quer uma versão de barras ou de pizza. Assim, ele dá alguma sugestão de organização gráfica, mas você pode sempre mudar caso seja necessário.

Você também pode customizar de acordo com número de barras que você quer ter, cores, fonte, etc. Aliás, essa ferramenta também pode ser usada na tabela que você criou no tópico anterior, como tirar ou adicionar cabeçalhos, alternar cor das linhas, entre outras coisas.

Existem ainda outras opções menos exploradas de gráficos, como a utilização de Diagramas de Venn para visualização de dados de rastreamento.

Como Usar o Looker Studio

O Looker Studio é uma poderosa ferramenta de visualização, transformação e integração de dados, na qual é possível explorar e compartilhar informações valiosas de forma eficiente. 

Existem diversas formas de utilizar o Looker Studio, seja para analisar dados, criar relatórios personalizados ou obter insights valiosos para o seu negócio, por exemplo. Confira como utilizar o Data Studio (atual Looker Studio) no seu negócio:

Como iniciar um relatório no Looker Studio

Primeiramente, é importante que você saiba como iniciar um novo relatório ou dashboard na ferramenta. Para isso, acesse a sua conta Google e faça seu login no site do Looker Studio.

Para começar a utilizar o Looker Studio, é necessário conectar a origem dos seus dados. Isso pode ser feito conectando-se a fontes externas, como bancos de dados SQL, serviços de armazenamento em nuvem, planilhas ou APIs ou com a utilização de dados internos já disponíveis no seu Drive. 

Depois disso, é hora de criar um relatório personalizado no Looker Studio. Siga este passo a passo detalhado para obter os melhores resultados:

Selecione as métricas desejadas 

Escolha as métricas que são relevantes para a sua análise de negócios. Isso pode incluir métricas de prospecção, conversão, fidelidade, LTV, Ticket Médio, entre outras. 

Basicamente, as métricas utilizadas vão variar de acordo com os dados disponíveis na sua fonte. Então, se você estiver utilizando uma planilha de precificação e análise de custos/lucros, por exemplo, as métricas disponíveis serão relacionadas à esses dados.

Aplique filtros

Refine sua análise aplicando filtros aos dados. Isso permitirá que você obtenha insights específicos com base em critérios selecionados, como data, região ou segmento de clientes.

Agrupe e personalize a visualização

Explore as opções de agrupamento dos dados para obter uma visão mais aprofundada. Além disso, o Looker Studio oferece recursos de personalização da visualização, como gráficos interativos, tabelas dinâmicas e painéis personalizáveis.

Dicas de Como Utilizar o Looker Studio no seu negócio

Agora que você já sabe como montar seus relatórios, aqui estão algumas dicas sobre como utilizar o Looker Studio para analisar os resultados do seu negócio:

Defina informações relevantes

Antes de simplesmente importar todos os dados disponíveis para o Looker Studio, reserve um momento para o planejamento inicial e defina quais informações são relevantes para a inteligência do seu negócio e explore as possibilidades com os tipos de dados que você já coletou.

Uma vez que tenha definido quais tipos de dados são relevantes para a análise, é importante estabelecer suas intenções com relação a esse trabalho de análise de dados, para entender quais insights você deseja obter e planejar a forma como chegará a eles.

Crie um plano de mensuração

Após definir os dados que serão analisados e suas finalidades, é necessário criar um método que garanta que sua interpretação deles seja valiosa. Considere suas estimativas e projeções anteriores, bem como seus objetivos e metas futuras. Ao compará-los com suas métricas de resultados, você obterá insights sobre o desempenho e a saúde do seu negócio.

Utilize relatórios interativos

Uma das vantagens do Looker Studio é a facilidade de criar relatórios interativos, que permitem explorar os dados visualizados em maior profundidade, proporcionando novas percepções e oportunidades de ação.

Além disso, o uso das funcionalidades interativas permite visualizar os dados de maneira organizada e localizar as informações desejadas com mais facilidade.

Crie gráficos de evolução temporal

Crie visualizações que unifiquem os principais insights obtidos pela análise dos dados de diferentes períodos, como mês ou ano. Uma visualização que combine insights de diferentes períodos, registrando-os cronologicamente, permitirá que você observe como seu negócio está crescendo e tome medidas para facilitar ou acelerar esse processo.

Dicas para aproveitar ao máximo os recursos do Looker Studio

Integre com suas fontes de dados

O Looker Studio oferece integrações com diversas ferramentas, permitindo a importação automática de dados do Google e de outras fontes de terceiros. Aproveite essas integrações para obter o máximo proveito dos dados e agilizar o processo de coleta.

Utilize os modelos prontos

Não importa qual informação você esteja tentando visualizar, é provável que exista um modelo pronto no Looker Studio para organizar os dados e encontrar o tipo de informação desejada. Explore a galeria de modelos e, se encontrar um que faça sentido, não hesite em utilizá-lo e adaptá-lo às suas necessidades.

Programe o envio de relatórios

Agilize o trabalho de acompanhamento dos seus dados programando o envio automático de relatórios. Personalize os relatórios recebidos e defina a frequência com que deseja recebê-los.

Ao utilizar essas dicas e explorar as funcionalidades do Looker Studio, você poderá analisar os resultados do seu negócio com eficiência e obter insights valiosos para impulsionar seu sucesso.

Confira mais sobre Ferramentas de Marketing Digital

LEIA MAIS

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?