Entrevista com Paulo Faustino (Fique-Rico)

Paulo Faustino

Olá leitores da Agência Mestre!

Continuando nossas entrevistas, onde semana passada entrevistei Cassiano Travareli da BrasilSEO, hoje tenho o imenso prazer de publicar a entrevista feita com o português Paulo Faustino, do blog Fique-Rico.

Gostaria de agradecer imensamente o Paulo pelo tempo disponibilizado para esta entrevista, e ficamos muito agradecidos com a sua “presença” na comunidade da Agência Mestre e brasileira.

Agência Mestre:: Conte-nos um pouco sobre você, sua carreira, o blog Fique-Rico e os demais blogs.

Paulo Faustino:: Olá Leandro e leitores do Agência Mestre. É uma grande honra puder ser entrevistado por essa equipa de grandes profissionais. O meu nome é Paulo Faustino, vivo em Leiria, uma pequena cidade de Portugal a 130km da capital Lisboa. Enquanto profissional sou neste momento um chamado ‘canivete suiço’. Faço um pouco de tudo, nomeadamente trabalho de Freelancer, Account, Webmaster, SEO, Consultor, Webdesigner, Programador, etc. Trabalho em redes de sites minhas, desenvolvo projectos para profissionais e empresas, faço consultoria sobre rentabilização de espaços na internet e marketing online, e desenvolvo ainda outras coisas :D

O meu blog principal é o www.fique-rico.com, onde tenho trabalhado arduamente nos últimos 14 meses, tendo já recebido imensas menções honrosas, entrevistas em revistas e jornais, e quase 10,000 comentários em artigos. Tem sido muito bom trabalhar por lá, não só pela experiência que vou adquirindo também, mas pelo facto de puder estar a ajudar outros blogueiros e freelancers que como eu, procuram um lugar ao sol.

Tenho outros projectos online interessantes, nomeadamente o www.wordpress-love.com e o www.randomwalls.com, ambos extremamente bem cotados também nas suas áreas de acção. Mais recentemente coloquei online o projecto CorpoSensual.com, pese embora numa área extremamente dispare.

Agência Mestre:: Qual teu principal foco no seus blogs? Quais os maiores desafios?

Paulo Faustino:: O maior desafio é sempre o de manter todos os projectos o máximo actualizados possível. Nem sempre é fácil, sendo que por vezes torna-se incompatível com a minha carga horária. Há sempre muita muita coisa para fazer e o tempo urge. Ainda assim trabalho cerca de 12 a 14 horas por dia. Além de me focar estritamente nos conteúdos, que procuro sejam sempre de topo e tragam ao leitor algo de novo, dedico-me também a encontrar as melhores formas de rentabilizar esses mesmos sites, o que por si só é um enorme desafio também.

Agência Mestre:: Qual a diferença de escrever para o público português e brasileiro? Apesar da reforma ortográfica brasileira, quais maiores dificuldades que encontra?

Paulo Faustino:: Nunca encontrei nenhuma barreira linguística entre o escrever em PT-PT ou PT-BR. Geralmente trato sempre os meus leitores por ‘Você’, ou seja, com respeito para com quem está do outro lado, e procuro sempre escrever num português de Portugal simples, directo e objectivo. Como nunca tive queixas acerca disso, calculo que estou a fazer um bom trabalho! :)

Agência Mestre:: Quanto tempo diário você dedica aos seus blogs?

Paulo Faustino:: Só aos blogs, em média cerca de 5 a 6 horas por dia, para gestão de comentários, produção de conteúdos, etc.

Agência Mestre:: Pelo tipo de material que você publica, é uma pessoa muito bem informada. Para fazer esse material você consulta Twitter, Orkut, Jornais ou a Web em geral?

Paulo Faustino:: Leio muitos blogs estrangeiros essencialmente, e consulto também muito as redes sociais. Estão constantemente saindo novidades interessantes em muitos nichos de mercado, e é necessário estar atento pois surgem oportunidades de ouro de tempos em tempos. Utilizo também o Twitter para comunicar com os meus leitores (www.twitter.com/fiquerico), o Orkut, Facebook, Dihitt, entre outros. Adoro redes sociais e compreendo o seu enorme potencial na web!

Agência Mestre:: No blog Fique-Rico, tem muitas dicas para ganhar dinheiro. Hoje é possível viver de blogs?

Paulo Faustino:: Sim é possível viver de blogs, ou de websites. Uma rede de 4 ou 5 bons projectos pode ser o suficiente para criar um Blogueiro de sucesso e com capital suficiente para continuar a construir novidades. Hoje em dia existe inúmeras formas de rentabilização para sites e blogs, pelo que o mais díficil é não conseguir ganhar dinheiro :)

Agência Mestre:: Se tivesse que investir um dinheiro hoje, investiria tudo em blogs?

Paulo Faustino:: Tenho de há vários meses para cá investido praticamente tudo o que ganho na construção de novos projectos, sejam eles sites ou blogs. Invisto também muito na sua prospecção. Um dos maiores erros dos blogueiros e webmasters é que falham muito na área do webmarketing. Não sabem elevar os seus projectos a um outro nível e regra geral, ou não investem em publicidade, ou investem mal.

Agência Mestre:: Além de ganhar dinheiro na Web e WordPress, quais os temas que você considera quentes para 2009?

Paulo Faustino:: O Twitter está a tornar-se um tema muito quente ultimamente, mas ainda é complicado de rentabilizar isso. Existem no entanto vários temas muito rentáveis, que podem ser encontrados facilmente no Google Zeitgeist (www.google.com/zeitgeist) por exemplo. A política é outro tema quente do ano, especialmente no que concerne à política americana. Mas existem outros, como as imobiliárias, o Dubai, Acai Berry, entre outros.

Agência Mestre:: O que você sugere para blogueiros, tanto profissionais, quanto aquele que está iniciando seus trabalhos?

Paulo Faustino:: A primeira coisa que recomendo sempre a um blogueiro ou webmaster, antes de criar um projecto, é pensar de que forma o irá rentabilizar. Isso muito antes sequer de o pensar em construir. Depois disso partir para a selecção de um bom nome, e investir. Tanto dinheiro, como tempo, dedicação e suor. Muitas vezes os blogueiros não chegam a fazer dinheiro porque desistem dos seus projectos em alturas cruciais. Um blogueiro é alguém que tem de ter capacidade para esperar 8 a 12 meses para começar a ver resultados. Por isso, o que sugiro sempre é: paciência!

Agência Mestre:: Por fim, qual a mensagem que você gostaria de passar para os blogueiros tanto brasileiros como portugueses?

Paulo Faustino:: Gostava de passar uma mensagem positiva, isto porque de facto a internet tem riqueza suficiente para fazer com que existam cada vez mais probloggers, tanto em Portugal como no Brasil. Há dinheiro, há oportunidades e há mercados. É importante é saber escolher bem os caminhos que se trilham, para evitar perder dinheiro desnecessariamente. Para isso recomendo também a leitura diária do meu blog, que não é mais do que uma Escola para Blogueiros e Webmasters: www.fique-rico.com

Obrigado mais uma vez ao Agência Mestre por esta oportunidade. Valeu! :)

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

20 Comentários para “Entrevista com Paulo Faustino (Fique-Rico)”

  1. Pavei

    Muito boa a entrevista do Paulo, ele é um grande padrão de referência para muitos blogueiros, como eu. Tento segui-lo o máximo, seus posts completos, com muita informação bem divididos inspiram a ler.

    Valeu Agência Mestre pela entrevista, valeu Paulo.

    Responder
  2. Jackson

    Interessante.

    Vejo no Paulo um exemplo a ser seguido por todos que empreendem on-line.

    Até mesmo, algumas “ideias dele” acabei seguindo a risca, e realmente tive resultados.

    Abraço e parabéns pela entrevista. Façam mais :)

    Responder
  3. Tiago Celestino

    Lia bastante o Fique-Rico, mas a carga de posts estava deixando minha cabeça bem azoada, chegava passar horas lendo o que o Paulo escreve. Apesar de ser um conteúdo longo, vale a pena. Muita coisa que aprendi, saiu de lá. :)

    Ótima entrevista

    Responder
  4. Paulo Faustino

    Bem, fico lisonjeado não só com a entrevista, como já tinha tido oportunidade de agradecer à equipa do Agência Mestre, mas também pelo enorme carinho dos leitores que colocaram comentários. É por tudo isto que dificilmente algum dia deixarei de escrever ou de ajudar seja quem for. A blogosfera é muito mais do que dinheiro, é uma família!

    Obrigado a todos. Mesmo!

    Paulo Faustino

    Responder
  5. Dav7

    Muito bem Paulo, um exemplo a seguir e uma honra por ser mais um caso de sucesso em Português :)

    Responder
  6. mortorius

    Excelente entrevista. Ser um Problogger é pra quem quer suar a camisa e realmente tem fome de vitória. Parabéns pela matéria, vai me ajudar com certeza. T+

    Responder
  7. David

    Acompanho o Paulo no fique-rico des do seu primeiro mês de vida e acho muito legal ver todo o crescimento em pouco tempo desse blog.

    Responder
  8. Marco Sousa

    Excelente entrevista com o Paulo, um blogger super activo e com uma boa bagagem de experiência na criação, divulgação e manutenção de blogs :) Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  9. Maxwel Oliveira

    Muito bom, gostei! – Se eu pudesse fazer uma pergunta…diria: É possível alcançar sucesso usando ferramentas gratuitas(Blogspot) ou somente o registro de domínio pode fazer um blog ser realmente rentável?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>