SEO

Algumas Técnicas Black Hat

Por Bruno Galileu

Olá leitores da Agência Mestre, vou descrever a seguir algumas técnicas de SEO, porém estas são técnicas Black Hat. Evite-as! Escondendo keywords: Keyword Stuffing, que...

Bruno Galileu

Olá leitores da Agência Mestre, vou descrever a seguir algumas técnicas de SEO, porém estas são técnicas Black Hat. Evite-as!

Escondendo keywords:

Keyword Stuffing, que seria o uso excessivo de palavras chaves (exemplo aqui já citado: www.filhote.com, as keywords estão bem abaixo da página e geralmente vai passar despercebido pelo visitante), porém isso pode ser feito de modo que o visitante não consiga enxergá-lo. Como? Utilizando um background sem imagem e com mesma cor da fonte. Isso já pode ser detectado pelas search engines. Pode também sobrepor duas camadas de CSS e fazer keyword stuffing na camada sobreposta. Outra maneira é utilizar uma fonte muito pequena, imperceptivel ao visitante.

Escondendo Links:

Do mesmo jeito que se esconde as keywords pode ser feito também para links, o efeito é o mesmo.

Keywords não relatadas no assunto:

Utilizando keywords de pouca relevancia ao assunto ou ás vezes nenhuma os desenvolvedores visam gerar maior tráfego, relatando keywords que estavam sendo muito procuradas. Antigamente a keyword sex era relatada na tag KEYWORDS para esse propósito, mas com o tempo ela ficou tão concorrida que hoje em dia não surtirá efeito algum.

Page swapping:

Uma técnica pouco utilizada onde a página é trocada, logo depois da passagem da search engine, por uma página não otimizada. A dificuldade nesta técnica esta em saber quando a search engine fará a próxima indexação pois isso pode ser feito com uma frequencia muito grande, o que torna esta técnica pouco eficaz.

Mostrar páginas diferentes para diferentes tipos de visitantes:

A intenção e mostrar paginas diferentes para humanos e search engines. Se o site foi construido com tecnologia invisível, pode ser apresentado uma versão indexavel para a search engine, diferente do que o usuário vê. Numa outra situação as search engines tem algoritmos diferentes, e assim pode ser mostrada uma versão diferente e otimizada da página para cada search engine. Isso é feito através de Cloaking e Redirects.

Redirects:

É o carregamento automático de uma página sem a interferencia humana. Isto é feito para que o usuário passe pela primeira página que esta otimizada para a seguinte sem que ele perceba. Isso pode ser feito utilizando REFRESH tag, porém as search engines já estão cientes disso e pode ser considerado blackhat.

Cloaking:

Este é um método mais sofisticado. Quando um browser ou uma search engine visita o site émandado um pedido com uma informação de identificação, como a versão do browser ou o searchbot, assim é mandada uma resposta diferente a esse pedido. As páginas feitas para as engines são simples, fáceis de serem compreendidas e com uma grande densidade de keywords. Já as páginas para humanos são graficamente complexas, atrativas, com estruturas de navegação e menos textos. O Cloaking é um tema muito polêmico que sempre gera discussão e pode ser mais bem detalhado futuramente.

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Avatar

    Isso ae galilas!

    Muito bom o artigo! Pra quem não tem muito conhecimento na áera de SEO, é bom ter consciência dos fatores que não devem ser utilizados para promover a página! Por mais que algumas técnicas de black hat “ajudem” seu site em dado momento, hora ou outra a máscara cai, e o google pune! Dai só resta lamentar! 🙂

  2. Avatar

    “Pode também sobrepor duas camadas de CSS e fazer keyword stuffing na camada sobreposta.”

    Então colocar texto em divs ocultas (visibility:hidden) que serão mostradas depois (ao clique do usuário a camada é exibida) é considerado blackhat seo? Vi pelo SEO browser que o conteúdo é indexado, mas a técnica pode ser vista com maus olhos pelos robôs?

  3. Avatar

    Olá Marta, utilizar o css com essa propriedade para construir um menu por exemplo, pensando no usuário, não é considerado black hat. Mas se você encher conteúdo e keywords nessas áreas pensando em rankear melhor com um contúdo totalmente inútil e invisível ao usuário, ai sim você estará cometendo black hat. Ficou alguma dúvida? Abraços…

  4. Avatar

    Não não, obrigada Bruno! Entendi que se o conteúdo for relevante, não há problema. =D Brigadão!, a vocês do mestre SEO por sempre responderem as nossas dúvidas!

  5. Avatar

    Fala pessoal, tudo bem? Lembram de mim do SMX? O cara da CAtho rsrsrs
    POis é, eu tenho uma dúvida sobre black hat. Quanto um site coloca um conteúdo diferente para quem desabilita o javascript, mesmo sendo o mesmo tema do site é considerado black hat?
    minha dúvida é sobre esse site: http://www.bne.com.br , quando clico com java desabilitado em qualquer link, aparece um conteúdo diferente.
    QUeria saber a opinião de vocês…Valeuzzz

  6. Avatar

    Fala Marcelo, lembramos sim heheh. Não há como garantir com 100% de certeza que nessa situação você será punido ou não. Se seu site for considerado suspeito, em alguns casos ele passará por uma revisão humana, nem todas punições são feitas automaticamente por computadores.

    Ai pode entrar a análise do revisor, se ele sentir que a diferença entre as duas versões traz um prejuizo aos resultados de busca, quer dizer que você esta manipulando de certa forma o rankeamento, você deve ser punido. Isso pode acontecer se você tiver um conteúdo mais otimizado para os motores de busca e um conteúdo mais pobre ao usuário.

    Lembre-se que os motores de busca odeiam páginas feitas para “eles” e não para o usuário. O ideal é você apresentar o mesmo conteúdo com e sem javascript. Agora entra sua análise sobre seu site! E uma pergunta o que exatamente está diferente com e sem javascript?
    Abraços…

  7. Avatar

    Boa Noite pessoal,
    Por favor sou iniciante no assunto embora tenho um simples site a 5 anos, mas preciso de ajuda;

    O meu site era o:
    http://paginas.terra.com.br/informatica/toninhoijano/pagina/index.htm

    Estava indo muito bem, mas era um site de paginas pessoais do terra, enfim o terra acabou com os sites de paginas pessoais e quando clica no link acima abre uma pagina de propaganda do terra.

    Bem, o negócio é o seguinte:
    Arranjei uma hospedagem e um domíno pago
    http://www.netcursos.net/

    Fiz o cadastramento do meu novo dominio mas anterior do terra esta atrapalhando, pois a url antiga não sai do google, preciso que ela sai do google para a nova url pegar a posição da antiga, que era muito boa,
    A antiga ainda esta em cache e não deixa a url nova entrar completa pois os sites são iguais, só mudeio o domínio e o nome das páginas.

    NÃO POSSO ENTRAR NO GOOGLE EM REMOVER, POIS NÃO TENHO COMO COLOCAR O CÓDIGO PARA REMOVER, POIS NÃO EXISTE MAIS ESTA HOSPEDAGEM.

    Não sei se fui claro mas se puderem me ajudar agradesco muito !!!
    Atenciosamente,
    Toninho
    [email protected]

  8. Avatar

    Toninho, se não me engano tem como remover o site da indexação, só não me lembro como… que tal solicitar ao terra para efetuar tal desindexação se for o caso de inserir códigos ou ter que comprovar ser o owner do “endereço antigo”

  9. Avatar

    Há algum tempo, participei de uma campanha de troca de links que ficou bem famosa na internet. Mas parece que de uns tempos pra cá, o Google me puniu, pois só apareço nas pesquisas, se pesquisado exatamente o nome do meu blog.

    Como posso desfazer isso?

    abraços

  10. Avatar

    Artigo muito bem feito – Parabéns !!!

  11. Avatar

    Muito bom o artigo! Pra quem não tem muito conhecimento na áera de SEO, gostaria de fazer um curso na área.

  12. Avatar

    Eu so queria saber se o google se pegar que eu to usando blak hat ele vai me banir?? e tirar meu page rank?

    • Avatar

      Olá Pedro! Esse é o objetivo do Google. Remover dos seus índices sites que abusam das imperfeições do algoritmo e não ajudam o usuário. Aqui na Agência Mestre, nós temos bastante informação a respeito. Comece por aqui:

  13. Avatar

    Vejo alguns sites com um tipo de banner móvel que insiste em te acompanhar por todo o site, e quando você clica em fechar, ele te manda para um outro site. Isso é considerado técnica blackhat? Se sim, qual tipo de técnica?

    • Avatar

      Bom, acredito que isso não influencia em rankings no Google, então é provável que o Google não considere black hat. Mas concordo que seja uma péssima experiência para o usuário. Convém reclamar no próprio site, acho que o Google não tem nada com isso.

  14. Avatar

    Olá pessoal, redirecionar um dominio com um bom numero de visitas diárias para um outro site, é uma tecnica legal? Obrigado!

    • Avatar

      Guilherme, depende do contexto geral. Comprar domínios para ganhar os respectivos rankings e links, o Google diz que não funciona e, ainda, já houve caso de punição por esse tipo de atividade. Por outro lado, é normal você redirecionar um domínio antigo para um novo. Depende do contexto.

  15. Avatar

    Tenho em meu site (www.dinheiroetc.com.br) uma página sobre cartões de crédito que é uma das mais visitadas. Tenho um domínio mais interessante (melhorescartoes.com.br) mas que seria útil apenas para esta página. Seria Black Hat apontar este domínio para a página do meu site, e manter todas as outras páginas como estão? Penso em fazer isso pela conveniência do domínio conter boas keywords e potencialmente ter um resultado bom no google.
    Obrigado

    • Avatar

      Fábio, eu publiquei um artigo na área de assinantes que resolve justamente esse ponto sobre o como tratar vários domínios em relação a essa questão de usar keywords no nome do domínio. Microsites e outras idéias estão por lá. Recomedo a leitura:

      Domínios com Keyword e Domínio com Marca – Melhores Estratégias de SEO

  16. Avatar

    Troquei de hospedagem e notei que caiu os acessos no meu site: aquicurso.com e gostaria muito que alguém pudesse me indicar o que pode ter ocorrido para isso acontecer. Agradeço antecipadamente. Desejo ótimo SEO para todos!

    • Avatar

      Talvez o processo de troca não tenha sido o mais correto. Você manteve por alguns dias o seu site nos dois servidores ao mesmo tempo? Caso não tenha feito isso, talvez o Google tenha ido buscar o seu site no outro endereço (outro servidor) e, como não encontrou, “desistiu” do seu site.

      Mas certifique que o código de rastreamento de visitas do site está em todas as páginas, compare os rankings, teste se o Googlebot consegue acessar seu site (pelas ferramentas no Google Webmasters Tools – GWT) e veja se há alguma mensagem no GWT notificando algum erro no site.

      Estes são os primeiros passos.

      • Avatar

        Valeu Frank, bom saber dessas dicas. Mas inesperadamente tudo voltou ao normal ou melhor, notei que estão vindo mais visitas depois que estou aplicando as técnicas que aprendi aqui.

        Feliz SEO para todos!

  17. Avatar

    Minha dúvida é a seguinte, normalmente eu monto um site e coloco o site dentro de uma pasta no FTP, por exemplo http://www.dominio.com.br/site, e utilizo uma redirect para redirecionar para esta pasta que está o site.
    Isto é considerado Black Hat?

    Obrigado

  18. Avatar

    Pessoal, tudo bem?

    Realizei o curso de vocês nos dias 27 e 28 de Julho e fiquei com a seguinte dúvida.

    As tags inseridas nos campos de itens mais buscados são consideradas black hats?

    Deixo uma imagem como exemplo.

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/87613653/black-hat.jpg

    Desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,
    Maciel Eustaquio

  19. Avatar

    Simples e objetivo. Muito bom artigo.
    Gostaria de comentar sobre os limites de utilização e o bom senso que cada expert de SEO deve ter.
    Como comentado pelo colega Frank Marcel acima, em muitos casos, de fato, “depende”.
    O limite da utilização as vezes não é simples de caracterizar. Quero dizer, a barreira entre o correto e o que vai ser penalizado não é exata, porém, cada profissional sabe e percebe quando está próximo da “cerca” que delimita o certo e o errado.
    Por exemplo a utilização de blocos de anúncios “colados” à margem direita, ao lado da barra de rolagem, é uma técnica deliberadamente black hat. Porém, imaginando um site responsivo com width:100% e um bloco à direita é deliberadamente caracterizado com black hat? Poderíamos dizer que não, mas sabemos que, no mínimo, esse site estaria bem próximo do limite do correto/incorreto.
    Por outro lado, há práticas apontadas pelo Google como não corerentes, mas que na prática são muito saudáveis: a utilização dos blocos de links 200×90 sem indicação de que se trata de publicidade, quer dizer, não se deveria induzir o visitante a pensar que aquilo é algum tipo de menu. Um exemplo de utilização saudável desses blocos podemos ver nos sites de utilidade pública Simulado DETRAN e 2ª via boleto. Inclusive porque no topo desses blocos existe a mensagem clara do próprio Google: “Anúncios Google”.
    Com um alerta de anúncio explícito e ainda, não se utilizando de técnicas agressivas que forcem abertura de páginas sem a intervenção do usuário, a idoneidade do site é preservada e dificilmente sofrerá alguma penalização.
    Espero poder ter agregado alguma informação à discussão.

    Forte abraço,
    Leandro Seidel.

  20. Avatar

    Muito esclarecedor o artigo. Estou começando e não tenho muito conhecimento na área de SEO.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?