9 dicas em Acessibilidade e Usabilidade

Por Flávio Cabral


Não é necessário que o usuário somente encontre o seu site. Fazer um SEO é importante, mas o usuário precisa navegar facilmente por seu site e encontrar o que procura. Uma empresa de SEO estará preocupada com a otimização do site e também com a acessibilidade e usabilidade, até mesmo porque quanto mais fácil for a navegação pelo seu site, melhor ele será acessado por um web crawler (consulte glossário de SEO para definições) e melhor será indexado pelas ferramentas de busca.

Também devemos considerar que hoje em dia cada vez mais usuários estão utilizando diferentes formas de acessar a internet. Seja por aparelhos celulares ou navegadores alternativos que podem até excluir completamente as imagens e a maioria da formatação do seu site.

Pensando nisso, selecionei algumas dicas em usabilidade e acessibilidade para o post de hoje:

Acessibilidade:

Declaração de Doctype

A declaração do doctype especifica qual versão de HTML é utilizada no seu site. Isso vai ajudar o navegador a montar o site, sabendo qual é a melhor maneira para interpretar a informação que chegou até ele. Todas as páginas devem especificar o doctype e a codificação de idioma. Mais informação sobre isso pode ser encontrada em w3.org.

Padronização das páginas

Utilize CSS para especificar todos os padrões de fonte, cor, tamanhos e alinhamento do texto no seu site. Diferentes navegadores utilizam padrões diferentes para essas configurações, então é importante manter o controle sobre isso para que o design do seu site não fique completamente diferente de como ele foi feito.

Listas com marcadores

Sempre faça listas utilizando marcadores corretos (UL, OL ou DL) e (LI, DT ou DD). Embora seja possível criar listas com outras formas de código e até mesmo com asteriscos, utilizar esse padrão garante que usuários não percam a formatação mesmo utilizando diferentes plataformas.

Navegação sem CSS

Alguns navegadores, principalmente os mais compactos utilizados em aparelhos celulares e que priorizam pouca transmissão de dados, podem não suportar CSS. Então faça testes para garantir que a informação do seu site seja acessada quando o CSS não estiver habilitado.

Usabilidade:

Otimização de Conteúdo

Seu conteúdo precisa ter um propósito, um começo, um meio e um fim. Cada página deve mostrar sua importância e seus benefícios.

Eliminação de distração

Elimine pop-ups ou qualquer outra coisa que distraia o usuário do propósito do seu site. Isso também deve reduzir o clutter (conteúdo não indexável), limpando o código fonte do seu site. Remova também links desnecessários que em teoria ajudariam na navegação do usuário, mas que na prática só confundem.

Informação Para Contato

Deve ficar claro no seu site como entrar em contato com você ou sua empresa. Algumas vezes esse é o principal motivo que levou o usuário a acessar o seu site. Em alguns casos é interessante até mesmo deixar disponível o telefone de contato em todas as páginas.

Links Externos

Não tenha medo de criar links para outros sites. Fornecer conteúdo relevante para seus usuários é um ponto positivo, mas cuidado para linkar somente para páginas necessárias e que não levarão visitantes embora.

Feedback

Permita que seus clientes enviem declarações sobre seus produtos e serviços. Mostre isso em seu site e permita também que os clientes mandem informações anônimas. Alguns podem preferir assim.

Leia também o post sobre Acessibilidade e Usabilidade em nosso blog caso queira mais informação no assunto e dicas em Search Engine Optimization.

Por hoje é só.

Referencias:

Search Engine Guide: Usability

Search Engine Guide: Acessibility

LEIA MAIS
Google Website Optimizer – Como Funciona?

Google Website Optimizer – Como Funciona?

Sempre que é necessário alterar os elementos de uma página é importante realizar testes para verificar se as alterações foram convenientes. Em caso de páginas ligadas à conversão, esses testes são essenciais.
O Google Website Optimizer é uma ferramenta muito útil nesses casos, pois realiza testes A/B e multivariados nas páginas do site. Veja aqui como utilizar essa ferramenta.

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o…

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

Após todo o trabalho de aquisição de tráfego, você conseguiu um volume sólido de visitantes para suas páginas e o trabalho acabou? Não. Após conquistar um visitante e ele chegar a sua página, apenas metade do caminho foi percorrido. Agora é hora de conseguir que a visita se transforme em uma conversão: venda, assinatura, cadastro, pesquisa, enfim, o que você precisar. Neste artigo, 7 dicas para melhorar a conversão em landing pages.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?