7 Dicas de SEO para Usabilidade

Por Frank Marcel


Olá! Hoje vou passar por esse polêmico tema de SEO: Usabilidade. Mais uma vez com uma série de dicas. Vamos a elas.

Ser Flexível às Necessidades e Possibilidades do Usuário

Ser flexível ao usuário significa não criar uma página “dura”, quer dizer, a página deve se adaptar às necessidades e/ou possibilidades do usuário. Com a chegada do CSS, isso foi, em muito, facilitado.

Quando se define um estilo para o texto, é importante pensar nos diferentes meios segundo os quais a página poderá ser acessada, ou seja, resolução de monitor, pessoas com dificuldade de leitura (problemas de visão, por exemplo) ou até mesmo pessoas que acessam a internet por dispositivos móveis.

É preferencial que se use tamanhos relativos para páginas e textos, assim, uma pessoa com dificuldade para ler textos em tamanhos pequenos terá a página ajustada às suas necessidades.

Não Exagerar nas Imagens com Texto

Bom, aqui é muito simples de entender. O buscador não consegue ler texto nas imagens, portando é bom não exagerar. Não é proibido, mas texto é texto. Você pode estilizar e criar um logo em imagem com o nome do site, mas eu recomendaria usar texto.

Estabelecer e Respeitar o Design do Site

Essa dica eu já passei para outros tópicos também.

Primeiro, mantendo um padrão no design, as pessoas vão conseguir encontrar os elementos da sua página sempre. O menu sempre à esquerda ou sempre acima do conteúdo, um campo de busca sempre no canto superior direito, o logo/nome do site sempre no canto superior esquerdo e com um link para a index, etc.

Esses são padrões de design já estabelecidos, vale a pena seguir, mas não é proibido arriscar coisas diferentes.

Disponibilizar uma Navegação Fácil e Clara

Bom, com a dica anterior, esta aqui fica praticamente garantida. Ainda, pode-se usar o Breadcrumb Navigation, dependendo do tamanho do site.

Usar “alt text” com as Imagens

Use textos na alt text que sejam informativos, assim o usuário terá uma informação a respeito da imagem. “imagem1”, “imagem2”, “imagem3” não transmitem nenhuma informação.

Manter Arquivos de Tamanho Pequeno

O botão de voltar no browser é um dos mais usados na internet. Se uma página demora muito para carregar, um usuário pode nem chegar a ver o conteúdo e abandonar a página. É importante manter os arquivos das páginas em tamanho pequeno.

Campo de Busca no Site e Sitemap

Um campo de busca para buscar conteúdo no site é uma ferramenta muito interessante quando se tem um site grande. Com certeza as pessoas farão uso dela e terão bom proveito se o site provê bastante conteúdo em seu tema.

Por outro lado, em sites pequenos não é conveniente ter essa ferramenta de busca, pois muitas das buscas que um usuário pode executar provavelmente acabariam em falha, sem achar nenhum resultado. Disponibilizar um sitemap pode resolver essa situação de encontrar conteúdo no site.

Por hoje é só

Bom, essas são algumas dicas de SEO para melhorar a usabilidade do site. Se alguém tiver mais dicas, comente aí! Até a próxima!

LEIA MAIS
Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o…

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

Após todo o trabalho de aquisição de tráfego, você conseguiu um volume sólido de visitantes para suas páginas e o trabalho acabou? Não. Após conquistar um visitante e ele chegar a sua página, apenas metade do caminho foi percorrido. Agora é hora de conseguir que a visita se transforme em uma conversão: venda, assinatura, cadastro, pesquisa, enfim, o que você precisar. Neste artigo, 7 dicas para melhorar a conversão em landing pages.

CTA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Call to Action

CTA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Call to Action

CTA, ou call to action, são funções ou links que incitam o usuário a executar uma ação. Veja como utilizar da maneira certa para fazer seu público agir!

Comentários
  1. Opa! Muito bom!
    Estou terminando um site aqui, relativamente pequeno, você me aconselha fazer um sitemap para ele mesmo assim?

    Obrigado
    Newton Calegari

  2. Boa dicas cara!

    Aí vai mais uma, coloque o link de “adicionar um comentário” no feedburner 😀

    rsrs

  3. Gostei das dicas, e na sua última o cara ainda pode faturar no adsense de pesquisa…
    ABs.
    Carlos

  4. Newton, mesmo os sites pequenos devem possuir um sitemap.

  5. Newton, o sitemap desempenha um papel muito importante para usabilidade. Realmente vale a pena fazer um sitemap para sites pequenos. Aos poucos eles acabam crescendo!

  6. Cara, tenho uma dúvida… tenho um site que eu utilizo tudo que está dentro do head em um include. Isso é ruim ?! Todas as minhas páginas tem o mesmo title, mesmas metas etc…

    Eu preciso fazer um title pra cada página e assim por diante?

    Valeu,
    Fred

  7. Com certeza, Frederico. Cada página deve ter seu próprio conjunto de meta tags (title incluso), afinal, cada página tem seu próprio conteúdo, certo?

    Abraços!

  8. Humm eu ia fazer um campo de busca, mas como meu site é pequeno, menos de 10 páginas, acho que vou deixar apenas o mapa do site mesmo.

  9. Adorei as dicas!!
    Obrigada! 🙂

  10. a usabilidade é o que faz o visitante (uma vez ultrapassados os desafios do seo em fazê-lo chegar até seu site) a navegar pelas páginas internas do seu site, achar o que quer e concluir o seu desejo (seja compra, seja encontrar contatos, seja encontrar conteúdo/ferramenta como meio para conclusão de seu trabalho fim).
    Assim, as duas pontas (dono do site e visitante) saem ganhando!

  11. Uma das dicas de maior valor aqui é: “Ser Flexível às Necessidades e Possibilidades do Usuário”.
    Obrigado e parabéns!

Deixe seu comentário abaixo