Tráfego Pago

Estimativa Global de Usuários Bloqueando Anúncios Aumentou em 2023

Por Raquel Pereira

Confira a estimativa sobre o número de usuários bloqueando anúncios e veja como isso afeta a sua estratégia.

Raquel Pereira

Um novo estudo da eyeo mostra que, em 2023, o número de usuários globais optando por utilizar bloqueadores de anúncios cresceu acima do esperado.

Atualmente, a estimativa é que 912 milhões de usuários tenham instalado algum bloqueador de anúncios em seus dispositivos desktop ou mobile, marcando um crescimento de 7% desde o final de 2022.

Confira os motivos que levaram os usuários a buscar essas soluções e como elas impactam suas estratégias de tráfego pago:

A Ascensão dos Bloqueadores de Anúncios

Os dados do relatório levam em consideração a estimativa de usuários que passaram a utilizar algum tipo de bloqueador de anúncios no segundo trimestre de 2023.

Gráfico - Número Estimado de Usuários que Bloqueiam Anúncios em seus Dispositivos

Representando um aumento de 7% em comparação com o último trimestre de 2022, o resultado de 912 milhões de usuários marca o nível mais alto já registrado de usuários bloqueando os anúncios em websites e aplicativos.

O que são bloqueadores de anúncios?

Apesar do nome, um bloqueador de anúncios não necessariamente impede a exibição de anúncios, ele apenas evita que o usuário carregue os anúncios ao visitar determinada página da web, para que não seja feito o carregamento daquele anúncio.

Ou seja, quando o usuário acessa uma página na qual há diversos anúncios da Rede de Display do Google, por exemplo, ou outros pop-ups do próprio website, o bloqueador de anúncios identifica essas ações e evita que elas sejam carregadas, tornando a navegação do usuário mais rápida.

A tecnologia dos bloqueadores de anúncios possui uma série de regras estabelecidas para não prejudicar ações de anunciantes, como as listas de URLs que determinam o que deve ou não ser bloqueado.

O bloqueio de anúncios em dispositivos móveis excede o bloqueio em desktops

Ainda segundo o estudo, no segundo trimestre de 2023 a maior parte das buscas dos usuários concentrou-se em bloqueadores de anúncios para dispositivos móveis (496 milhões).

Bloqueadores de Anúncios em Dispositivos Móveis Superam Desktops

O volume é menor do que em 2020, quando foram registrados 525 milhões de usuários, e um grande impulsionador para o uso dessa ferramenta podem ser as novas legislações acerca do uso de dados e a preocupação cada vez maior dos usuários com a sua privacidade no meio digital.

Agora que empresas como a Meta e ByteDance estão em busca de desenvolver assinaturas pagas para remover anúncios na União Europeia, as discussões sobre o tema aumentam as preocupações dos usuários e os levam a buscar outras alternativas enquanto a assinatura não está disponível globalmente.

Entendendo os Impactos dessa Mudança no comportamento dos usuários

Basicamente, a adoção desses bloqueadores de anúncios reflete um descontentamento dos usuários com a publicidade digital mais “agressiva”, visto que muitos usuários buscam essas ferramentas para ter uma experiência mais agradável em determinados sites que acabam “lotando” seus espaços com publicidade.

Para os gestores de tráfego, a situação é preocupante, visto que é estimada uma perda de receita de 54 bilhões de dólares em 2024 por conta do uso de bloqueadores de anúncios.

Impactos dos Bloqueadores de Anúncios no Marketing Digital

Alternativas e Soluções para Anunciantes

Uma solução emergente é o conceito de “Anúncios Aceitáveis”, que ganhou tração com cerca de 307 milhões de usuários optando por filtrar, ao invés de bloquear completamente, os anúncios. Essa abordagem busca um equilíbrio, permitindo anúncios que não comprometem a experiência do usuário.

Além de buscar outras estratégias de marketing digital focadas no usuário, como SEO e Inbound Marketing, a chave está em adaptar-se, buscando abordagens de anúncios mais sutis e centradas no usuário, que respeitem sua escolha de evitar anúncios intrusivos.

Conheça os serviços de Marketing Digital da Agência Mestre e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer no meio digital, sem desperdiçar investimentos em estratégias que não geram resultados.

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?