Os Sites Mais Bem Classificados Após o Core Web Vitals

Por Letícia Matsumoto

SEO

Os Sites Mais Bem Classificados Após o Core Web Vitals

Aprenda com este artigo como quatro nichos de mercado distintos conquistaram melhorias em suas pontuações de requisitos do Core Web Vitals!

Letícia Matsumoto

Com a conclusão do lançamento do Core Web Vitals em setembro do ano passado, alguns sites perceberam oscilações em suas visitas de maneira positiva. Confira quais os segmentos desses sites e o que você pode aprender com eles!

As áreas com melhor classificação após o Core Web Vitals

Para realizar a análise a plataforma de SEO empresarial BrightEdge comparou as principais classificações de 500 palavras-chave em quatro mercados diferentes:

  • educação,
  • tecnologia B2B;
  • finanças;
  • varejo.

As métricas utilizadas pela plataforma foram:

  1. Largest Contentful Paint (LCP) – carregamento, entre 2,5 segundos;
  2. First Input Delay (FID) – interatividade, entre 100 milissegundos;
  3. Cumulative Layout Shift (CLS) – estabilidade visual, entre 0,1.

Varejo

Entre 2021 e 2022, as pontuações do varejo melhoraram em 58%. O que demonstra um grande avanço, visto que na análise prévia, antes da conclusão do update, o nicho possuía diversos sites que não atendiam os principais requisitos.

Tecnologias B2B

No setor de tecnologias B2B o destaque ficou por conta das plataformas SAAS, a melhora na pontuação ficou em 30%.

Educação

Os domínios “.gov” demonstraram que estão em dia com os requisitos da atualização do Google, no geral a melhora foi de 28%.

Finanças

A variação de melhoria no setor de finanças é a menor entre as áreas analisadas, mas, um ponto positivo é que isso se deve a excelente classificação prévia. Ou seja, os 27% vieram de uma otimização que já havia tido início anteriormente.

Por que o Core Web Vitals é tão importante?

Um ponto muito interessante desse estudo é que ele levou em consideração uma análise prévia, realizada em 2021, quando o lançamento ainda não havia sido concluído. No entanto, os requisitos da atualização estão presentes nas boas práticas de SEO há muito tempo.

As áreas que se destacaram tiveram uma boa pontuação de evolução porque estruturam planos de melhorias antes mesmo de sentirem os efeitos do update. Essa é a grande tática para não ser afetado com as atualizações do Google!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda mais sobre o Google

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?