SEO Para Landing Pages: Como Utilizar Corretamente

Por Marcio Alves

SEO

SEO Para Landing Pages: Como Utilizar Corretamente

Você já parou para pensar se existe SEO para landing pages? Já parou para pensar se é possível melhorar o trabalho delas nos mecanismos de buscas? Clique aqui, acesse nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Marcio Alves

O trabalho de SEO já é amplamente divulgado pela Agência Mestre, mas é comum que surjam algumas dúvidas sobre onde ele pode ser empregado. Quer saber se existe, por exemplo, SEO para Landing Pages? Dê o play no vídeo abaixo e descubra:

Antes mesmo de responder se é possível utilizar o SEO para landing pages, para melhorar o posicionamento de sua página nos mecanismos de busca, é preciso desconstruir e entender melhor o conceito dessas páginas para o Marketing Digital.

O Que é Landing Page?

É comum escutarmos a definição básica, ou seja, que landing pages são páginas tradicionais, como a home de um site ou uma página que linka para um serviço. No entanto, os profissionais de Marketing Digital com mais experiência, definem as landing pages como páginas com alto foco em conversão. Isso significa que o consumidor que vai até uma landing page, chega essencialmente, para uma única ação: converter.

Normalmente essas páginas são criadas no Unbounce, no construtor de páginas do RD Station, no construtor de páginas do Klickpages ou ainda da Lead Lovers. Por isso, se levarmos em conta essa definição de Oli Gardener (co-fundador do Unbounce), existe um trabalho de SEO que pode ser realizado nessas três páginas (home, páginas de serviços e landing pages).

Para exemplificar, em uma home page nós podemos ter todos os elementos de SEO, tais como: título, meta description, linkagem interna, ajuste em imagem e velocidade de carregamento.  Assim como da mesma maneira podemos realizar essa estratégia na página de serviços. E na página de alta conversão? Sim, a resposta também é a mesma.

No entanto, é preciso que você preste bem atenção a um detalhe. Se a landing page tiver um conteúdo similar ou igual ao da página de serviço ou da sua home page, e foi criada para aumentar a taxa de conversão, é necessário que se faça referência dessa página pela canonical tag.

O Conceito de Canonical Tag

A Canonical foi criada em 2009 e nada mais é do que uma indicação que fazemos ao Google para mostrar que uma página tem conteúdo duplicado (ou muito similar) a outra página, referenciando assim a página de origem. Isso permitirá que os algoritmos do Google não indexem a nova página da mesma maneira como faz com as outras, o que ajuda na otimização do SEO da própria landing page, economizando tempo e dinheiro e trazendo mais resultados.

SEO para Landing Pages

Por isso, existe sim SEO para Landing Page. E se você criou uma página completamente nova para, por exemplo, lançar um e-book, o trabalho de SEO deve ser realizado como em qualquer outra página, com título, linkagem interna, meta description, velocidade de carregamento e trabalho em imagens. Dessa maneira a landing page te dará um resultado satisfatório a médio e longo prazo!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Comentários
  1. Avatar

    caramba, não sonhava que landing pages pudessem ser trabalhadas com SEO, fantástico agora me abriu os horizontes, só tenho a agradecer as informações, pois antes tudo que eu ouvia falar era que seria perda de tempo trabalhar o SEO em Landing Pages.

  2. Avatar

    Excelente explicação!

    Diferenciou com maestria, ficando bem fácil de entender.

    Abraços

  3. Avatar

    Excelente post

  4. Avatar

    Muito bom esse post e ficou de grande alegria e vai me ajudar e muito.
    Sucesso.

  5. Avatar

    Olá
    É possível fazer uma landing page com técnicas de seo para uma corretora de seguros direcionada a uma companhia seguradora específica ?
    Na seguradora existem vários ramos
    Como poderia ser feito ?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?