Por que ativar o site somente quando ele estiver pronto? Parece algo muito trivial, mas muita gente não faz isso. O que acontece muito é a pessoa ativar o site com um monte de erros e ir fazendo a otimização do site aos poucos. Mas o que isso influencia no SEO?
danger

Links Quebrados

Vamos supor que voce tem um site que venda produtos de informática www.produtos.com. Você então cria uma página de teclados e começa assim: www.produtos.com/keyboards/

E para cada modelo de teclado você cria uma página. Ficaria mais ou menos assim: www.produtos.com/keyboards/logitech.php

Puxa, a estrutura está maneira. Agora voce cadastra os 500 modelos de teclados no seu banco de dados e deixa o crawler indexar tudo. Só que você percebe que vai focar o público brasileiro e eles buscam mais pela keyword “teclado” do que “keyboard”. Você então mudaria para www.produtos.com/teclados/modelo_do teclado.php.

Parece perfeito, mas como você é um cara sem tempo pra nada, você esquece de ficar olhando detalhes. E tem um muito importante: todos os 500 links para cada modelo de teclado que apontavam para www.produtos.com/keyboards/modelo_do teclado.php estão quebrados. O crawler não vai gostar de encontrar 500 páginas com código 404. Esse problema é facilmente solucionável com redirecionamento 301. Mas o problema aqui não foi resolver, e sim, lembrar dos links quebrados.

Idade dos links

Voltando ao mesmo exemplo, suponha que você tinha um punhado de links que você, por qualquer motivo, resolveu tirar. Mas depois de algum tempo, você quis voltar atrás e colocou eles de volta. Qual a desvantagem? Seus links são novinhos, e menos valiosos do que se eles estivessem com mais idade.

Aumento do Link Churn

Para quem não sabe, link churn é a taxa com que os links aparecem e desaparecem da página. Uma página com link churn alto pode ser entendido como esquema de spam. Se você é iniciante no SEO, talvez você fique um pouco eufórico e fique mudando toda hora os links da página. Muito cuidado.

Bounce Rate Alto

Ainda não sabemos o quanto o bounce rate da página influencia no rankeamento da mesma. Porém, sabemos que um bounce rate alto é ruim de qualquer maneira. Se você está começando o site, é normal encontrarmos erros de SQL perdidos, páginas travadas, CSS quebrado, etc. Isso aumenta o bounce rate. Além disso, imagine você como usuário: se entrar em uma página com erros, você vai hesitar em entrar na próxima vez que encontrá-lo.

Indexando Conteúdo Indesejável

Eu não sou muito sortudo. Estava ativando um domínio parkeado. Então eu pus um template básico com aquelas palavras estranhas em latim. Eu pensei: “Tenho que ter muito azar para o crawler indexar isso aqui nas próximas 6 hrs”. Dias depois, procuro o que esté no cache sobre o meu site: Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam. Logo, dependendo do que o robot indexar, é possível você ser acusado de um black hat, deixando seu site punido por um longo tempo . Basta você ter a mesma sorte que eu.

Hoje eu termino por aqui. Tomem mais cudiado agora ao ativarem o site de vocês. Escrevam, xinguem, opinem, critiquem, elogiem. Obrigado.