Ferramentas de rastreamento apontam possível atualização do Google

Por Raquel Pereira

SEO

Ferramentas de rastreamento apontam possível atualização do Google

O Google está planejando uma nova atualização? Algumas ferramentas de rastreamento sugerem uma alteração nos resultados de pesquisa. Entenda!

Raquel Pereira

Ferramentas como SEMrush e Mozcast registraram oscilações incomuns na volatilidade dos resultados de pesquisa, o que pode significar uma possível atualização do Google.  

Apesar do Google não apresentar sinais de atualização para SEO, alguns relatórios das ferramentas de rastreamento do algoritmo mostraram dados atípicos nos últimos dois dias. Durante a primeira semana de Fevereiro, muitos profissionais notaram essas oscilações, veja alguns exemplos em diferentes plataformas:

SEMrush

semrush Fonte: Blog Search Engine Roundtable

Mozcast

Mozcast Fonte: Blog Search Engine Roundtable

Algoroo

Algoroo Fonte: Blog Search Engine Roundtable

E no Brasil, já conseguimos ver algo?

Utilizando a ferramenta Google Algorithm Changes, é possível visualizar que o Brasil apresenta uma variação muito semelhante aos registros norte-americanos.

Google Algorithm Changes Fonte: advanced web ranking

Essa ferramenta analisa a volatilidade nos resultados de pesquisa do Google, relacionando com atualizações recentes do algoritmo. No dia 6 de Fevereiro, o registro de variação foi de 7.34, considerado um índice alto, indicando possível atualização também no Brasil.  

Nesse cenário é muito comum a incerteza sobre uma atualização, afinal, o Google vem mostrando sinais sutis desde o final de dezembro, com intervalos pontuais e atualizações não confirmadas até o momento. 

Como não houve nenhum pronunciamento oficial,  é difícil dizer se o Google está caminhando para um Core Update, no entanto, tivemos indícios de muita novidade a partir da nova API de Inspeção de URL e a nova robots tag Indexifembedde

Caso você tenha reparado essas alterações em seus relatórios nos últimos dias, fique atento a esses pequenos updates não confirmados e às novas ferramentas que o Google está disponibilizando, afinal, o algoritmo está sempre em manutenção.Quer ficar sabendo de todas as atualizações sobre Google e SEO na sua caixa de entrada? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?