Search Console lançou nova API de inspeção de URL

Por Raquel Pereira

SEO

Search Console lançou nova API de inspeção de URL

Uma das APIs mais aguardadas pelos profissionais de SEO chegou ao Search Console. Clique e confira tudo sobre a API de Inspeção de URL do Google.

Raquel Pereira

A nova API do Google, lançada esta manhã, permite que você interaja com a ferramenta de inspeção de URL de forma programática, eliminando o trabalho manual.

“Hoje estamos lançando a nova API de inspeção de URL do Google Search Console, que oferece acesso programático a dados no nível de URL para propriedades que você gerencia no Search Console”, pronunciamento oficial do Google.

As APIs do Google Search Console são muito utilizadas por profissionais de marketing digital, desenvolvedores e profissionais de SEO. Principalmente, porque elas fornecem dados para ferramentas externas que ajudam a otimizar processos e realizar consultas avançadas sobre SEO.

O recurso mais aguardado pelos profissionais era uma API de Inspeção de URL, que é utilizada para coletar dados sobre uma versão indexada do Google de uma determinada página. Antes do lançamento, era comum a utilização de ferramentas externas que, muitas vezes, traziam informações falsas ou desatualizadas. 

O Google afirma que: “Com a nova API de inspeção de URL […] você pode solicitar os dados que o Search Console tem sobre a versão indexada de uma URL; a API retornará as informações indexadas atualmente disponíveis na ferramenta de inspeção de URL.” Isso significa que, agora, os dados sobre as suas páginas serão fornecidos pelo próprio Google.

O que a nova API oferece e como utilizar

API de inspeção de url

Fonte: Google Search Central no Twitter

A nova API poderá ser utilizada para todas as páginas que você tenha acesso verificado no Google Search Console, logo, agências de Marketing com projetos de SEO terão acesso aos dados de seus clientes e poderão monitorar possíveis problemas.

No entanto, é preciso ficar atento ao limite de uso. No momento, há uma cota de 2000 consultas por dia e 600 consultas por minuto. Alguns profissionais de SEO comentaram que, devido à limitação inicial, será mais útil focar em verificar alterações do que fazer análises diárias em milhares de páginas.   

As respostas incluem informações do Search Console como: status de índice, AMP, pesquisas aprimoradas e usabilidade em diferentes dispositivos. Ao solicitar uma análise, você receberá uma resposta com os resultados relevantes, ou uma mensagem de erro, caso a URL esteja indisponível.

Algumas ferramentas externas e plug-ins já estão atentos à novidade. Em resposta ao pronunciamento oficial do Google Search Central no Twitter, a SEOPress comentou: “Em breve disponível no SEOPress”.

Com a nova API, será possível adicionar insights e verificações de páginas para monitorar alterações ao longo do tempo, tornando mais ágil a priorização de páginas que necessitam de correções.

O Google acredita que: “a nova API trará novas oportunidades para o ecossistema inovar com os dados da Pesquisa Google”. Para as próximas semanas, espera-se que as ferramentas e plataformas CMS comecem a implementar a nova API, enquanto isso, o Google disponibilizou a documentação do desenvolvedor da API para que os profissionais possam aprender a utilizar esta nova funcionalidade.

Receba as principais novidades sobre Marketing Digital na sua caixa de entrada! Faça parte da Lista Vip da Agência Mestre e não perca nenhuma atualização.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?