Você ainda acredita naquele velho mito de que SEO é muito trabalhoso? No vídeo o nosso CEO, Fábio Ricotta, mostra como você pode aumentar (e muito) seus resultados com pequenas ações simples de SEO. Dê o play e confira!

Por que não trabalhar a página?

Há quem ainda pense que trabalhar com SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca) é muito difícil, que só associam essa atividade à programação, que é tida como muito complexa. A verdade é que SEO nem sempre é tão trabalhoso assim. SEO é como um jogo de xadrez, você tem que saber exatamente o que fazer e qual o momento de agir.

Para quebrar essa ideia de que SEO é difícil, o Fábio cita o exemplo de Will Reynolds, um dos maiores especialistas da área. Reynolds contou para o nosso CEO que com apenas 8 alterações em meta descriptions conseguiu aumentar a receita de um cliente em mais de US$ 200 mil! A ideia por trás desse resultado fascinante era: Por que em Facebook Ads e Google Adwords se busca trocar títulos, descrição, URL para conseguir CTR (Click Through Rate ou taxa de cliques) maior, mas não nos empenhamos da mesma forma na página?

O que você trabalhar nas suas páginas?

A partir da reflexão trazida pelo Will Reynolds, o Fábio chegou à conclusão de que existem dois pontos principais a serem trabalhados nas páginas dos sites: títulos e meta descriptions. Isso pode ser feito em qualquer site, qualquer sistema de e-commerce, qualquer blog com um plugin de SEO como o Yoast.

E é bem simples pensar em títulos e meta descriptions para aumentar o CTR. Tudo começa com você autenticando o seu site no Google Search Console, abrindo a aba Search Analytics e observando posicionamento e CTR. A partir daí, procure perceber quais são as páginas que têm posicionamento 3 e qual é em média o CTR. Não precisa de planilha, pode ser no “olhômetro” mesmo.

Quando você achar alguma página, alguma palavra-chave, que esteja com o posicionamento 3 e o CTR 1% ou menos, você provavelmente tem um problema de título ou meta description. O título pode estar mal escrito ou não estar engajando, a meta description pode não estar feita para aquela página e por isso não está chamando a atenção ou talvez ela esteja muito longa e o call to action esteja sendo cortado. É só descobrir o que não está tão bom e melhorar para aumentar o CTR!

Empodere suas páginas e instigue o clique

A partir dessas duas simples mudanças em títulos e meta descriptions usando os dados do Google Search Console você já pode ter encontrado uma grande solução para aumentar seus resultados com os trabalhos de SEO!

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos, continue navegando pelo blog para mais dicas similares e comente aqui o que você gostaria de ver em um próximo vídeo do Fábio!