Eu estava lendo um artigo no blog Googlelady quando achei o tema “palavra-chave no domínio” interessante a ser discutido aqui no Agência Mestre, pois abordamos pouco este tópico.

Ao meu ver, o uso de palavras-chave no domínio trazem muitos benefícios quando o foco do site é sobre aquele tema. Digamos assim, você quer criar um site de email grátis (free mail), então registra um domínio www.free mail.com (propaganda gratuita :P). Assim, ao buscarmos algo no Google (ou em outro buscador) relacionado à free mail começamos a notar que as URLs (normalmente em verde) ficam negritadas quando alguma das palavras que digitamos está contida no domínio.

Assim, acredito que este fator seja levado em conta no rankeamento das páginas. Não vou entrar nos méritos de quanto, ou melhor, do peso que a palavra-chave no dominio agrega, mas o fato é que se você conseguir, será uma boa ajuda.

Aqui no Agência Mestre, temos alguns artigos sobre palavras-chave no domínio ou na URL, espero que eles ajudem vocês a melhorarem o posicionamento nos SERPs: otimização de URL, domínios são como vinho e URLs amigáveis.

Para discutir mais sobre o assunto, sugiro que vocês visitem a página de search ranking factors criada pelo pessoal do SEOmoz, onde vários especialistas no assunto discutem sobre os mais variados fatores e os seus pesos nos algoritmos.