Social Mention – Monitorando Redes Sociais

Por Ique Muniz

Redes Sociais

Social Mention – Monitorando Redes Sociais

Social Mention é uma ferramenta que procura medir o sucesso, alcance, e demais dados possíveis de se mensurar, em uma análise sobre redes sociais e redes de conteúdo. A ferramenta não é dedicada ao público brasileiro, mas funciona mesmo assim. Vale a pena conhecer a ferramenta.

Ique Muniz

Olá leitores da Agência Mestre!

Realizar ações em mídias sociais é uma das recomendações para conseguir links e contribuir para a otimização de um site. Existem diversas maneiras de agir neste nicho, todas importantes para que uma marca se torne conhecida e ganhe referências.

Para que campanhas em redes sociais sejam bem sucedidas, é preciso um bom trabalho de mensuração. Acompanhar o desempenho da divulgação de textos, vídeos e outras práticas é fundamental para entender se o trabalho está sendo bem realizado ou se necessita de alterações.

No último mês, o Fábio Ricotta apresentou a ferramenta nacional Scup, como opção para mensurar resultados e estatísticas. No entanto, a ferramenta estava em teste e hoje necessita de pagamento mensal para ser utilizada por completo.

Desta forma, para facilitar o trabalho dos leitores da Agência Mestre que trabalham com as redes sociais, apresento a vocês uma boa alternativa para auxiliar na mensuração de seus resultados: o SocialMention.

O SocialMention tem a cara de uma search engine. Sua principal característica na home é a área para digitar o termo desejado, que será buscado no tipo de rede social que você determinar, ou em todas possíveis.

Temos aí o primeiro passo importante: você pode escolher a categoria que deseja procurar. Se você trabalha apenas no Twitter, por exemplo, poderá marcar a aba Microblogger para fazer sua busca.

Na área de resultados, são exibidas todas as correspondências que citaram o termo escolhido. O diferencial da ferramenta está no menu a esquerda, com informações que podem ser úteis para o seu trabalho em mídia social.

Os quadros em cinza detalham as seguintes informações:

  • Strength (força): trata-se da probabilidade que sua marca, seu termo, é discutida nas redes sociais.
  • Sentiment: é a escala do termo, dividida entre citações positivas e negativas sobre o assunto.
  • Passion: corresponde a probabilidade dos usuários estarem falando de sua marca de forma repetida.
  • Reach (alcance): a medida do alcance das influencias, ou seja, dos usuários que estão falando sobre seu termo.

Nos retângulos, encontramos algumas informações particulares como a média de tempo em que ocorrem citações, a última vez que o termo foi encontrado, a quantidade de autores únicos (perfis) que citaram a palavra e o número de retweets encontrados.

Mais abaixo, temos disponível para consulta aquilo que pode beneficiar o trabalho de social media e até mesmo SEO: as top keywords. Elas apontam quais foram as principais palavras usadas para definir a citação nas mídias sociais – importante para verificar o que tem sido usado para falar de uma marca nas redes.

No entanto, a ferramenta ainda não é perfeita neste ponto, pois quebra as keywords long tail, como podemos observar na imagem.

Para encerrar os detalhes do menu a esquerda, é possível verificar as fontes (sources) que mais citaram o termo buscado. Essa coluna merece destaque quando selecionamos para varrer todas categorias da ferramenta, assim, podemos verificar quais redes sociais estão dando melhor resultado.

Relação com o Brasil

Apesar de cobrir cerca de 80 redes sociais espalhadas em diversas categorias, o SocialMention não tem suporte direto às redes brasileiras. Os resultados para citações nacionais vêm caracterizado pelo símbolo do Google, ou seja, o desempenho nas mídias brasileiras, que são indexadas na search engine, é que são escolhidas pela ferramenta.

No entanto, assim como no Google, é possível configurar pesquisas avançadas e definir preferências para os resultados. À frente da barra de pesquisas, existem dois links como o da search engine:

  • Advanced Search: é possível definir outras possibilidades de pesquisa, como definir resultados a partir de palavras exatas, ou escolher palavras que farão com que alguns resultados sejam excluidos da busca. Entre as demais opções, estão resultados por localidade, data e linguagem (onde escolhendo português mostram resultados nacionais).
  • Preferences: define a quantidade de citações mostradas por página e a língua padrão. Bom para quem deseja buscar apenas dados em português, por exemplo.

SocialMention API

Pensando em melhorias para os usuários, o SocialMention possui API liberada para aqueles que desejam interagir com a ferramenta em sua programação. A vantagem é que é possível qualquer um interagir com a base de dados, investindo na criação de outros programas e aplicativos.

A API do SocialMention fornece um streaming em tempo real de dados de pesquisas agredado de vários sites de redes sociais. Uma boa possibilidade para você aproveitar na criação de widgets e outros aplicativos para ajudar outros usuários.

Outros benefícios

O SocialMention ainda oferece alguns benefícios para o usuário. Para quem desejar receber informações diárias sobre um determinado termo, acompanhando de perto o desempenho nas redes sociais, é possível registrar um Alert (como o do Google) e receber em seu e-mail estatísticas periódicas.

Para tanto, basta clicar no menu à direita, “Email Alert”, abaixo do Feed, ou ainda no rodapé da página principal ou de resultados.

Há ainda a disponibilidade de se instalar uma widget da ferramenta em seu site ou blog. O Realtime Buzz Widget faz o rastreio e exibe, em tempo real, tudo que estiver sendo registrado sobre um determinado termo, definido por você no código da ferramenta.

Por fim, você pode instalar o plugin de search em seu navegador. Assim como temos a barra de pesquisas do Google, Yahoo e outros no Firefox e no IE mais novo, também é possível ter o search do SocialMention – uma boa para facilitar a vida, realizando pesquisas direto do navegador.

O SocialMention é uma boa ferramenta para você observar o trabalho nas mídias sociais, experimente analisar termos de seu site e acompanhe os resultados.

LEIA MAIS

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Comentários
  1. Avatar

    Bacana…já estou entrando lá!!

  2. Avatar

    Muito legal essa ferramenta.
    Obrigada!

  3. Avatar

    Excelente explicação sobre a ferramenta. Ajudou em meu trabalho. Parabéns e obrigado!

  4. Avatar

    Legal o resumo. Valeu 🙂

  5. Avatar

    Seu post foi exatamente o que eu precisava, Obrigado!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?