No último mês tive oportunidade de testar uma ferramenta de monitoramento de redes sociais chamado Scup. Criado pela Direct Labs, a finalidade do Scup é prover uma interface simples e rápida para monitorar diversas redes sociais, tais como Twitter, Youtube, Google Alerts e outros.

Logo em sua tela inicial, é possível cadastrar palavras a serem monitoradas e em quais serviços você deseja monitorá-la, criando um painel com as últimas ocorrências da mesma:

Scup - Página de Monitoramento

O interessante é que nesta tela podemos definir cada comentário que é monitorado como “positivo”, “neutro” ou “negativo”:

Scup - Classificação do Monitoramento de Resultados

É possível observar ainda quais os principais usuários que falam da palavra/marca que você monitora, de forma fácil, baseada no histórico de monitoramento:

Scup - Usuários mais ativos

Com base na sua classificação de comentário positivo, neutro ou negativo, o Scup possui uma aba de estatísticas, onde é possível visualizar gráficos relacionado aos seus monitoramentos:

Scup - Estatísticas

Com apenas este curto período de tempo pude notar que o Scup é um bom sistema para gerenciamento de termos/marcas nas redes sociais. Ele é bem integrado com o Twitter e Youtube, mas ainda falta uma conexão maior com as redes sociais brasileiras, as quais ainda não provêem APIs para facilitar o serviço.

No final do teste beta, que obteve mais de 400 participantes, a equipe do Scup enviou um email para os beta testers dizendo:

Olá a todos

Gostaríamos de agradecer aos nossos quase 400 beta testers que têm utilizado o Scup e nos enviado tantos feedbacks!

Estamos trabalhando a todo vapor para trazer grandes novidades.

Estamos enviando esse email para avisar duas grandes mudanças no Scup. A primeira é que agora os planos são vinculados aos usuários e não mais aos monitoramentos. Ou seja, você pode criar quantos monitoramentos quiser. A limitação do plano será pelo número de buscas e ítens monitorados de todos os monitoramentos somados.  A outra novidade é que aqueles que tiveram um plano pessoal expirado, ou em vias de expirar (5 dias antes), podem prolongar periodicamente o plano no link “Planos” do menu do usuário no Scup. Também estamos aos poucos adicionando novos tipos de fontes e melhorando diversos aspectos da ferramenta.

Alem disso também lançaremos nos próximos dias o novo site do Scup com os planos comerciais incluindo valores e abrangência de cada plano. Assim se sua empresa já está disposta a contratar o Scup entre em contato conosco para que possa aproveitar condições especiais de pré-lançamento.  Use o e-mail [email protected]scup.com.br ou pelo telefone 11-4082-0069.

Um grande abraço a todos,
Equipe Scup

Espero que o Scup seja lançado logo para sabermos a questão de valores e como serão as novidades a serem lançadas. No mais, desejo boa sorte à Direct Labs, que fez um excelente serviço produzindo esta excelente ferramenta.