Olá leitores da Mestre! No vídeo de hoje, nosso CEO Fábio Ricotta, fala sobre algo que nós, marqueteiros, às vezes, deixamos de lado: a organização visual na apresentação de nossas ideias e estratégias. Dê o play e veja como é possível facilitar o entendimento dos seus planejamentos e conheça ferramentas para a construção de mapas mentais.

Vá Além das Palavras

Nós que trabalhamos com marketing temos facilidade e apego por falar e escrever, mas nem todas as pessoas conseguem acompanhar nossa lógica quando usamos apenas palavras e não contamos com elementos visuais para ilustrar o que estamos pensando e planejando para uma campanha ou ação.

Vivenciamos essa questão na prática aqui na Agência Mestre. Nosso CEO não estava conseguindo entender o que uma das colaboradoras da Agência estava planejando para os clientes, quando ela só apresentava suas ideias usando palavras. Porém, quando ela preparou uma apresentação visual incrível, apenas de bater o olho, o Fábio conseguiu entender de imediato e a coisa toda ficou muito mais clara.

Facilidade de Entendimento

O que aconteceu entre o Fábio e a Manu pode acontecer com você e sua equipe, você e seu gestor, você e seu cliente. E lançar mão de uma apresentação que mostre com organização visual o que está sendo planejado pode acabar com muitos problemas de entendimento.

Com uma apresentação visual, como um mapa mental ou um fluxograma, você pode mostrar de forma objetiva e sucinta, números, valores, públicos e ações. Permitindo que, com apenas uma olhada, seu interlocutor consiga enxergar a lógica da sua estratégia.

Ferramentas para Construção de Mapas Mentais

Para construir esses fluxogramas e mapas mentais que facilitam, e muito, a apresentação de suas ideias e as tornam muito mais fáceis de serem compradas, você pode usar ferramentas como o Coggle, programa que a Manu usou, o Mindmeister e até mesmo o Power Point, que é a ferramenta que o comercial aqui da agência usa para fazer as apresentações de propostas para os clientes.

Uma Solução Simples e Eficiente

Usar organização visual nas suas apresentações é uma solução bastante simples, mas muito eficiente, realmente capaz de fazer suas ideias e planos serem comprados com mais facilidade. Por isso, sempre que você tiver um projeto para apresentar ou tiver de mostrar resultados de alguma ação, monte um mapa mental e use a organização visual como aliado para vender seu discurso e sua lógica.

Gostou do conteúdo? Se tiver qualquer dúvida sobre o tema, deixe aí nos comentários. E para receber os materiais da Agência Mestre em primeira mão, assine a newsletter do blog.