Muitas empresas que possuem páginas no Facebook não utilizam as estatísticas disponíveis no Facebook Insights e acabam perdendo a oportunidade de tornarem seus negócios ainda mais lucrativos. 

Se você se encaixa nessa estatística, nosso CEO Fábio Ricotta gravou um vídeo que vai ajudar. Dê o play e confira!

Neste artigo, você ainda verá: 

  • o que é o Facebook Insights?;
  • como usar o recurso do Facebook?

O que é Facebook Insights?

O Facebook Insights (Facebook Audience Insights) é uma plataforma de dados e informações que mostram como a audiência está interagindo com a sua página. 

Por isso, no seu gerenciador você encontrará o botão Facebook Insights (em português o nome da aba é “Informações”) e ao clicar nele receberá informações valiosas como:

  • informações geográficas; 
  • idade e sexo do público;
  • principais páginas que os usuários curtem;
  • estilo de vida; 
  • e muito mais.

Por meio desses dados, é possível, por exemplo, preparar conteúdos específicos para o seu público. Dessa forma, a tendência é que o engajamento aumente, já que a comunicação será mais assertiva.

Como Usar o Facebook Insights?

É comum que nem sempre as pessoas saibam como o Facebook Insights pode ajudar dentro das estratégias de marketing. Por isso, preparamos este artigo com boas dicas. Veja só como esse recurso pode ser usado!

Segmentar público-alvo

Para que a sua campanha de mídia garanta bons resultados, é importante que ela seja direcionada a um público específico. Nesse sentido, o Facebook Insights é um ótimo aliado, já que permite que você fique por dentro de dados valiosos sobre a sua audiência. No nível mais profundo, o Audience Insights permite que você também visualize dados sobre todo o Facebook e pode até mesmo criar públicos e salvá-los para usar em anúncios posteriormente.

Conhecer o público-alvo

Será que a sua página do Facebook está atingindo quem você quer alcançar ou personas negativas? Pode ser que você tenha imaginado um público, mas outras pessoas estejam interagindo na sua rede social. 

A partir dessa informação, você pode mudar as estratégias, desenvolver postagens mais alinhadas aos seus objetivos e, claro, converter mais.

Criar personas

Utilizar os dados colhidos na ferramenta é o primeiro passo para definir de maneira mais efetiva qual o seu público-alvo. Ao separar os dados por faixa etária e gêneros, além de estatísticas geográficas, conseguimos criar o perfil de visitante, entender melhor as suas necessidades e focar em um dos pontos mais importantes de toda a estratégia de marketing, a criação de conteúdo relevante para sua audiência.

Vale lembrar ainda que a ferramenta possibilita também que encontremos as publicações que mais agradam. Tudo para que você consiga criar exatamente o conteúdo que mais gostam com o estilo que melhor se adapta à eles. 

Assim, podemos entender melhor, por meio da análise das novas publicações, se o formato adotado engaja mais do que o anterior. Afinal, a grande sacada do Facebook Insight é que ele mostra dados ao longo do tempo, permitindo que você tenha uma visão mais ampla de tudo o que faz e possa melhorar sua página e, consequentemente, seu negócio. 

Gostou das dicas? Então, use agora mesmo o seu Facebook Insights para melhorar suas publicações e entender ainda mais sobre o seu público. Leia outros artigos da Agência Mestre!