Neste vídeo da Mestre TV, nosso CEO, Fábio Ricotta vai responder a pergunta: o que vale mais a pena? investir no duplo optin ou single optin? Dê o play e esclareça sua dúvida!

Caso você não saiba o que o significam os conceitos de duplo optin ou single optin, a explicação dos termos é bem simples. O ato de capturar um e-mail pode passar por um processo de validação. Há alguns anos, caso você possuísse um site e solicitasse que o usuário fornecesse um endereço eletrônico, não existia um mecanismo que auxiliasse na confirmação que aquela informação era realmente verdadeira. Ao longo do tempo, profissionais de Marketing Digital começaram a perceber que, em alguns casos, as pessoas forneciam e-mails não válidos.  Ou seja, alguns leads são perdidos dessa maneira. Quando não existe o processo de confirmação, nomeamos como single optin.

Já quando falamos que o duplo optin é realizada uma validação do endereço de e-mail fornecido. O usuário terá de confirmar que realmente gostaria de receber a informação solicitada. Para validar o pedido, o usuário precisa clicar no link enviado em seu e-mail. Essa é uma ótima forma de melhorar sua taxa de entregabilidade.

 

Afinal, o que é melhor? Duplo Optin ou Single Optin?

Ao entender os conceitos de duplo optin e single optin surge o questionamento do que escolher para aplicar. Segundo Fábio Ricotta, ao aplicar a estratégica de duplo optin você evitar gastar tempo e recursos computacionais enviando e-mails para pessoas que não irão realmente ler suas mensagens. Quando uma conta inativa começa a receber muitos e-mails, provavelmente sua mensagem vai ser automaticamente classificada como spam. Com o tempo, toda a rede do provedor poderá categorizar todas suas informações como spam. Logo, muitos usuários que forneceram e-mails corretos podem nem visualizar seu conteúdo na caixa de entrada.

Portanto, o duplo optin é considerado uma opção interessante no processo de validação, sem dúvidas, ao aplicar o mecanismo, a quantidade de leads pode diminuir em número, porém esses serão mais qualificados e terão realmente confirmado o desejo de receber mensagens suas. Fábio ainda aborda o MailChimp, a ferramenta é uma ótima forma de implantar o processo de duplo optin.

Dica de Mestre

Nosso CEO fornece uma dica de mestre. Outro fator que vai fazer você sanar sua dúvida entre optar pelo duplo optin ou single optin é que o mecanismo de confirmação praticamente obriga o usuário a fornecer um e-mail válido. Ou seja, se for disponibilizado um endereço inativo, o destinatário não vai receber o conteúdo que demonstrou interesse anteriormente. É válido lembrar que quando só o modelo de single optin é utilizado, suas métricas são poluídas. Ou seja, sua taxa de abertura de e-mails e cliques caem.

Ricotta sugere que caso seu software de gerenciamento de e-mails não te obriga a fazer duplo optin, simule o modelo de validação por e-mail. Além, disso experimente de tempos em tempos fazer uma base com os usuários que não costumam ler mensagens.

Como dica para ter mais informações sobre o tema, confira também o episódio 127 – Como Aumentei em 50% a Taxa de Abertura de Emails!