Olá, leitor da Mestre. Existem diversas técnicas capazes de melhorar a entregabilidade de e-mails. Mas, desta vez, nosso SEO, Fábio Ricotta, compartilha com você a estratégia que o ajudou a aumentar em 50% a taxa de abertura de e-mails enviados na Black Friday. Confira!

1ª passo: para aumentar em 50% a taxa de abertura de e-mails, teste os títulos!

Um dos fatores mais importantes do e-mail é o título, também chamado de assunto, e é justamente esse ponto que você deve alterar para conseguir cativar o usuário.
ferramenta de disparo de e-mails, como a RD Station, por exemplo, é possível aproveitar uma funcionalidade muito interessante, de teste A/B para títulos. Com ela, você pode fazer um chaveamento, ou seja, criar dois assuntos diferentes e mandá-los para bases distintas.

Isso, ou seja, simplesmente por criar dois títulos, pensando muito bem nas headlines adequadas ao momento e aos seus leads, é possível aumentar em 50% a taxa de abertura de e-mails, o que inclui até mais cliques na mensagem.

Dica extra

Ao fazer a divisão da sua base para realizar o teste, de preferência escolha os leads menos engajados. Possivelmente eles não clicariam em outros e-mails e, portanto, são as melhores pessoas para você testar essa estratégia.

2ª passo: cative com as headlines

Diante de títulos mais elaborados, a prerrogativa seria a de que mais pessoas abririam o e-mail. No entanto, a estratégia de fazer testes A/B, que foi aplicada pelo próprio Fábio, mostrou que as headlines que mais cativam os leads também conseguem aumentar a taxa de cliques.

Mas atenção! Além de criar bons títulos, não esqueça que a grande sacada é testar as headlines, algo que nem todo mundo faz e que dificilmente tem essa percepção.

3ª passo: não crie regras antes de testar

Quando o Fábio fez o teste A/B nos títulos dos e-mails, foi uma headline compacta, ou seja, curta e com informação suficiente, que conseguiu aumentar em 50% a taxa de abertura de e-mails e cliques.

No entanto, não necessariamente você precisa seguir esse parâmetro. Pode ser que o seu público goste de headlines mais longas, ou pode ser que as palavras escolhidas pelo Fábio, no título comprido, não estavam boas. Você só vai descobrir o que funciona melhor se realizar os testes.

Gostou da estratégia? Para conseguir conquistar ainda mais os seus leads, seja através de e-mails, anúncios ou de outras formas, confira também o episódio 116 da Mestre TV, no qual o Fábio fala sobre a era da atenção e otimização!