Olá leitores da Mestre, bem-vindos a mais um novo episódio do Mestre TV! Neste vídeo nosso CEO vai tratar sobre como crescer profissionalmente em marketing digital. O Ricotta recebeu essa dúvida por meio do Instagram, mas é uma pergunta recorrente de muitas pessoas que pensam em atuar na área ou já trabalham nela. Dá o play e confira!

 

Modelo para crescer profissionalmente em marketing digital — Conceito de carreira em “T”

O conceito de carreira em T — ou T shaped— existe há muitos anos no mercado. Se você se basear no formato da letra “T” já dá para tirar algumas definições, como a visão vertical e a horizontal.

É isso que você precisa guardar, você tem uma amplitude e uma profundidade em que pode traçar seu plano de carreira. E no caso de crescer profissionalmente em marketing digital, pode trazer isso para o conhecimento que você precisa adquirir.

A resposta que o Ricotta deu à dúvida que recebeu nas redes sociais foi de que, no entendimento dele, para ser o melhor profissional de marketing digital, a primeira coisa que você precisa fazer é imaginar as dimensões desse “T”.

No eixo vertical, quanto mais para baixo, mais profundidade você tem. E quanto mais abertura no sentido horizontal, mais amplitude de conhecimento você tem.

No início da carreira de nosso CEO, ele focou na profundidade, ou seja, se especializou em um assunto. O que mais o atraiu no começo era aprender sobre código e web design, até que descobriu o SEO, um fato que mudou a sua carreira.

A partir dali, seu objetivo era ser o melhor profissional possível sobre esse tema. E isso queria dizer ser o melhor em conhecimento, ou seja, lendo, compartilhando com outras pessoas, indo em eventos, fazendo testes, acompanhando blogs e fóruns e etc.

E neste primeiro momento, o Fabio não fez um trabalho de amplitude, de expandir o conhecimento para outras áreas. Por exemplo, ele não buscou aprender sobre UX Design ou Web Analytics, mas focou e aprofundou somente em SEO.

Muitas pessoas também perguntam quanto tempo você precisa ficar nessa fase de aprimoramento. E muitos acham que dois meses é suficiente. O Fabio, por exemplo, ficou seis anos somente trabalhando com SEO, o que o proporcionou muita profundidade no assunto. E segundo o próprio Ricotta, a maioria dos profissionais do marketing digital carece desta qualidade.

Muitos conhecem um pouco sobre vários assuntos, mas ao se deparar com pergunta mais técnica não conseguem responder. Ou seja, tem um conhecimento genérico sobre os temas.

Então, para conseguir conhecimento profundo e se especializar por uma linha é preciso de anos de experiência. Só assim você conseguirá ser um analista sênior, uma pessoa que domina uma área e vivenciou diversos desafios dentro de sua carreira.

É nesta hora que você pode diversificar seu leque de conhecimento e trabalhar a parte horizontal do “T”.

Aprender sobre outras áreas

Após se especializar em um assunto, chegou o momento de conhecer outras áreas e trabalhar a sua amplitude de habilidades. Isso não quer dizer ser especialista nos diversos temas de interesse que você escolher, mas a ideia é conectar esses conhecimentos novos ao assunto que você já domina.

Após isso, você vai continuar ampliando suas habilidades e vai entrar em uma linha de aprender sobre os fundamentos do marketing. Ou seja, assuntos que são base de toda estratégia da área, como HTML, Web Analytics, estatísticas, mensuração de resultados, teste A/B e técnicas que vão embasar toda a sua noção de marketing.

Ainda aumentando o seu aprendizado, você precisa entrar em psicologia do marketing, gatilhos mentais, vendas, e gestão de negócios para entregar valor com seus conhecimento. Assim, você vai sair um pouco da área de marketing e vai subir um degrau para poder justificar as suas ações nesta área.

Então, quando você faz esse planejamento em “T” — primeiro se aprofundando e depois ampliando sua experiência — você tem um crescimento sensacional.

A maioria dos growth hackers de sucesso no mercado adotam o sistema de carreira em “T”. Ou seja, aprofundaram seu know how em um assunto, depois aprimoraram seu conhecimento em outras frentes do marketing, sabem muito bem os fundamentos do segmento e depois começaram a entender sobre gestão, vendas e negociação.

Hoje em dia há uma linha muita clara, que quanto mais especializado você é, mais raro você se torna como profissional. Se você está começando a sua carreira em marketing a dica é, prove um pouquinho de todas as frentes da área e escolha aquela que você mais se identifica para iniciar o seu processo de especialização.

Então, se você quer se aprimorar cada vez mais, siga essa linha da carreira em “T”. Você pode até procurar conteúdos em inglês sobre “T shaped career” e conferir modelos muitos parecidos de empresa americanas que endossam isso para seus colaboradores.

Gostou da dica para crescer profissionalmente em marketing digital? Então continue acompanhando os conteúdos e aproveite para se inscrever no canal do Mestre Academy!