Marketing Digital

Navegação do ChatGPT na Web com Bing: Como o Chatbot Encontra Informações com o Buscador

Por Raquel Pereira

Confira os insights da Originality.ai sobre as páginas que o GPTBot pode acessar e como utilizar a ferramenta da melhor forma na sua estratégia.

Raquel Pereira

Em setembro deste ano, a OpenAI anunciou o relançamento do browser do ChatGPT que permite que a ferramenta acesse a internet para responder às consultas dos usuários.

Agora, contando com os recursos de busca do Bing, o GPTBot pode ser utilizado para realizar consultas em toda a web para tornar as respostas do ChatGPT mais assertivas. No entanto, um estudo da Originality.ai mostra que nem toda a internet está disponível para o chatbot da OpenAI.

Confira os detalhes sobre esse estudo:

Navegação do ChatGPT com o Bing

Desde o dia 27 de setembro, todos os usuários do ChatGPT Plus e ChatGPT Enterprise podem utilizar a versão beta da navegação na web com o Bing. Para habilitar a funcionalidade basta acessar as configurações da sua conta, clicar em Recursos Beta e ativar o “Navegar com o Bing”.

Além do lançamento para os usuários “pagantes”, a OpenAI pretende expandir a função para o modelo GPT-3.5 em breve, o que vai democratizar o acesso à IA e poderá melhorar ainda mais a forma como as pessoas utilizam a IA no dia a dia.

No entanto, nem todos os sites estão permitindo que suas páginas sejam acessadas pelo ChatGPT, por isso, este estudo da Originality.ai tenta entender como os usuários podem tirar as informações mais relevantes, considerando os sites que permitem a indexação de suas páginas.

Sobre o Estudo

Em setembro, a Originality.ai realizou um estudo com os principais sites da web e realizou uma verificação dupla para identificar se o ChatGPT poderia identificar e ler o conteúdo das páginas desses sites.

Além disso, conforme explicado por Jonathan Gilham, CEO da Originality.ai, quando os resultados das duas verificações eram muito parecidos, foi realizado ainda um terceiro teste. Dessa forma, a empresa conseguiu mapear os sites que estão bloqueando o GPTBot ou qualquer outro browser dos principais chatbots:

(Imagem: Originality.ai | Reprodução)

O comando utilizado pela empresa para realizar a verificação foi:

“visite cada um desses sites e registre o título do site, caso não consiga visitar o site liste o motivo. Acesse cada site e relate os resultados em uma tabela. Conclua todas as verificações antes de responder:”

Confira as principais conclusões deste estudo:

47% da web está indisponível para o ChatGPT

Segundo o estudo, 47 dos 100 principais sites estão impedindo que o GPTBot navegue por suas páginas. Dentre eles, estão:

  • Facebook.com;
  • Google.com;
  • Instagram.com;
  • Pinterest.com;
  • Amazon.com;
  • Linkedin. com;
  • Twitter.com.

Apesar da alta limitação, vale ressaltar que 53% dos sites estão permitindo a navegação do ChatGPT, uma maioria considerável em comparação com os sites que limitam a ação do chatbot. Além disso, dentre os sites disponíveis estão:

  • YouTube;
  • Wikipédia;
  • TikTok;
  • Reddit.

Todos esses sites são grandes diretórios de conteúdos, disponíveis para serem consultados pelo chatbot.

Existem 3 razões principais que impedem o ChatGPT de acessar uma página

Desde que a OpenAI anunciou como os donos de sites poderiam bloquear o GPTBot por meio do arquivo robots.txt de seus sites – em agosto deste ano – o volume de sites bloqueados cresceu exponencialmente.

Principalmente porque muitos desses sites possuem páginas de conteúdo pago e precisam mantê-las “protegidas” da leitura do chatbot, como os principais portais de notícias por exemplo.

Segundo o estudo, desde agosto, 26% dos principais sites bloquearam tanto o ChatGPT quanto outros chatbots de IA. Dessa forma, sempre que o usuário pede ao chatbot que visite uma dessas páginas, ele retorna com uma respostas informando que não pode visualizá-la por conta do robots.txt.

Além disso, existem mais dois casos em que o ChatGPT não consegue acessar uma página:

Conteúdo da página está entre as limitações da OpenAI

O ChatGPT possui algumas limitações, que foram esclarecidas pela OpenAI desde o seu lançamento, como a possibilidade de gerar respostas incorretas ou – às vezes – prejudiciais. No entanto, a OpenAI foi aprimorando as capacidades do chatbot e, com a expansão do acesso à internet, precisou criar algumas restrições de navegação em alguns sites.

Segundo o estudo, quando o usuário tenta acessar uma página que foi restrita pela própria OpenAI, o chatbot pode retornar com diferentes respostas para a limitação que, em sua maioria, envolvem questões éticas e privacidade do usuário.

Erro temporário do GPTBot

Além das restrições, é sempre possível que o sistema esteja passando por algum update ou – simplesmente – esteja dando erro de navegação. Afinal, a navegação com o Bing ainda é um sistema recente e que pode estar passando por ajustes.

Como esses insights são relevantes para a sua estratégia de marketing digital?

A IA está sendo cada vez mais utilizada nas estratégias de marketing digital e, com a nova funcionalidade de navegar na web com o apoio do Bing, o ChatGPT se torna novamente o “centro das atenções” dentre as ferramentas de IA.

Para os profissionais de Marketing, essa é uma oportunidade de aprimorar ainda as suas tarefas diárias e otimizar o tempo das suas atividades, uma vez que a ferramenta agora possui mais uma ferramenta facilitadora de busca, agora com dados ainda mais atuais.

“Mas, o que fazer se uma das páginas que eu preciso utilizar estiver bloqueada?” Nesses casos, o ChatGPT ainda pode ser uma ferramenta útil para outras atividades, enquanto parte do seu tempo é dedicado em analisar e extrair as informações que você precisa dessas páginas de forma manual.

O mais importante dessa nova funcionalidade são as possibilidades que ela abre, e não as suas limitações. Quer aprender mais sobre como o ChatGPT pode ser útil no seu dia a dia – com ou sem acesso à internet?

Conheça o Mestres do ChatGPT! Nosso curso exclusivo, ministrado pelo nosso CEO – Fabio Ricotta – que contém dicas e estratégias para você tirar o melhor proveito dessa ferramenta no seu dia a dia.

LEIA MAIS

Como Adicionar Botão de WhatsApp no meu Site

Olá leitores do blog da Mestre, Uma das atividades mais comuns em empresas brasileiras é o uso do WhatsApp. O Brasil é o segundo maior…

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?