Aqui no blog, já falamos sobre as oportunidades com chatbots e também discutimos se o WhatsApp é melhor do que os sistemas de chat, na hora de fazer o atendimento ao cliente. Hoje, nosso objetivo é mostrar a você como o contato online, em tempo real, através de um chat, pode ajudá-lo a quebrar objeções e aumentar suas vendas. Dê o play no vídeo abaixo e aprenda:

Oportunidade para Gerar Mais Vendas

Os sistemas de chat estão cada vez mais frequentes e são verdadeiros assistentes de vendas, em qualquer tipo de negócio. Se você não sabe disso, provavelmente está perdendo uma oportunidade muito boa, para gerar mais vendas em seu negócio. E-commerces, sites B2B e até mesmo portais de conteúdo, já estão utilizando chats para se comunicarem com sua audiência. Esse tipo de atendimento serve para esclarecer dúvidas comuns e, principalmente, quebrar objeções na hora da compra.

Faça o Teste

Você já chegou a testar algum sistema de chat em seu site? Se ainda não tentou, nossa recomendação é que você implemente esse tipo de atendimento online, o quanto antes. Pois, através de um chat online, você descobrirá diversas dúvidas que as pessoas têm a respeito de seus produtos, serviços e condições de pagamento/entrega.

Comece Agora

Muitas pessoas alegam ter poucas visitas em seu site e dizem que não vale a pena incluir um chat. O fato é que você pode e deve começar, mesmo quando é pequeno. Dessa forma, você consegue desde cedo, conhecer quais são as principais dores e objeções da sua audiência. Caso você já receba um grande volume de mensagens ou visitas, é bom ter uma equipe para ficar à disposição dos clientes. Assim, você evita que o atendimento seja demorado.

Páginas Que Podem Ter Chat

Nem sempre faz sentido ter o chat em todas as páginas do seu site. Procure incluir esse tipo de serviço em páginas estratégicas. Por exemplo, se você tem uma loja virtual, pode incluir o chat online no carrinho de compra. Ou seja, em um momente que o usuário está em um processo de decisão e que, eventualmente, pode ter dúvidas antes de comprar algo. Isso também serve para quem vende cursos online! Incluir um chat na página em que a pessoa informará seus dados, ajuda muito na conversão.

Já falamos aqui no blog sobre o funil de vendas e se você bem lembra, existem páginas que são topo, meio ou fundo de funil. Para páginas que são fundo de funil, é bem interessante incluir um sistema de chat. Dessa forma você auxilia o usuário no momento de pedir um orçamento, fazer o download de um material mais detalhado ou na contratação de um serviço. Em resumo, são páginas com um alto potencial de conversão e que geram dúivdas internas na sua audiência.

Sistemas de Chat Online

Agora que você já sabe da importância de ter um sistema de chat online, pode estar se perguntando qual deve utilizar. Aqui na Mestre, temos duas recomendações para você.

Zopim

O Zopim é um sistema que lhe permitirá conversar online com as pessoas que visitam sua página. É um sistema da Zendesk, ou seja, dispensa comentários sobre qualidade do serviço. Essa ferramenta oferece 30 dias de teste gratuito. Dessa forma, você pode utilizar e ver se é ou não para você.

Olark

O Olark é um sistema que já utilizamos no passado aqui na Mestre e temos confiança em recomendar. Eles oferecem um chat online de fácil utilização e também oferecem um período gratuito de testes (2 semanas).

Benefícios

Ambas ferramentas citadas, oferecem integração com o Google Analytics. Sendo assim, você consegue saber quem entrou no chat e depois realizou uma conversão. Ou seja, fica muito fácil medir e provar com números que o chat online auxilia o usuário a realizar uma compra ou conversão mais simples.