Você por acaso já precisou de alguma página que estava publicada no seu site, no seu blog e depois não sabia onde ela estava ou a página já foi excluída e você não consegue recuperar? Pois é, nós já! Principalmente quando fazemos um trabalho de SEO e muitas das vezes nós precisamos descobrir o que aconteceu com o site, ou quais páginas existiam, qual conteúdo que existia ali antes de ser deletado, para conseguir recuperá-lo.

Dê o play no vídeo abaixo e saiba o que fazer nessa situação!

Ferramentas Para Recuperar Páginas Antigas

Existem ferramentas que podem te ajudar a recuperar essas páginas e conteúdos antigos. Conheça as que nós usamos aqui!

Wayback Machine

Nós utilizamos geralmente para essa tarefa, uma ferramenta formidável chamada Wayback Machine, a ferramenta de voltar no tempo. Ela tem, por exemplo, versões antigas até da Mestre, da época que nós eramos Mestre SEO. Ela guarda vários históricos de página e você pode ver quais são os conteúdos que você apresentava em lá atrás.

Isso faz com que você consiga, por exemplo, ressuscitar um post de blog perdido, uma sessão de e-commerce que foi excluída antes de você chegar, ou site que você tinha antigo e lembra que lá tinham vários artigos que você acabou perdendo e não sabe como recuperar. Então, ela uma ótima ferramenta para fazer esse tipo de coisa. A importância de você ter ferramentas como essa é justamente para você conseguir voltar no tempo, descobrir o que existia, entender melhor e, até mesmo, recuperar dados.

Stillio

Outra ferramenta que conhecemos e que motivou esse post é a Stillio. Ela tem o objetivo de te ajudar a fazer monitoramento de páginas, você paga para isso, não é igual o Wayback Machine que é gratuito. Você dá as URLs e determina que toda vez que houver uma mudança a plataforma guarde uma versão. Você pode ligar o alerta também. Isso é importante primeiro para manter o acervo da empresa e segundo para monitorar concorrentes.

Você pode simplesmente monitorar a home de seu concorrente, uma parte de serviço, o blog para saber quando ele publica um novo artigo e tudo mais. E pode, até mesmo, monitorar a página de resultado do Google ou canal de vídeo no YouTube de uma pessoa.

Então, essa ferramenta é muito bacana para que você consiga tirar uma foto de qualquer página na WEB e fazer a comparação. Simplesmente: mudou alguma coisa então eu guardo essa cópia e te envio uma notificação.

Lembrando, você pode criar um arquivo da sua própria empresa ou você pode fazer uma visão de raio-X sobre o que o seu concorrente está mudando. Se ele mudar uma frase a ferramenta vai pegar, se mudar uma imagem vai pegar, se mudar qualquer coisa você vai ficar sabendo.

Page Monitor

Por último, tem uma ferramenta muito legal para o Chrome que faz a mesma coisa que o Stillio, é de graça, mas ele usa o seu Chrome para isso, chamado Page Monitor. Ela é uma extensão do Chrome.

Você instala e, toda vez que tiver uma alteração, ele mostra para você que aquela página foi alterada, só que ela depende da sua conexão com a internet. Então, se você deixar o computador fechado por muito tempo, ela não vai fazer isso automaticamente igual ao Stillio e também não vai criar um acervo para você de tudo.

Mas é legal para monitorar uma parte de resultado do Google, para monitorar o concorrente. Então, o Page Monitor é uma ferramenta muito interessante para o Chrome, simplesmente para você ficar de olho e quando alguma coisa acontecer, ficar sabendo.

Se você conhece outra ferramenta que faz isso de um jeito parecido ou que acha interessante, deixe nos comentários que queremos conhecer também. Esperamos que você tenha gostado. Um abraço!