Ferramentas

GA4 Agora Oferece Nova Opção de Qualificação para Conversão no Google Ads

Por Raquel Pereira

Veja como funciona a nova opção de qualificação do GA4 para conversões do Google Ads e isso impacta a suas campanhas.

Raquel Pereira

Conforme anunciado nesta quinta-feira (22 de junho de 2023), o Google está lançando mudanças significativas em seus critérios de qualificação, que darão aos anunciantes insights de conversão mais precisos sobre o desempenho de seus anúncios.

Os anunciantes poderão utilizar essa novidade para identificar quais canais estão contribuindo para aumentar a taxa de conversão, de forma que eles possam medir melhor o impacto de suas campanhas. Confira os detalhes:

Nova Opção de Qualificação para Créditos de Conversão do GA4

Com esse lançamento, o Google está oferecendo aos anunciantes – pela primeira vez – a possibilidade de escolher quais canais devem ser qualificados para receber créditos de conversão (para conversões na Web), dentro do Google Analytics e compartilhá-las com o Google Ads.

Segundo o buscador, isso poderá ser aplicado tanto em canais pagos do Google (anteriormente, Ads-preferred) quanto nos canais pagos e orgânicos (anteriormente, Cross-channel).

Como o novo recurso do GA4 funciona?

Conforme compartilhado pelo buscador, o novo recurso foi desenvolvido para informar aos anunciantes quais canais contribuíram para gerar uma conversão, tornando a jornada de compra do consumidor mais clara e ajudando-o a medir o impacto de suas ações.

Para visualizar quais canais estão qualificados para receber crédito por conversão no Google Ads, é preciso acessar as guias Resumo de conversões > Detalhes de Conversões e Campanhas. Já no Google Analytics, essas informações podem ser encontradas na página de Configurações de Atribuição.

Os canais que podem ser considerados nesses casos são:

  • Canais pagos do Google: somente canais pagos do Google Ads são qualificados para receber crédito de conversão.
  • Canais pagos e orgânicos: canais pagos e orgânicos são qualificados para receber crédito de conversão, mas somente o crédito atribuído a canais do Google Ads aparecerá em suas contas do Google Ads.

Por padrão, a ferramenta vai selecionar inicialmente apenas os canais pagos, mas os profissionais podem optar por observar as duas instâncias para, assim, possuir uma fonte maior de informações.

Leia também: Ferramenta Permitirá a Aplicação de Públicos do GA4 ao Google Ads

Esses dados podem ser incrivelmente úteis para os anunciantes que investem em diversos formatos de anúncios e criativos, pois ajudará a mapear melhor aqueles que estão trazendo mais retorno sobre o investimento (ROI). Dessa forma, será possível criar novas estratégias para aumentar as conversões e a receita de forma confiável.

O prazo para migrar seus dados para o GA4 está acabando!

No dia 1º de julho, o Google Analytics Universal deixará oficialmente de processar novos dados! Ao final do dia 30 de junho, o GA4 se tornará a nova ferramenta de acompanhamento do Google e todos os profissionais de marketing deverão correr contra o tempo para se adaptar.

Que tal contar com o apoio de uma agência especializada em SEO e com mais de 15 anos de experiência no mercado para auxiliar o seu negócio? Conheça nossa Consultoria de SEO e veja como nosso time de mestres pode elevar os resultados do seu negócio, com as melhores práticas do mercado!

LEIA MAIS

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?