Como os Profissionais Estão Reagindo à Migração Para o Google Analytics 4

Por Letícia Matsumoto

Ferramentas

Como os Profissionais Estão Reagindo à Migração Para o Google Analytics 4

A migração para o GA4 está próxima e os profissionais de marketing digital estão agitados com isso. Confira como estão se preparando!

Letícia Matsumoto

Gostando ou não, o Google Analytics 4 fará parte do futuro da análise de dados e é preciso se preparar. Confira como os 250 profissionais de marketing entrevistados pela Search Engine Land planejam realizar a migração.

70% dos profissionais de marketing planejam realizar a migração para o GA4 internamente

Outros 14% dos entrevistados disseram que já planejavam mudar, mas que irão contratar uma empresa para ajudá-los a configurar o GA4. Apenas 12% disseram que planejavam explorar outras plataformas de análise. E somente 4% citaram “outros” cenários, como já ter instalado o GA4 ou usar uma ferramenta diferente para lidar com suas análises agora.

Usuários não poderão transferir dados da versão mais antiga para o novo GA4

Lembrando que, em março, o Google anunciou que planeja encerrar o Universal Analytics, a versão atual do GA, em julho de 2023. Levando alguns profissionais a preocupação com seus históricos de dados.

Como não será possível realizar a transferência dos dados, especialistas recomendam que as empresas comecem a utilizar o GA4 o quanto antes, para garantir que a ferramenta tenha histórico quando sua versão antiga for descontinuada.

A onipresença do Google Analytics e seu poder como ferramenta gratuita

Henry Powderly, vice-presidente de conteúdo da Third Door Media, editor da Search Engine Land e MarTech, ressalta que a decisão do buscador demonstra sua força em um mercado sem opções gratuitas de qualidade.

“Se houvesse alternativas gratuitas equivalentes, mais pessoas as estariam usando. Embora mudar para algo como o Adobe Analytics possa dar aos usuários mais controle sobre seus dados, isso tem um preço que pode ser muito alto para algumas organizações.”

Outro ponto importante é a quantidade significativa de entrevistados que irão precisar de ajuda externa para realizar a migração. Ou seja, não há um grande domínio da plataforma no mercado, o que pode ser um grande problema para a análise de dados no geral.

10 recursos esperados no GA4

O especialista em análise Charles Farina, destacou em seu twitter, 10 recursos que ele espera ver no Google Analytics 4:

  1. conversões com base no público-alvo;
  2. mensuração do tempo entre as interações;
  3. funis corporativos;
  4. funis de tendência;
  5. segmentos com escopo de eventos para isolar precisamente os eventos que você deseja;
  6. relatórios de fluxo;
  7. relatório de depuração;
  8. conversões flexíveis;
  9. escopo de dimensão / métrica;
  10. integração gratuita do bigquery.

Consultoria em Google Analytics da Agência Mestre

Sua equipe não está confiante com a migração? Conheça nosso serviço de consultoria em Google Analytics!

Aprenda mais sobre o Google Analytics

O potencial de resultados com marketing digital vai continuar a crescer principalmente para quem entende e desenvolve o marketing com dados. Usar dados nas suas estratégias pode ser prático e aumenta as vendas. Aprenda como através deste Curso de Google Analytics e Google Tag Manager.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?