Gerencie a publicidade do seu blog com o Google Ad Manager

Por tecnofagia


Lançado em Agosto de 2008, o Google Ad Manager veio suprir uma necessidade cada vez maior para os editores: como gerenciar de forma eficiente os espaços publicitários do site?

O Ad Manager gerencia toda a publicidade de forma simples e rápida: espaços para os anúncios, quais banners serão veiculados em cada espaço, quantas vezes será exibido para cada visitante e ainda inclui opções de segmentação geográfica.

O primeiro passo é se cadastrar no serviço gratuito www.google.com/admanager. É preciso ter uma conta Google AdSense.

.1. Definindo os espaços publicitários

O primeiro passo a ser tomado é definir quais os locais do seu site veicularão os banners publicitários. Na primeira página do Ad Manager, clique em Inventário/Espaços de anúncio/Novo espaço de anúncio. Este será o nome do slot de publicidade. Preencha da seguinte forma:

  1. Nome do espaço de anúncio: É a identificação deste espaço, use algo de fácil referência como tecnofagia.com_topo_lateral_esquerda_300x250
  2. Tamanho: Escolha o tamanho do slot, 300×250 por exemplo
  3. Se marcar a opção Maximize a receita de inventário não vendido ou remanescente com o AdSense, o Google inclui anúncios AdSense na rotação dos banners neste espaço
  4. Deixe a opção Atribuir seu espaço de anúncio a um ou mais posicionamentos em branco por enquanto.

Crie quantos espaços desejar, de acordo com o layout do seu site.

.2. Incluindo a marcação dos espaços em seu site

Depois de criar os espaços publicitários, clique em Gerar exemplo de HTML.

Serão criados todos os códigos para incluir no template do seu site: Uma matriz para incluir no header (se você usa WordPress, coloque no header.php) e as tags individuais para demarcar os locais dentro das páginas.

.3. Criando posicionamentos

O próximo passo é criar posicionamentos, que podem ser entendidos como instâncias de um espaço de anúncio.

Na aba Inventário/Posicionamentos, clique em Novo posicionamento.

  1. Nome: Escolha um nome para o posicionamento (para facilitar o gerenciamento, deixe idêntico ao nome do espaço de anúncio correspondente)
  2. Permitir que os anunciantes do Google segmentem este posicionamento: É opcional, outras opções aparecerão se for marcado, para incluir detalhes como o posicionamento do anúncio na página, locais de exibição e assim por diante. Ajuda anunciantes escolherem sites para anunciar direto com o Google.
  3. A seguir, associe um espaço de anúncio a este posicionamento.

.4. Criando um pedido de anúncio

Agora seu site já tem os slots de publicidade separados no layout e rastreados pelo Ad Manager. A parte mais trabalhosa já terminou. É hora de inserir os anúncios para veiculação.

Na aba Pedidos, clique em Novo pedido de rede de anúncios. E salve esta rede de acordo com seu programa de afiliados (Submarino, Buscapé, Mercado Livre etc) ou, se você vende espaço publicitário diretamente, com o nome do seu Cliente.

Marque um dia e hora para que os anúncios deste cliente específico comecem a aparecer. Se você escolher a publicação imediata, pode levar até 15 minutos para começar a funcionar.

Criada a rede, clique sobre ela para entrar. Depois, clique em Novo item de linha na parte superior: você vai criar um anúncio para esta rede.

Escolha o nome do anúncio (banner_468x60_eletrônicos, por exemplo) e escolha os locais onde este banner será exibido dentro do seu site em Posicionamentos.

Se preferir, marque uma data de término para a veiculação do anúncio.

O campo Tipo de Custo ficará como CPM (custo por mil impressões): para otimizar, deixe todos os banners com custo de 1,00 no início e depois mude de acordo com os ganhos que obtiver. Por exemplo, se a cada mil exibições de um banner do Submarino você ganha uma comissão de R$100,00, pode alterar o valor do CPM para R$100,00. Anúncios com CPM mais caro serão exibidos mais vezes.

Na parte inferior da página, segmente o anúncio: Visitantes dos EUA, por exemplo, não verão utilidade em um banner do Submarino, que não envia produtos para fora. Mas os argentinos, chilenos e uruguaios podem ver anúncios do MercadoLivre, já que possuem suas versões correspondentes lá.

Por último, defina uma frequência de exibição para evitar que o usuário veja o mesmo banner várias vezes no mesmo dia.

.5. Colocando a peça do anúncio no ar

Depois de criado, o pedido aparecerá com uma observação (Precia de anúncios) ao lado. Clique sobre ele para inserir a mídia que será veiculada.

Novamente, escolha um nome para o banner e defina o tipo de mídia:

  • Mídia Flash hospedada: Faça upload do seu swf
  • Redirecionamento de mídia Flash: Informe a URL do swf
  • Rich media: Coloque seu código javascript (MercadoLivre, Submarino, Buscapé etc)
  • Imagem padrão hospedada: Faça upload da imagem
  • Redirecionamento de imagem padrão: Informe a URL da imagem

Salve seu anúncio e, se surgir um pedido de aprovação, aprove.

Em cerca de 15 minutos seu anúncio aparecerá.

Implantei o Google Ad Manager em dois sites www.tecnofagia.com e www.classiflora.net. É possível ver que os espaços ficaram perfeitamente integrados ao layout dos sites. Além disso, é possível compartilhar anúncios: banners podem ser exibidos simultaneamente no Tecnofagia.com e no ClassiFlora.net, por exemplo.

.6. Funcionalidades avançadas

O Google Ad Manager ainda tem outras funcionalidades avançadas, como geração de relatórios de exibição e taxa de cliques, monitoração do inventário e assim por diante. São extremamente úteis para sites maiores com controles mais rígidos da publicidade veiculada. Vale a pena explorar mais.

LEIA MAIS
Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Comentários
  1. Excelente artigo. Bem explicado e detalhado. Para quem tem blog ou site é super importante. Sem dúvida vou utilizar as dicas. Adorei e vou recomendar!

  2. Alguns meses atrás, até comecei a escrever um tutorial de como utilizar o AdManager, porém, por preguiça acabei deixe de lado.

    Seu post ficou simples e claro, está perfeito para quem quer começar a utilizar a ferramente.

    abraço

  3. Muito obrigado estava atras dessa ferramenta!

    • Esse post está bem resumido. Lancei um livro recentemente com muito mais informações, já que agora o AdManager é DoubleClick for Publishers e algumas coisas mudaram. O livro está aqui: http://blogslucrativos.tecnofagia.com

  4. Olá, muito bom esse artigo, através dele estou aprendendo a usar essa ferramenta do Google.

    Fiquei com dúvida no item “4. Criando um pedido de anúncio”, onde fala:

    “Na aba Pedidos, clique em Novo pedido de rede de anúncios. E salve esta rede de acordo com seu programa de afiliados (Submarino, Buscapé, Mercado Livre etc) ou, se você vende espaço publicitário diretamente, com o nome do seu Cliente.”

    Não ficou muito claro como faço para “cadastrar” meus programas de afiliados (Submarino, MercadoLivre, …) no Ad-manager.

    Abr

    • Fabrício, o post está bem resumido (e agora o AdManager mudou para Double Click) também e algumas coisas estão diferentes. Recomendo meu livro Blogs Lucrativos – http://blogslucrativos.tecnofagia.com – onde há muito mais informação a respeito.

  5. Otimo post, excelente mesmo, era o que estava procurando…
    como sempre o poderoso google resolvendo nossos problemas….

  6. Muito bom mesmo esse artigo. Confesso que estava perdido com essa ferramenta do Google.

    Uma coisa que reparei é que no meu caso um arquivo em flash, não localiza o link, o banner não fica “clicavel”. É assim mesmo? Tenho que colocar o link direto no .FLA?

    Abraços!

    • Thiago,

      No caso do flash, você pode informar a URL de destino na hora do upload. Se você quer mais dicas sobre essa ferramenta (e outras), recomendo meu livro Blogs Lucrativos – http://blogslucrativos.tecnofagia.com

  7. Muito bom esse artigo, porém estou tendo problemas para contabilizar os cliques obtidos na peça.]

    Minhas peças são feitas todas em flash.

    Você consegue acompanhar as impressões e cliques tranquilamente?

    Obrigado,
    Joel

    • O acompanhamento de impressões e cliques melhorou bastante, no começo havia uma certa diferença mesmo. Agora o AdManager também mudou de nome e muita coisa mudou.
      Recomendo o livro Blogs Lucrativos – http://blogslucrativos.tecnofagia.com

  8. Olá, gostaria de saber, por exemplo, eu tenho uma coluna com vários anunciantes, eu consigo colocar um anunciante embaixo do outro ?
    Em um layout, há um limite de areas para publicidade ?

    Grato Vilson

    • Vilson, não há limite de áreas de publicidade. Colocar muitas vai deixar o site lento apenas.

      No meu livro Blogs Lucrativos – http://blogslucrativos.tecnofagia.com – falo sobre as melhores posições para publicidade. Recomendo fortemente!

  9. Olá, gostaria de saber, por exemplo, eu tenho uma coluna com vários anunciantes, eu consigo colocar um anunciante embaixo do outro ?

    Grato Vilson

    • Consegue sim, você pode criar uma tabela HTML e inserir os espaços de anúncio dentro desta tabela.

  10. Pessoal posso usar essa ferramenta para computar os cliques e impressões?
    vendi um anuncio em meu site e preciso saber o numero de clientes e impressões desse banner m flash que vou colocar no site

    se alguém poder me ajudar agradeço mto

    Obrigado
    Maik

    • Olá Maik,

      Já utilizei o OpenX para isto: http://openx.com/

      Vale a pena conferir.

  11. Excelente post mestre!

  12. Muito bom seu trabalho! Parabens.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?