Ferramentas

GA4 Lança Suporte para Páginas AMP

Por Raquel Pereira

Saiba como a nova ferramenta do Google Analytics 4 poderá ser útil para o seu negócio com o fim do GA Universal.

Raquel Pereira

Na reta final para o encerramento do Google Analytics Universal, o buscador anuncia que os editores poderão monitorar o desempenho de suas páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) com o GA4.

O lançamento do suporte de monitoramento dessas páginas foi realizado no dia 27 de junho, três dias antes do encerramento oficial do GA Universal. Com essa atualização, os editores e profissionais de marketing poderão acompanhar o desempenho de suas páginas móveis aceleradas (AMP), no GA4 da mesma forma que costumavam fazer no Analytics Universal.

Confira os detalhes:

O que são páginas AMP?

Segundo compartilhado pelo próprio Google, as páginas móveis aceleradas (Accelerated Mobile Pages ou AMP), são páginas de um site que possuem o código aberto para a Web móvel, o que permite uma renderização quase imediata em dispositivos móveis.

Elas são semelhantes às páginas HTML no navegador desktop e, por apresentarem um layout mais simples, são facilmente carregadas em dispositivos móveis quando o site está lento ou com problemas de renderização na versão padrão da página.

Lançamento do novo suporte de páginas AMP do Google Analytics 4

Conforme compartilhado no Twitter pelo perfil oficial do Google Analytics, as páginas AMP “agora são compatíveis com o Google Analytics 4, garantindo que os editores que usam AMP possam medir o desempenho de seus sites com o GA4.”

O fato do Google estar trazendo essa integração para o GA4 permite uma transição mais completa para os profissionais que utilizavam o Analytics Universal, dando mais segurança sobre o histórico de informações entre as plataformas.

Afinal, caso o buscador não realizasse essa atualização, isso causaria grandes problemas para os editores que usam AMP, que não seriam mais capazes de acompanhar seu desempenho quando o GA4 substituir permanentemente o UA neste fim de semana.

Quais informações sobre as páginas AMP o GA4 vai rastrear?

Segundo compartilhado pelo próprio buscador em sua página de Ajuda do Google Analytics, o GA4 poderá medir e coletar os seguintes dados sobre as páginas AMP:

  • Dados da página: domínio, caminho, título da página;
  • Dados do usuário: ID do cliente, fuso horário;
  • Dados de navegação: referenciador, ID de exibição de página exclusivo;
  • Dados do navegador: altura da tela, largura da tela, agente do usuário;
  • Dados de interação: altura e largura da página;
  • Dados do evento.

O texto da página reforça que os dados não incluem a totalidade das informações coletadas atualmente pelo Analytics Universal, mas que novos recursos para o acompanhamento dessas páginas serão adicionados ao longo do tempo.

Além disso, o GA4 possui as seguintes restrições quanto ao mapeamento dessas páginas:

  • Gerenciando as configurações do modo de consentimento;
  • Configuração dinâmica orientada pela interface do usuário (sinais do Google, conversões aprimoradas);
  • Eventos de comércio eletrônico;

Conte com o apoio da Agência Mestre para fazer a transição para o novo Google Analytics 4

Sabemos que a transição do GA Universal para o GA4 pode ser um processo complexo para a maioria das empresas, principalmente se você possui um alto volume de dados históricos na ferramenta que não estão disponíveis em outras plataformas.

Por isso, a Agência Mestre possui uma consultoria de SEO personalizadas, que oferece um serviço de otimização de sites que vai desde a implementação e ajuste de todas as ferramentas que o seu site precisa para funcionar corretamente nos buscadores, até a criação de conteúdo focado em atrair mais tráfego orgânico qualificado para o seu negócio.

Clique aqui e conheça a Consultoria de SEO da Agência Mestre e comece a alavancar os resultados do seu negócio, sem depender exclusivamente de anúncios!

LEIA MAIS

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?