No vídeo de hoje, nosso CEO Fábio Ricotta, dá dicas para tornar mais práticas e rápidas as auditorias de SEO em sites. Confira abaixo e continue lendo o artigo para mais informações:

O que são as auditorias de SEO?

Esse nome é dado para os processos que envolvem a descoberta dos problemas e áreas que precisam de atenção no site. Todos esses dados são utilizados para elaborar estratégias. Seja através da repaginação, redirecionamento, reestruturação ou produção de conteúdo relevante. Tudo dentro de um site pode afetar em maior ou menor grau os seus resultados de marketing digital, por isso realizar auditorias de SEO é essencial.

Para que servem as auditorias?

Essa análise realizada nas páginas do seu site vai elencar o potencial para aparecer diante dos buscadores, como o Google. Isso significa que uma varredura listará as informações que podem atrapalhar a sua performance e disposição nos primeiros resultados orgânicos.

Como realizar as auditorias de SEO?

Essas auditorias precisam ser realizadas por profissionais que entendam bem as estratégias de SEO, assim poderão contar com o auxílio de alguns softwares específicos disponíveis no mercado, que simplificam e aceleram o processo de análise dos sites. Confira abaixo quais são eles:

Ferramentas para auditorias de SEO

Essas auditorias de SEO podem ser realizadas com o auxílio de programas específicos. Um exemplo é a ferramenta Screaming Frog, que mostra o seu score de acordo com a análise das urls. Leva em conta domínio, páginas, meta description, robots, arquitetura, linkagem interna e mais. Tudo isso em tempo real.

Por ser um serviço executado com consumo de banda, em nuvem, não é recomendado para e-commerces e sites com estrutura muito complexa e grande. Além disso, pode apresentar travamentos e falhas demoradas. Porém, ainda sim, mostra-se um recurso extremamente útil para otimizar as auditorias de SEO e visualizar gráficos dinâmicos.

Também existe uma outra plataforma chamada Moz Analytics. Essa por sua vez, possui recursos bem completos e pode te ajudar a entender se um declínio de tráfego orgânico tem relação a um problema de otimização ou traqueamento. Ela também apresenta lista de links quebrados e outros detalhes. A desvantagem fica por não funcionar em tempo real, sendo preciso algum tempo para lhe entregue um relatório.

A terceira ferramenta que também desempenha o papel de auditoria de SEO, é a SEM Rush, a qual conta com um módulo chamado SEO Audity, em que você pode cadastrar um site, concorrentes e muito mais, para ter acesso a um relatório completo que indica os principais problemas de SEO. É muito prático!

Gostou das nossas dicas de otimização para as suas auditorias de SEO? Continue acompanhando o blog da Agência Mestre para mais conteúdos sobre marketing digital! Não deixe de se inscrever no canal do Fábio Ricotta para conferir os vídeos semanais!