Apesar de não ser uma novidade tão recente, o chatbot no Facebook ainda é uma ferramenta pouco explorada pelas empresas. No entanto, é um recurso que pode trazer muitos ganhos para os negócios.

Por meio da automatização do primeiro contato com o público, você pode otimizar o tempo da equipe, garantir mais conversões e uma experiência melhor para o usuário. Entenda na prática como isso funciona!

Entenda o que o chatbot do Facebook pode fazer pelo seu negócio

O chatbot nada mais é do que um programa de computador configurado para simular uma conversa humana. Ele pode ser usado para evitar algumas atividades repetitivas e que não requerem soluções tão específicas.

Podemos citar como exemplo as saudações. Não é necessário que haja um atendente para responder um simples “olá” do usuário, por exemplo. Até porque essa pessoa precisaria estar disponível o tempo todo, o que nem sempre é possível.

Por outro lado, se um indivíduo entra em contato com a marca, é porque ele pode ter interesse no produto ou serviço oferecido. Assim, ignorar mensagens pode ser sinônimo de negócios perdidos.

O chatbot funciona exatamente para preencher essa lacuna, direcionando a pessoa para aquilo que ela deseja. Ou seja, você pode montar um mapa com possíveis mensagens dos usuários e as correspondentes respostas ou ações.

Portanto, o chatbot tem como vantagens:

  • garantir disponibilidade 24 horas todos os dias da semana;
  • auxiliar a jornada de compra;
  • fidelizar o cliente;
  • atuar de maneira proativa;
  • otimizar processos internos;
  • aumentar a produtividade da equipe.

Funções que o chatbot do Facebook pode realizar

A principal função de um chatbot é atender ao público. Configurar algumas mensagens ou perguntas pode ser suficiente para descobrir do que o consumidor precisa.

Mesmo assim, a robotização não é uma solução completa em atendimento. Se o usuário tiver uma demanda específica, é importante que haja alguém para atendê-lo.

O recurso também pode ser usado para direcionar o público para uma página de vendas, gerando portanto mais oportunidades ao negócio. Além disso, serviços que necessitam de reserva ou agendamento, como clínicas, hotéis e restaurantes, podem usar o bot para facilitar esse processo.

Em todas as situações citadas, os clientes são atendidos e a empresa otimiza essa comunicação. Por esse motivo, o chatbot pode ser uma ferramenta-chave para qualquer setor.

Como criar um chatbot para a rede social

No Facebook, o administrador da página pode configurar uma mensagem automática para quando um usuário entrar em contato. Porém, esse recurso ainda é limitado e não se trata exatamente de um chatbot.

Para utilizar um “robô de verdade” na rede social, é necessário integrar o Facebook a alguma ferramenta específica. Hoje em dia, já existem APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos, em português) prontas.

Então, não é preciso configurar um código próprio, porque você pode simplesmente adicionar o chatbot na página.

Confira os principais programas que permitem criar e mapear a comunicação entre o usuário e a marca na rede!

Manychat

No Manychat, não é necessário ter qualquer conhecimento aprofundado sobre chatbot para criar um. O mais importante é saber escrever conteúdos envolventes para atender bem ao público.

Veja como é fácil utilizar a ferramenta:

  • ao entrar no site, clique em “get started”;
  • conecte a sua conta do Facebook;
  • acesse o menu lateral para escolher a página em que deseja adicionar o robô;
  • clique no ícone de “automatização” e depois em “mensagem de bem-vindo”. Nessa parte, é possível perguntar ao usuário o que ele deseja por meio de botões, sendo que cada um direciona para uma ação. Se o indivíduo quiser, por exemplo, ligar, a conversa irá mostrar o número.

Nessa plataforma, você pode realmente construir um fluxo de comunicação. Caso o cliente clicar em A, ele receberá a resposta X, mas se clicar em B, o robô retornará Y. Outra vantagem é que o Manychat é gratuito.

Botsify

O Botsify é uma ferramenta que cria bots para diversos tipos de plataformas, inclusive para o Facebook. Além da funcionalidade padrão, que é a conversa, o recurso também disponibiliza relatórios e dados importantes para insights.

Como usar o Botsify:

  • clique primeiro em “start free 14 days” e faça o login do Facebook;
  • escolha “automate customer support for Facebook page”, se a intenção principal for atender ao público. A ferramenta disponibiliza também a opção de captar leads e construir uma audiência de marketing pela rede social;
  • crie possíveis perguntas que o seu público pode fazer e o que você responderia.

É importante notar que o Botsify não é um recurso gratuito. Tanto que depois de configurar o chatbot, ele requer o preenchimento de dados de pagamento. Porém, se você desistir antes de 14 dias, não paga.

Chatfuel

O Chatfuel é outra ferramenta que pode ser bastante útil para criar um chatbot no Facebook, sem precisar mexer em programação. Veja como ela funciona:

  • clique em “get started”. A plataforma irá solicitar o acesso ao Facebook e página em que deseja adicionar o robô;
  • responda as questões sobre o seu negócio — o setor em que atua e qual será a utilidade principal do chatbot;
  • assista ao vídeo sobre a ferramenta;
  • crie perguntas e botões correspondentes, direcionando o usuário para o que ele deseja, como por exemplo a página do site e telefone.

No Chatfuel você também analisa como o público está reagindo ao robô, fazendo ajustes quando necessário.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com sua rede de amigos e caso queira saber mais sobre temas como esse, fique atento aos posts do blog da Agência Mestre!