Ferramentas

Calendário do Google: Agendamento de Compromissos

Por Raquel Pereira

Veja todos os detalhes sobre o novo Agendamento de Compromissos do Google e entenda como essa ferramenta impacta o mercado.

Raquel Pereira

No início deste mês, o Google lançou uma nova funcionalidade no Calendário do Google (ou Google Agenda), que possibilita o agendamento de compromissos, como reuniões.

Confira todos os detalhes sobre essa novidade:

O que é o Agendamento de Compromissos?

Desde 2013, a Calendly é a principal referência em agendamentos online. Esse foi um dos primeiros softwares especializados em comunicação empresarial, focada em agendamento e acompanhamento de compromissos online, como reuniões, por exemplo.

Principalmente em 2020, com as medidas de isolamento social, essa funcionalidade de organização de compromissos online foi fundamental para os profissionais.

Fonte: Blog Wired

Basicamente, o Calendly é uma solução para as listas de e-mails intermináveis, nas quais dois ou mais profissionais tentam agendar uma reunião, porém não encontram um horário em comum.

Com o Calendly, um usuário pode criar uma página com os seus horários disponíveis e enviar o link por e-mail, por exemplo, para que outra pessoa com a qual ela está tentando agendar uma reunião escolha o horário, sem a necessidade de uma lista enorme de e-mails.

A nova funcionalidade do Google

Na última semana, o Google compartilhou uma nova funcionalidade muito semelhante ao Calendly. Em seu Twitter, o especialista conhecido como Marketing Max (@marketinmax), compartilhou a seguinte atualização:

Tradução: “Últimas notícias – O Google simplesmente matou o Calendly”

O novo recurso do Google já está disponível para quem possui a assinatura Google Workspace Individual. O buscador informa em sua página oficial da “Ajuda do Google Agenda” que:

  • trata-se de um recurso premium, exclusivo para assinantes do Google Workspace Individual;
  • contas escolares ou de trabalho podem visualizar os novos agendamentos de horários;
  • contas do Business Starter não têm acesso aos agendamentos de horários.

Além disso, até o momento, a nova funcionalidade não está disponível no mobile. É necessário um dispositivo desktop para realizar os agendamentos.

Como utilizar o Agendamento de Horários do Google?

Os passos para criar uma página de agendamento são:

1. Abra o Google Agenda e, no canto superior direito da tela, clique em “Criar” e, em seguida” clique em “Agendamento de Horários”;

 

2. Vai aparece uma aba lateral onde você poderá incluir o título do agendamento (por exemplo: Reunião de Apresentação de Proposta), definir a duração do compromisso e os dias e horários de disponibilidade;

3. Logo abaixo, é possível definir um período em que esses horários de agendamento estarão disponíveis, bem como o limite de agendamentos diários e o horário de pausa entre um agendamento e outro. Você ainda pode definir prazos para o agendamento, com o limite máximo e mínimo;

4. Clicando em “Próximo”, você poderá incluir uma descrição do evento, o formulário de agendamento (exemplo: nome e e-mail) para ter as informações prévias do participante e incluir um lembrete para ser disparado por e-mail antes do encontro.

5. Ao final, a tela exibirá um pop-up com todas as informações sobre o agendamento e o link da página para compartilhar.

O link de compartilhamento encaminha o usuário para uma tela como esta:

Aqui, qualquer pessoa com o link pode agendar um horário para uma reunião, encontro presencial, aula ou qualquer outro compromisso. Ao escolher o dia e horário, a pessoa deverá preencher com as informações solicitadas e a data ficará indisponível até que você ou o usuário cancele o agendamento.

O Agendamento de Compromissos do Google é uma ameaça ao Calendly?

Obviamente, com o lançamento dessa nova funcionalidade, o Google entra na disputa pelo domínio desse mercado. No entanto, ainda não é possível afirmar que o espaço do Calendly está totalmente ocupado pelo buscador.

O primeiro ponto positivo do líder de mercado é a disponibilidade de uma versão gratuita, algo que o Google ainda não disponibilizou. Partindo desse ponto, realizando uma comparação entre a versão gratuita do Calendly e a versão disponibilizada pelo buscador, temo:

  • o Calendly possui integração com os calendários do Google, Microsoft 365 e iCloud, enquanto o agendamento de compromissos está limitado (até o momento), aos serviços Google;
  • além da integração com diversos calendários, o Calendly também permite reuniões online em diferentes plataformas (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Webex, chamadas telefônicas e outras), e, novamente, o agendamento de compromissos está limitado aos serviços Google;
  • o agendamento de compromissos não suporta compromissos em grupo, algo disponível no Calendly.

Apesar das grandes diferenças, ambas as plataformas oferecem a possibilidade de limitações no número de compromissos por dia e permitem o envio de notificações por e-mail.

De fato, até o momento, não há funcionalidades no novo recurso do Google que o Calendly não possua também. Entretanto, profissionais e empresas que já utilizam o Google Workspace Individual talvez não vejam necessidade de continuar com ambas as plataformas.

O Google ainda está dando os primeiros passos nesse recurso, por isso, esperamos que logo cheguem mais integrações e funcionalidades para o Agendamento de Compromissos do Google.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?