Olá leitores do Agência Mestre!

Wordpress Logo Vocês que estão acompanhando a série de artigos sobre WordPress SEO, já aprenderam sobre:

Dando continuidade à série de artigos, hoje falarei de um dos assuntos mais quentes na área de blogs: o Social Bookmarking.

O Bruno Galileu ilustrou muito bem, em seu post sobre feeds e social bookmarks, o que são os sites de Social Bookmarking. Resumidamente, um site de Social Bookmarking é um local onde os utilizadores podem enviar notícias de vários nichos diferentes ou ainda de um único tipo de nicho. A finalidade destes sites é que os usuários “trabalhem” no sistema, elegendo as melhores notícias.

No WordPress, temos vários plugins muito bem preparados para mostrar um conjunto de ícones de sites de Social Bookmarking. Entre os principais, cito três:

ShareThis

O ShareThis, é um dos mais famosos plugins de Social Bookmarking. Ele conta conta com apenas um botão, que ao ser clicado, ativa uma nova DIV que mostra uma série de sites de social bookmarking. É muito bom se você quiser dar uma variedade ao seu leitor.

Wordpress Plugin: ShareThis

Sociable

O Sociable é outro plugin muito famoso. Eu utilizo ele em todos os sites voltados ao público americano, assim consigo dar uma variedade muito grande de sites de Bookmarking. Recomendo o seu uso.

Wordpress Plugin: Sociable

Like-Digg

O plugin Like-Digg é um plugin inicialmente desenvolvido pelo Celso Junior e atualizado para compatibilidade com o WordPress 2.5 por mim. Ele possui uma pequena lista de sites de Social Bookmarking brasileiros e, ao meu ver, é o melhor plugin de Social Bookmarking para o mercado nacional. Por isto, estarei focando ele neste passo-a-passo.

1) Primeiramente, entre neste link e baixe o plugin.

2) Com o arquivo em mãos, descompacte-o e envie para a pasta /wp-content/plugins do seu blog.

3) Acesse a área administrativa do seu blog. Em seguida, clique no botão “Plugins” localizado no canto superior direito.

4) Procure pelo plugin Like-Digg e ative-o.

5) Insira os códigos PHP que estão dentro do arquivo LEIAME.TXT em seu blog. Para isto, vá em “Presentation/Themes/Theme Editor” e edite o arquivo “Main Index Template“, colando esses códigos dentro do LOOP. No arquivo, existe a possibilidade de escolher quais sites de Social Bookmarking você deseja incluir.

O plugin será exibido conforme você editou o seu arquivo. No caso aqui do Agência Mestre, inserimos o código logo após o conteúdo do artigo. Então você poderá visualizar o plugin logo abaixo deste texto.

Espero que tenham gostado de mais este artigo sobre SEO para WordPress. Para aprender a usar melhor os sites de Social Bookmarking, recomendo o artigo da Nathália, que fala sobre dicas para campanhas de Media Social. Existe ainda o artigo do Frank, que fala como aumentar as visitas de um site, mas aplica-se a blogs também.

Abraços à todos e até a próxima.