Como Migrar um Blog do Blogger para WordPress

Por Bruno Nassar


Bom dia caros leitores do blog da Agência Mestre, hoje irei falar sobre um problemas comum para os blogueiros, como migrar seu blog do Blogger para o WordPress? Irei subdividí-lo em alguns passos que você deve seguir para fazê-lo sem maiores dores de cabeça.

1º Passo: Faça o download e instale o WP(WordPress) ele tem por requisito o uso do MySQL como banco de dados.

2º Passo: Faça a configuração do WP:

  • escolha a opção para categoria base como /c e a tag base para /t
  • escolha a opção de post para /%postname%/

3º passo: Procure um novo tema para o seu blog existem milhares é só procurar e achar um que você goste.

4º Passo: Você agora pode importar todos os seus antigos posts para a nova plataforma WP, caso você não ache pelo wp admin, www.seusite.com.br/wp-admin/import.php , vide imagem abaixo a localização do botão de importação.

5º Passo: Reescreva o .htaccess para incluir as funções específicas do WP e reescrever as regras para retirar as datas da URL. O htaccsess que você terá que reescrever depende da sua antiga estrutura de URL e extensões de arquivos. Aprenda como criar um arquivo .htaccess e como redirecionar com 301 utilizando o .htaccess

Note que quando o WP importa o seu blog algumas das palavras sem função semantica como preposições são retiradas das URL’s, que podem criar algums erros 404 até que você arrume as novas URL’s (irei falar sobre isso no 7º passo). E se você usava Blogger tag pages, então você terá que fazer o seu .htaccess um pouco mais complexo adicionando entradas para o redirecionamento das tag pages.

6º Passo: Delete os arquivos antigos de estatística.

Se você está relutante quanto a isto, apenas renomeie os arquivos.

  • Nomeie a index.html para algo como index_old.html
  • Se você tem uma pasta como /2008/ renomeie para algo como /12008/

Depois que você renomeá-los ou deletá-los tente entrar no site para verificar , geralmente isso resolve o problema.

7º Passo: Instale alguns plugins para o WP tais como:

No nosso Blog de SEO temos uma categoria só sobre WP, WordPress SEO que tem muitos outro artigos referentes ao WP.

8º Passo: Use o Webmaster tools para verificar se há links quebrados e outros possíveis erros no site.

Configure seu robots.txt, aprenda com nosso Tutotial de robots.txt

Surgiu alguma dúvida? Comente. E faça uma visita nosso Fórum de SEO.

LEIA MAIS
WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Redirecionamento 301 no WordPress

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
  1. Isso como migra mesmo heim

  2. sou grande leitos da Agência Mestre e nesse etmpo todo achei um erro (Aleluia) “geralmente isso revolve o problema.”…. avisando para corrigirem

  3. Executei exatamente os passos que foram passados no post, mas o estranho é que ele após importar apenas 1 comentário e 1 post o botão de importação já muda para “definir usuário” e nada é importado…

    Você tem idéia do que possa ser? Abraços!

  4. Parabéns pelo conteúdo colaborativo que vocês disponibilizam.Bem,no meu caso, a página permaneceu em branco ao acessar http://localhost/phpMyAdmin. O que pode ter ocorrido?

    Abraços!

  5. Resolvi o problema editando o arquivo congif.inc.php.
    Abraços!

  6. dá pra migrar do blig pro blogspot???

  7. Tem como vcs atualizarem o tutorial pra versão recente do WP?

    Não to conseguindo migrar!

    Acho que é algo com o Blogger!

    Me ajudem por favor…

  8. certo tudo muito lindo, mas deveriam mostrar como converter de um xml do blogger para um xml do wordpress isso se o backup tiver mais de 10mb… ae é onde a mágica acontece.. 😀

    querem uma dica? utilizem o google-blog-converters-r79.tar.gz feito em perl que ele converte de boa…

  9. não consigo instalar o wordpress e eu já tenho uma acc no wordpress como faço?

  10. Eu tenho uma duvida eu tenho um blog hospedado no blogger que sta no page rank 2 e tem media de 70 online estou querendo migrar para o wordpress se caso eu migrar irei perder meu pagerank e minhas visitas?

    • Olha Adriel, o PageRank terá que ser reconstruído sim, mas as visitas podem se manter.

      Você precisará redirecionar os visitantes por meta refresh do blogger para o wordpress.

  11. Estou cogitando mudar a plataforma do meu blog para WordPress, mas gostaria de saber se consigo levar os seguidores do Google Conect Friend. Hoje estou com mais de 200 e não quero perdê-los.

    Abs,

  12. muito legal suas dicas, mas sou iniciante e ainda me enrolo em algumas coisas. Preciso saber como colocar manchetes sobre o ema que abordo. Também outros assuntos e como faço pra saber quem tá lendo meu blog, o que fazer pra ter propagandas nele, sites com imagens, etc. Obrigada.Bjs

  13. Ola só, encontrei um tutorial bem interessante que ajuda a migrar para o WordPress sem perder o PageRank, o link é http://graveheart.me/geek-life/dica-ajustando-os-permalinks-para-migracao-blogspot-wordpress/ eu gostaria de saber se realmente isso automaticamente deixa a estrutura dos meus links como é no Blogger e se posso realmente usar esse script pois meu blog do blogger tem PR 3 e não quero perder tudo.

    • Olha só, Paulo, quando eu migrei meu blog do blogspot para o WordPress, eu determinei os redirecionamentos no .htaccess para ter URLs amigáveis (que o script do artigo não garante, pois apaga caracteres). O detalhe é que eram relativamente poucos artigos e foi simples fazer tudo na mão.

      Honestamente, eu procuraria uma solução mais completa, mas ao que tudo indica no artigo, parece uma solução que funciona. É questão de testar e sentir na pele mesmo.

      • A importação grava o permalink original em um campo personalizado de nome “blogger_permalink”. É mais prático fazer um script que faça um UPDATE na tabela. Não precisa daquilo tudo que está no script citado.

        Fazer o redirecionamento por .htaccess pode não ser bom se o problema existir em muitos posts.

  14. Pergunta: e como fazer um redirecionamento 301 do blogger para uma instalação do wordpress?

    • Tipicamente o Blogger não facilita as coisas. Talvez usando o blogger em um domínio próprio por algum tempo e depois, sim, fazendo a migração.

  15. bom amigo,depois de mudar pra wp, perde posições no google ,mais depois volta ou ñ??

    aguardo respostas…vlw ;D

  16. amigos vcs sabem como desativar o auto-paginação do blogger estou com serios problemas. abraços

  17. Boa materia, Ola a todos gostaria de uma boa dica para passar um site inteiro em html para wordpress sem problemas com o google sera que tem como?

  18. Ola, migrei meu blogger para o WordPress, mas tive alguns probleminhas, um outro que estou tendo é sobre a urls dos arquivos do blog. Preciso fazer um redirecionamento? Pois o google ja indexo as do blogger. é Isso?

  19. ola amigos, tenho um blog no bloger com o indereço: pensamentosesentimentos.com.br como faço para hospeda-lo no wordpress mantendo o mesmo endereço?
    desde ja agradeço e um abraço a todos ai.

  20. Só uma duvida e as parcerias que tenho ao meu blog o que acontece se eu importar meu blog para o WP?

Deixe seu comentário abaixo