Aumente suas visitas sem as datas

Olá leitores,

Meu nome é Ubiratan Cunha e trabalho como designer aqui na Agência Mestre. Hoje vou compartilhar algumas dicas sobre o uso de datas em posts e como isso afeta suas visitas.

Se você possui um site em WordPress, também ensinarei como retirar datas de artigos e comentários.

Impacto das datas na sua visitação

Após realizar uma pesquisa no Google por um determinado termo ou frase, o usuário busca nos resultados pelos posts mais atuais e relevantes. Nessa hora, bons conteúdos, que possuem datas mais antigas, podem ser deixados de lado por passarem a sensação de que estão datados ou desatualizados.

A experiência tem nos mostrado que a simples ação de retirar as datas das suas publicações afeta diretamente as visitas, principalmente em posts mais velhos. Sendo assim, ensinarei como você pode fazer isso no seu site em WordPress.

Vale destacar que caso o Google não encontre uma data em seu post, ele utilizará a data dos comentários. Portanto, teremos que retirar as datas dos comentários também.

Retirar datas de posts

Antes de iniciar, vale lembrar que nem todos os temas de WordPress são construídos da mesma maneira e, portanto, podem haver diferenças na hora de localizar as funções que mostrarei. Se encontrar dificuldades, faça uma pesquisa no diretório de seu tema a fim de localizar os arquivos que contém a função responsável por imprimir as datas.

Geralmente, os arquivos que vamos precisar modificar são:

  • index.php (geralmente a homepage)
  • category.php (categorias)
  • archives.php (arquivos)
  • author.php (página de autor)
  • search.php (página de pesquisa)

Você pode encontrá-los acessando a raiz de instalação do site e fazendo o seguinte caminho:

wp-content > themes > seu-tema

Se não encontrar algum dos arquivos listados acima, não se preocupe, pois com excessão do index.php, os demais são opcionais e podem não ser utilizados no tema.

A começar pela index.php, procure e remova a seguinte função: <?php the_time(“d M Y”); ?>, responsável por exibir a data da publicação. Para quem tem alguma intimidade com WordPress, ela costuma estar dentro do Loop. Confira a imagem abaixo:

Como remover a data do post

Faça o mesmo com os demais arquivos e você terá removido as datas dos posts!

Removendo as datas dos comentários

Se seu tema foi criado antes do WordPress 2.7, essa ação será mais fácil, pois basta remover a seguinte função do arquivo comments.php:

<?php comment_date(); ?>

Remover a data de comentário

A partir da versão 2.7 do WordPress foi introduzida uma nova função chamada wp_list_comments(). Ela gera automaticamente todas as informações relacionadas aos comentários, tais como: autor, avatar, data e muito mais. Se por um lado este novo recurso facilitou a vida de quem trabalha com WordPress, por outro dificultou um pouco mais a customização dessas informações.

Felizmente, essa nova função aceita o que chamamos de “callback function”. Que nada mais é que uma função que sobre-escreve a exibição padrão fornecida pela wp_list_comments. Pode parecer confuso, mas não é. Vamos aprender como utilizar este recurso.

Primeiramente, abra seu arquivo comments.php, procure a função wp_list_comments e passe o seguinte parâmetro:

Remoção do WP List Comments

Abra o arquivo functions.php e vamos criar essa função (a callback function) que está sendo chamada pela wp_list_comments. Para isso, basta colar o seguinte bloco de código (modelo de callback fornecido pelo Codex do WordPress):

function mytheme_comment($comment, $args, $depth) {
$GLOBALS['comment'] = $comment; ?>
<li <?php comment_class(); ?> id="li-comment-<?php comment_ID() ?>">
<div id="comment-<?php comment_ID(); ?>">
<div>
<?php echo get_avatar($comment,$size='48',$default='<path_to_url>' ); ?>

<?php printf(__('<cite>%s</cite> <span>says:</span>'), get_comment_author_link()) ?>
</div>
<?php if ($comment->comment_approved == '0') : ?>
<em><?php _e('Your comment is awaiting moderation.') ?></em>
<br />
<?php endif; ?>

<div><a href="<?php echo htmlspecialchars( get_comment_link( $comment->comment_ID ) )
 ?>"><?php printf(__('%1$s at %2$s'), 
get_comment_date(),  get_comment_time()) ?></a><?php edit_comment_link(__('(Edit)'),'  ','') ?></div>

<?php comment_text() ?>

<div>
<?php comment_reply_link(array_merge( $args, array('depth' => $depth, 'max_depth' => $args['max_depth']))) ?>
</div>
</div>
<?php
}

Importante: O nome da função tem que ser o mesmo inserido na wp_list_comments.

Esta função está agora sendo responsável por toda a exibição dos comentários. Basta procurar dentro dela pela seguinte linha de código e removê-la:

Crie callback function no arquivo functions.php

Pronto! A data de comentário terá sido removida. Lembre-se entretanto, que como modificamos o processo de criação dos comentários, pode ser que algum elemento do seu CSS tenha perdido a referência. Faça os ajustes necssários para que o layout não pareça “quebrado” para o visitante.

Conclusão

Agora, é aguardar o bot do Google visitar seu site e atualizá-lo no índice. Com isso feito, acompanhe pelo Analytics o impacto desta mudança e veja se surtiu os efeitos desejados.

Espero que tenham gostado da dica! Deixem suas dúvidas e impressões nos comentários que terei o maior prazer em responder. Um grande abraço e até a próxima!

Crédito da imagem: http://www.flickr.com/photos/dafnecholet/