{+}SEO Test In Progress

Sobre o teste

Após muito tempo sem escrever nenhum post, estou de volta com o resultado de um teste feito aqui mesmo na Agência Mestre. Há exatamente um mês iniciei um teste para tentar conseguir linkar uma mesma página usando 3 textos âncoras diferentes unificando a URL de destino com a Canonical Tag. O experimento é extremamente simples, apenas algumas horas trabalhadas em um sábado foram o suficiente para que toda a idéia ficasse pronta.

Teste com a Canonical Tag

A idéia do teste era pegar 3 keywords aleatórias e fazer links de uma página interna de um site com âncoras e urls diferentes para a index do site e ver se aparece resultado de busca no Google para as 3 keywords do texto âncora colocados nos links. Segue abaixo um print que tirei no dia 21/08/2010 com as palavras-chave escolhidas e a respectiva busca no google.



Segue abaixo o print do Google no mesmo dia (21/08), com a busca por “site:jogosonlinedecorrida.com.br”

Como vimos acima, no dia 21/08 não havia nenhuma página indexada para a url e nenhum resultado de busca para as palavras escolhidas.

A Index.php

Para começar o projeto, peguei um template pronto na internet e criei minha index.php normalmente, como o template já vinha com algum conteúdo padrão nem me preocupei muito com isso, alterei apenas a title, a description e o h1 da página colocando a keyword que normalmente se usaria para um site com url jogosonlinedecorrida.com.br . A única alteração realmente importante para o teste foi colocar no começo da página o seguinte código:

<? if (isset($_GET[keyword]))
{ ?>
<link rel="canonical" href="http://www.jogosonlinedecorrida.com.br" />
<? } ?>

Quem tem um conhecimento mais avançado de SEO já deve ter entendido o trecho de código, mas para quem não entendeu, o que eu fiz foi verificar se a URL acessada trouxe o parâmetro keyword= através do $_GET[keyword] e, em caso positivo, ele adiciona o canonical para a url “correta” (sem o parâmetro).

Para validar ainda mais o teste, é importante lembrar que não fiz nenhuma menção dessas keywords na index do site. Pois uma simples menção da palavra chave “nanuoretfcvds ksabara1” na index acabaria com todo o teste.

Página que Linka para a index.php

A segunda página chamada de page3.html (não me pergunte o porquê) é a que realmente tem toda a idéia do teste. A página contém 3 links, um no header, um no conteúdo e um no footer. Com os seguintes textos âncoras. “nanuoretfcvds ksabara1”, “esjstisfdfkf aasjdkwer” e “gisrterssia fdswreasfs”, respectivamente. Elas linkam para a index com as seguintes url’s:

http://www.jogosonlinedecorrida.com.br/?keyword=key1

http://www.jogosonlinedecorrida.com.br/?keyword=key2

http://www.jogosonlinedecorrida.com.br/?keyword=key3

Outro ponto importante do teste foi colocar <meta name=”robots” content=”noindex,follow” /> no page3.html para que não apareça essa página ao digitar uma das âncoras escolhidas no Google.

Indexação do conteúdo

Para que as páginas fossem indexadas no Google, eu simplesmente criei um sitemap.xml com as duas páginas e submeti no Google Webmaster Tools e não ganhei nenhum link externo para o site. Após 2 semanas ele indexou o meu conteúdo e depois de mais uma semana apareceu o cache da página principal.

E Ontem (dia 21/09/2010) pude verificar que o teste apresentou o resultado esperado: ao verificar as 3 keywords, eu vi que a index aparecia nas 3 pesquisas para as keywords escolhidas. Isto significa que usando o Canonical Tag conseguimos fazer 3 links diferentes de uma página para outra e, o mais importante, com âncoras diferentes. Segue abaixo um print atual do Google quando fizemos a pesquisa com as 3 keywords escolhidas.



Aplicações para seu site

É importante ressaltar porque fizemos esse teste e qual a aplicação dele em um site. Todos nós sabemos que a maioria dos sites é dividido, pelo menos, em Header, Sidebar, Footer e Conteúdo. Em sites otimizados notamos que sempre há um link para a index do site pelo menos no Header e no Footer de cada página e que quase sempre há a possibilidade de se colocar um link no conteúdo da página para a index.

Pensando nisso o profissional pode colocar um parâmetro para o link no header e linkar com uma âncora, colocar um outro link no footer com outro parâmetro e uma outra âncora. Deixando a página livre para colocar um link sem parâmetro no conteúdo com a âncora que ele quiser no conteúdo de seu site.

Como profissional de SEO é muito gratificante quando um teste desse dá certo, aqui na Agência Mestre, após mostrar este teste, logo de cara surgiram idéias de vários outros testes. Caso forem positivos os resultados dos testes faremos novos posts mostrando o que fizemos.