Artigos Premium

Como Comentários Influenciam nos Rankings

Por Frank Marcel

Entre os passos para otimização de blogs estão a escolha do tema, nome de domínio, criação de conteúdo e outros. Mas uma parte não muito visada neste cenário são os comentários. Entenda melhor com este artigo como os comentários podem ajudar o seu blog a ser melhor posicionado nos resultados de busca.

Frank Marcel

{+}Depois de planejar e montar o seu blog de sucesso, seguindo um guia de melhores práticas, seja um blog institucional (empresarial) ou pessoal, existe mais do que bons artigos e links para fazer o blog e seus posts conseguirem alcançar e sustentar bons rankings nos resultados de pesquisa: os Comentários.

As vantagens de se ter um blog são evidentes, especialmente para empresas:

  • Oferece uma face mais humana ao consumidor
  • Baixo custo de implementação e manutenção
  • Canal de comunicação direta com o público em geral
  • Publicação frequente de conteúdo atualizado
  • Canal de vendas, promoções e marketing direto

Entre os passos para otimização de blogs, a escolha do tema, nome de domínio (quando for o caso), otimização de títulos e linkagem interna e externa não podem faltar, e são influenciadores diretos do posicionamento do blog nos resultados de busca. Mas como os comentários entram nessa história?

Como Comentários Influenciam nos Rankings?

É muito comum não se dar o devido valor aos comentários. Frequentemente eles enchem a área administrativa do blog, e quanto mais comentário chega, menos comentário se aprova. Um erro grave.

A primeira, talvez única, razão para aprovar comentários que a maioria dos blogueiros ou empresas com blogs costumam ver é o fator comunicação. Aprovando um comentário, você permite ao visitante um contato direto com o blog, permite que ele faça parte e se sinta como parte daquele contexto.

Mas além deste lado humano de se utilizar os comentários, eles também são muito valiosos para Search Engines e, portanto, potenciais influenciadores de rankings.

Atualização de Conteúdo

À parte o lado humano do processo, cada comentário novo, implica automaticamente em uma atualização de conteúdo. Por experimentação, sabe-se que uma página que se atualiza sempre, consequentemente recebe visitas mais frequentes de Search Engines, ou seja, tem chances de aparecer melhor em buscas por estar sempre atualizando-se.

Search Engines procuram sempre ter conteúdo atual no topo do seu índice, assim, um post constantemente atualizado sobre um tema, tem suas chances de permanecer no topo aumentadas.

Reotimização de Conteúdo

Além de renovar o conteúdo da página, um comentário novo, que acrescenta mais conteúdo ao artigo, também traz consigo mais keywords relacionadas ao conteúdo, sejam as keywords principais, sinônimos, ou, o mais importante, long tails.

Acredito que todos já devem ter encontrado como snippet em uma SERP um trecho de comentário de blog, ao invés de um trecho do artigo em si. Eu já me deparei com esta situação tanto no Bing, quanto no Google.

Mesmo um comentário que não entre com keywords interessantes pode ser aproveitado, pois o blog pode responder utilizando, justamente, essas long tails que podem agregar mais valor ao artigo em páginas de resultados de busca.

Dica Extra: Twitter e Comentários

E por falar em ser pró-ativo na otimização de comentários e artigos, uma dica extra: considerando a dinâmica do Twitter e a pré-disposição que os usuários do Twitter têm a fazer comentários rápidos e produzir conteúdos curtos sobre aquilo que está circulando e acontecendo na rede, e a necessidade que estes usuários têm de possuir a informação, enviar dúvidas e perguntas que surgem nos comentários, bem como pequenos trechos de comentários em tuitadas é uma ótima estratégia para se conseguir novos comentários e visitas para o blog.

Quem me segue no Twitter já deve ter observado que eu envio alguns comentários e links para esses comentários no Twitter, sejam dúvidas ou críticas (positivas ou não), e sempre algum resultado é alcançado, sejam RTs, replies ou, a razão deste artigo, novos comentários e conteúdos no artigo. Funciona!

Aguardo comentários e insights no assunto. Até a próxima!

LEIA MAIS

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

De tempos em tempos a pergunta sobre como remover uma página dos resultados de uma busca do Google reaparece. Ao contrário do que a grande parte dos profissionais pode imaginar, simplesmente bloquear no robots.txt não é a única opção e nem é a melhor – por si só. Neste artigo, apresento soluções para diversas circunstâncias na remoção de conteúdo e a consequência de cada método.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?