Fatores que Influenciam no Posicionamento de Sites nos Buscadores

Olá leitores da Agência Mestre! Complementando o post da Clara de search engine ranking factors, e o post do Fabio Ricotta sobre os 5 principais fatores para o sucesso no Google e com base no excelente post do SEOmoz, falarei dos fatores para posicionamento de sites benéficos e prejuduciais, dividindo em “categorias” e apresendo-os por ordem decrescente de relevância em cada “categoria”.

Fatores Benéficos no posicionamento de Sites

Keywords

Antes de saber onde o uso de keywords te maior influência, é necessário usar as keywords corretas, se ainda não sabe como fazer isso, o Galilas escreveu um post com ferramentas para pesquisa de keywords. O uso de keywords na title tag é um dos fatores on-page mais importantes, além de ser fator determinante no posicionamento de sites, serve para aumentar a CTR nas SERP´s. Nesse post da Clara você pode encontrar esses e outros termos de SEO. Além desses há vários outros fatores que influenciam no posicionamento de sites como o uso de keywords no corpo da página, focando as mesmas ou a mesma keyword usada nos outros fatores é também, fundamental para um bom rankeamento. Além desses dois, para um melhor posicionamento de sites é importante fazer um uso adequado das keywords no h1, que se não estiver compatível com título da página e outros fatores pode atarapalhar no rankeamento; uso da keyword no nome do domínio, na URL, nas demais header tags (h2,h3…), alt tags, strong e meta tags. É importante tomar cuidado com a keyword cannibalization.

Páginas

Quantos links internos uma página recebe é o mais importante nesse quesito, embora muita gente não dê importância a isso, a linkagem interna influencia e muito no posicionamento de uma página. Mais informações no post do Frank sobre links internos. Outros fatores que influenciam são a idade da página, quantidade de texto indexado, qualidade do conteúdo (aprenda como otimizar o conteúdo escrito), organização, frequência de atualização, número de barras na URL (aprenda como fazer a otimização de URL), gramática correta e validação HTML no padrão W3C.

Site/domínio

O principal fator para um bom posicionamento de sites quando se trata da “categoria” site/domínio é a quantidade e qualidade dos links que apontam para o site, seguido da idade do domínio, popularidade do domínio em sites relacionados, frequência com que recebe links, histórico de desempenho do site e taxa de atualização.

Links de sites que apontam pro seu

Qualidade dos textos âncora, que foi muito bem explicado no post semantica e link building. Outros fatores para o posicionamento de sites no que diz respeito a links que apontam pro seu site são quantos sites e quais sites estão linkando para você, idade do link e posicionamento do link na página.

Fatores Prejudiciais no posicionamento de Sites

Servidor frequentemente inacessível para os bots, mais informações do quanto isso influencia no SEO do site em influência de servidores e hosts em SEO. Outros fatores prejudiciais no posicionamento de sites são conteúdo parecido ou igual a outras páginas (conhecido como conteúdo duplicado), links de sites spam, title tag e meta tags duplicadas, uso exagerado de keywords (spam), venda de links e servidor lento. Mais algumas dicas sobre SEO e o que não fazer nesse post do Heron.

Por hoje é só! Hoje eu citei os fatores mais importantes no posicionamento de sites. Para fazer a otimização de sites ou o search engine optimization e alcançar os resultados esperados, basta estar sempre de olho no Agência Mestre ou assinar nosso feed.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

25 Comentários para “Fatores que Influenciam no Posicionamento de Sites nos Buscadores”

  1. Frank Marcel

    A indexação de flash e javascript ainda é duvidosa, tanto quanto a saber se os buscadores seguem esses links ou não. O presidente do Yahoo! Brasil, Guilherme Ribenboim, ontem, no seminário da info sobre SEO e SEM, “des-recomendou” o uso de flash na criação de sites.

    O Yahoo! não deve se dar muito bem com flash. O google empurrou o trabalho de desvendar o flash para a própria adobe, com certeza é melhor não usar também.

    Responder
  2. Ricardo Chahad

    HTML sem erros validado nos padrões W3C!!!!!!!
    Pesquisei nos tópicos de ajuda do “google para webmasters” sobre a influência de sites sem erros de código html e fiquei surpreso ao ver que o google diz que isso não melhora o posicionamento, pois não existe esse filtro no googlebot. Acho errado, pois se tratando de uma linguagem, tem que haver regras.
    Se 2 web-designers enviarem currículos para uma vaga, sendo que 1 dos currículos está lotado de erros de português, do tipo “fasso sites, esperiencia, etc, “, qual será aprovado se ambos tiverem os mesmos conhecimentos? Hoje faço o melhor que posso para validar os códigos dos sites, mesmo com dificuldades quando o site possui gerenciamento de conteúdo. Acho que precisamos criar um movimento para forçar os padrões e isso tem que ter valor perante as buscas. Abraços.

    Responder
    • Frank Marcel

      Ricardo, você somente vai ser capaz de escolher o currículo com português mais bem escrito frente a um mal escrito se você tiver conhecimento suficiente para saber que “fasso” ou “esperiencia” está escrito errado. Se você não souber qual é a forma correta, esse critério para escolha morrerá – pois você mesmo não detém conhecimento suficiente para isso.

      O Google em si não passa na validação W3C. Por quê? Velocidade. Tamanho, em bytes, de uma página. Quanto menor, mais rápido carrega.

      Eu não defendo que um site seja todo errado, até porque uma bagunça no código pode torná-lo pior para o Google. Mas, como o Google informa, validação W3C não influencia rankings (e nem deve mesmo), o conteúdo é que deve influenciar.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>