O que é SEM?

SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas de Marketing na Internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (ex. Google, Yahoo, MSN, etc…).

Basicamente, o SEM é dividido em duas categorias:

  • SEO, ou Search Engine Optimization, que visa a otimização de palavras-chave, de conteúdo, de links, fatores on e off page, otimização para redes sociais, organização da arquitetura do site, melhores práticas para uso de Javascript e Flash, onde até a usabilidade é um fator para otimização nas páginas de resultado (SERPs) dos buscadores . Posso dizer que o SEO é o carro chefe do SEM, representando um ganho de médio-longo prazo para o aumento de tráfego no site.
  • Links pagos, que podem ser de links patrocinados (como o sistema do Google, o Adwords) ou ainda inclusão paga. A área de links pagos é interessante por oferecer um modelo chamado PPC (Pay per click), ou seja, você paga proporcionalmente à quantidade de cliques que você recebe. Já na área de inclusão paga, o webmaster paga pela exibição do link do seu site, seja em um diretório ou em um site relacionado ao assunto. Comparado ao SEO, podemos ver a área de Links pagos, como um ganho de curto-médio prazo, sendo que ele fica praticamente estagnado em ganhos depois de muito tempo.

Busca Orgânica e Links Patrocinados

Uma SERP é composta por 2 (dois) conjuntos de resultados quando uma pesquisa é feita: os resultados de busca orgânica e os resultados pagos, os links patrocinados. Não é possível pagar ao Google para listar um site entre os resultados da busca orgânica, ao contrário dos links patrocinados, onde diversos sites concorrem pagando ao Google para aparecer:

Não é para toda busca que os resultados de Links Patrocinados aparecem acima da busca orgânica, na verdade, na maioria das buscas não se vê links patrocinados ali, somente na lateral, mas pode acontecer de não aparecer nem acima, nem ao lado da busca orgânica.

Para se obter um bom posicionamento na busca orgânica, um trabalho de SEO é a melhor ferramenta para um site. Nos resultados pagos, além de pagar, existem também diversos fatores que mudam o ranking.

Aqui na Agência Mestre focamos muito a área de SEO, mas vamos aos poucos introduzir alguns conceitos de SEM e formas de search engine marketing através de links pagos. Se algum leitor tiver alguma sugestão de tópico para discussão, envie um comentário que iremos abordar o assunto.

Espero que tenham gostado deste post sobre SEM, abraços e até mais.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

18 Comentários para “O que é SEM?”

  1. Alexandre

    A parte ruim do SEM neste caso é o foco da empresa, a variável dos valores para serem investidos é bem alta, a ex: um rapaz que quer seu blog no ar por mais tempo com algumas visitas extras poderia estudar um número de palavras e valores, assim conseguiria dependendo do estudo um número maior de visitas.
    Agora um commerce precisaria de no mínimo 3000 reais para estar fazendo o SEM e isso ainda com palavras de pouco uso, fizemos um teste com palavras fortes e conseguimos gastar aí R$67,00 em 47 cliques e sem retorno. Os clientes que realmente procuram e querem o móvel se ligam inconscientemente as palvras mais fracas, isso por ser mais específico. Os que se ligam ao pleno consumo se ligam as palavras com maior evidência. Mas isto são apenas variáveis de comportamento e cultura. Aqui são meros exemplos de minha experiência deste último ano.

    Responder
  2. Almeida

    Pelo que tenho percebido as técnicas SEM são mais amplas que as de SEO (na verdade esta é apenas uma parte da primeira). SEM trata de divulgação/marketing que inclusive pode ser gratuita [...]. Técnicas SEO exigem muito mais pesquisas e conhecimento do blogueiro.
    No contexto geral, a combinação SEM/SEO e o bom conteúdo é o fator que deixará o blog no TOPO dos resultados.

    Responder
  3. Franco Guedes

    Olha só , eu nem fazia idéia do que podia ser SEM, e agora depois deste artigo magnífico deu para compreender básicamente tudo. mais uma vez obrigado por estas dicas.
    Acho que vou permanecer um pouco mais no site. quero aproveitar bastante.

    Responder
  4. Allan Andrade

    Uma análise que também precisa ser feita é: Os links pagos não podem surtir um efeito contrário, ou seja, prejudicar o ranking nas máquinas de busca?

    Responder
  5. Ary Costha

    Ok, tá tudo muito bom, mas… e se todos aprenderem as técnicas SEO e SEM fizerem tudo certinho, quais serão então os critérios para as pagerank? tempo de postagem? tamanho dos post? diversidade dos post?

    Responder
  6. Gustavo

    Boa postagem essa sobre SEO e SEM. Os mesmos são aplicáveis para criação e otimização de blogs também? Muito obrigado e abraços ao autor.

    Gustavo/RS

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>