Olá, Leitores da Mestre! Tudo certo? No episódio de hoje da Mestre TV, nosso CEO, Fábio Ricotta, apresentará uma nova mudança do Google que poderá impactar vários sites da internet, inclusive o seu! Dê o play e saiba mais sobre a guerra contra pop-ups!

No último dia 23 de agosto, o Google fez um anúncio que pode impactar a navegação do seu site. A primeira parte desse anúncio diz respeito ao encerramento da marcação de mobile friendly, que indicava quais sites eram compatíveis com dispositivo móveis. Como hoje, cerca de 85% dos sites já oferecem uma navegação amigável no mobile, o buscador achou desnecessário manter o label e irá desativar a marcação a partir de janeiro do ano que vem. Isso não quer dizer que o Google irá deixar de privilegiar os sites responsivos, ele apenas deixará de mostrar para o usuário.

Até aí, tudo tranquilo, não é mesmo? Mas, a grande mudança do Google ficou por conta das novas medidas anunciadas a com relação aos pop-ups! Confira:

A grande mudança do Google: a Guerra contra pop-ups!

Você trabalha com geração de leads? Utiliza os pop-ups em suas estratégias? Cuidado, a mudança anunciada pelo Google pode afetar o seu site!

É muito comum acessarmos sites em que os pop-ups aparecem em primeiro plano, encobrindo o conteúdo. Pois, a partir de janeiro de 2017, caso você limite a navegação do usuário por meio dessa técnica, o Google vai diminuir pontos do seu site e o seu posicionamento no buscador pode ser prejudicado!

O motivo é simples: o Google quer melhorar a cada dia a navegação e proporcionar experiência de qualidade aos usuários, e caso você limite o conteúdo prometido e anunciado nas buscas, o seu site perde relevância e caí no ranking.

Casos não impactados por essa mudança!

No vídeo, o Fábio conta alguns casos que não serão impactados, como, por exemplo, quando você restringe o seu conteúdo apenas para leitores cadastrados e o pop-up seja o caminho mais fácil para o login. Ou quando é necessário a confirmação da idade do usuário, como em sites de bebidas, e confirmação da região geográfica, como em sites de telefonia móvel.

Fique atento, a partir dessa mudança você não pode prometer conteúdos e limitá-los com ações via pop-ups, como cadastros de e-mails, direcionamentos para outros sites, entre várias outras técnicas.

O meu site será punido?

A partir de janeiro do ano que vem o seu site não será necessariamente punido pelo Google, mas perderá pontos importantes no buscador se praticar essas ações.

O Google avalia centenas de fatores que indicam o melhor posicionamento para determinados sites, e a utilização de pop-ups será um novo fator negativo.

Resumindo, essas mudanças são cíclicas e o Google ainda anunciará outras novidades para melhorar a vida do usuário. Invista em uma navegação excelente e trabalhe conteúdos com qualidade, pois assim você engaja e encanta sua audiência em longo prazo.

Os pop-ups podem trazer resultados rápidos, mas não sustentarão o seu site por muito tempo após essa mudança. Ficou com dúvidas de como promover o seu conteúdo sem usar pop-ups? Nesse vídeo do Mestre Academy o Fábio ensina você várias formas de impulsionar conteúdos e gerar muitos leads, confira!